[Bitorino] A importância de um bom líder

Day 3,606, 15:40 Published in Portugal Portugal by General Destroyer
 
Portugueses

Este artigo foi publicado, pela primeira vez, a 05 de Junho de 2014. Quase três anos e meio depois o cenário não volta a ser muito diferente.

Para lerem.
 
 
ePortugal vive actualmente uma crise de valores. Crise essa que se reflecte nas mais diferentes formas, desde logo na forma como a maioria dos jogadores se sente no direito de insultar tudo e todos, “apenas” porque a opinião do outro é diferente daquela que o próprio defende.
Isto está patente, ainda, em muitos comentários de artigos publicados na imprensa portuguesa. Insultos que, muitas vezes, vão bem mais além do que uma mera discordância de opiniões e partem mesmo para o insulto de carácter pessoal.

Uma nota: Ao fazer esta análise e esta crítica, não o faço apenas à comunidade, excluindo-me a mim próprio. Não. Esta análise é, antes de mais, uma auto-análise e uma auto-crítica a alguns dos meus próprios comportamentos.

Continuando… Este clima de constantes insultos tem como imediato reflexo o acentuar de uma clivagem na comunidade nacional, com a divisão cada vez maior de duas ou mais facções que, em função dos sentimentos de amizade entre jogadores ou em função dos sentimentos de justiça relacionados com os factos ocorridos.

Em momentos destes toda e qualquer comunidade precisa de um líder forte e justo, um líder que se saiba impôr pela pertinência das suas opiniões, pela justeza das suas intervenções e pela imparcialidade dos seus actos e das suas decisões.

Não é isso que temos verificado nos últimos tempos, com especial incidência nos últimos seis meses. Desde início do ano que nos temos deparado com líderes que, com uma facilidade assustadora, se envolvem em constantes polémicas.

Desde insultos a jogadores e órgãos soberanos até líderes que desaparecem quase sem deixar rasto, de tudo um pouco temos visto nos últimos meses em Portugal. E temos visto, também, como progressivamente a comunidade nacional se afasta mais e mais. Seja passando a um modo de 1 clicks, seja mudando de cidadania, seja - pura e simplesmente - abandonando o jogo.

Qual o papel então do líder?
Em períodos críticos das comunidades, a existência de um bom líder, de um bom comandante, um condutor de massas, é fundamental para o travar da desagregação da comunidade. Um líder que se imponha pelas suas posições sensatas e pelas suas intervenções ponderadas.

Um bom líder não se pode impor pelos constantes insultos, pelo peso do seu Visa ou pela deificação do seu cargo. Não é por rebaixar os outros com insultos ao seu carácter que um líder fará a diferença, para melhor. Nem por ser aquele que mais luta pelo seu país, que mais dano despeja numa batalha.

Um bom líder consegue impor-se pela forma como expõe as suas ideias, como promove o debate em torno delas e como procura não só absorver os contributos para as melhorar, como procura mostrar de forma clara e correcta a justeza das suas decisões.

Um bom líder é aquele que é visto como um exemplo a seguir.

Este é um dos motivos pelos quais muitos de nós continuam, mês após mês, a ansiar pela candidatura a CP de jogadores como o Justino Figueiredo, apelando aos seus sentimentos patrióticos. Olhando para ele quase como quem olha embevecido para uma figura paternal.

Ao fazermos isto continuamos a cair no mesmo erro crasso: Em vez de exigirmos uma mudança nos outros, aos que erram, continuamos a ansiar que uma espécie de manto de nevoeiro se abata sobre Portugal e dele surja um D. Sebastião de armadura reluzente e montado no seu corcel imponente.

Ao invés de sermos mais exigentes com os outros e connosco próprios, continuamos a suspirar por um salvador da Pátria, que nos venha tirar do abismo para o qual caminhamos, recolocando-nos no caminho da glória eterna e do wipe aos nossos adversários militares.

Só quando começarmos a ser mais exigentes com os outros e connosco seremos capazes de começar a trabalhar verdadeiramente em prol de uma comunidade melhor, mais forte e mais coesa.

Tenho dito!


#SomosPR
 
Um abraço revolucionário,
 
Bitorino



#### SOMOS PR ####
[Bitorino] A importância de um bom líder
erepublik.com/en/article/2652486/1/20