Tomada de Posse (8)

Day 3,853, 07:15 Published in Portugal Portugal by Governo de ePortugal


Portugueses,

Discurso de tomada de posse.... enfim....

O que dizer que ao fim de 8 tomadas de posse ainda possa não ter dito?

Vamos lá então.

Este será o meu 8º mandato à frente dos destinos de Portugal.
Já fui diversas vezes vCP e até gerei alguma instabilidade política com a minha maneira de ver e exercer os papéis para os quais sou eleito.

Mas, indo por partes...

Em 1º lugar quero agradecer ao nosso CP cessante, e agor vCP, teXou, por me ter confiado a gestão da equipa governamental no seu mandato. Foi um mês em que o vCP assumiu um protagonismo que eu não defendo que aconteça. Mas, acima de tudo, ficou demonstrado que quando uma equipa existe, pode faltar um, que o trabalho surge feito.
Os motivos da ausência temporal do teXou só a ele dizem respeito e só posso desejar um rápido retorno à vida normal. PT precisa de ti activo e Olivença muito mais!

Em 2º lugar, o apoio recebido pelos partidos apoiantes da minha candidatura. Enquanto não é possível as candidaturas particulares, esses apoios são importantíssimos. Espero não desmerecer o vosso apoio.

Em 3º lugar, agradecer a todos os que confiaram em mim, e na minha equipa, para uma vez mais gerirmos este jardim à beira mar plantado. Há quem defenda o rejuvenescimento das equipas governamentais, mas eu sou apologista de que em equipa que ganha não se mexe... tirando pequenos ajustes.

Em 4º lugar, o relacionamento com o Congresso.
Todos sabem a importância que eu dou ao congresso.
Sou um defensor acérrimo do sistema Presidencial.
O congresso existe para o debate de ideias, de caminhos, para apresentar propostas, para aprovar ou não o que o governo propõe. Nas não é o congresso que governa o país.
As medidas executivas são do governo.
Tentarei manter o congresso a par de todos os assuntos relevantes. No entanto, todos sabemos que como casa da pluralidade, nem toda a informação em fase de negociação pode ser apresentada com o risco de haver mal uso dessa informação.
Apesar de eleitos pelo povo, são-no através de listas de partidos, o único elemento que é eleito per si é o CP. Penso que isso quererá dizer algo.

Em 5º lugar, o Programa a cumprir.
Sei lá! Sinceramente sempre me borrifei para programas de governo.
Sei que temos a intenção de manter os apoios existentes aos cidadãos portugueses e regulamentar a cena do Bigode Lendário. Tentar manter as 2 TWs em curso.

Em relação as TWs, os PTs, todos, têm que remar para o mesmo lado! Não podemos pensar que não é preciso sempre levarmos o lado oposto a 0s pois, há batalhas que por interesses particulares têm sido atrasadas por lutas de BHs e SHs e depois acabamos com um problema nas mãos.

Por último, a minha equipa.
Tenho total confiança em todos!
Todos mostraram no mandato anterior que sabem funcionar em equipa e que têm capacidade de trabalho.


por isso, e muito mais,

Viva Portugal!