[Portugal Unido - Artigo Nº9] - Politica: Analise do problema (e)mundial Balcãs

Day 1,423, 12:28 Published in Portugal Portugal by Alvaro Cunhal

Boa noite companheiros!





Como já no outro dia comentei com alguns colegas, o aparecimento de um novo ePaís, iria criar uma confusão no jogo.
Tal e qual como na vida real, não há consenso no panorama internacional sobre o "estado" Kosovo.





Em termos históricos, o Kosovo, fez parte do império Otomano. Acabando este império o "actual" país começou a ter problemas internos e externos. Pois tem diferentes culturas ou facções, a maioria da população é albanesa, embora tenha ficado sob tutela da Sérvia. Talvez seja um pouco como o problema China/Tibete.
Até hoje houveram várias revoltas, massacres e atrocidades de parte a parte, pois a população reivindicava a independência à várias décadas. Na segunda guerra mundial, chegou mesmo a ser uma "colónia" italiana, mas salvo erro com o General Tito, fez parte da Jugoslávia embora com o conflito sérvio.
Esta zona dos Balcãs nunca foi uma zona fácil derivadas as várias facções, mas com o passar dos anos, assistiram-se a várias tentativas de reivindicação da independência embora sem sucesso até ao ano passado.
Quando morre o General Tito, esta zona que outrora estava em "paz" (fim da Jugoslávia) acende o rastilho de pólvora e volta a grandes conflitos e massacres, alguns por parte de Milosevic (presidente sérvio), que se suicidou na prisão nesta década passada quando estava entregue ao tribunal internacional.





De uma forma resumida: Os sérvios não aceitam a perda de uma zona que tinha alguma autonomia, como nós temos com a Madeira, embora ela faça parte do território nacional é autónoma, os sérvios defendiam também este território como zona autónoma, mas território como sérvio.





Este país é um país pequeno, com 10 000 KM2 (visto na net, porque não fazia ideia do tamanho, apenas que era pequeno) e com 2.000.000 de pessoas.





Este povo fala albanês, embora também se considere o sérvio como língua oficial.





A sua religião é muçulmana, embora com minorias católicas, o que sempre provocou como ainda hoje provoca os tais ódios nos Balcãs e médio oriente, com os sunitas, xiitas entre outros.





PS: Os Balcãs são constituídos por: Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, o Kosovo, parte da Turquia, a Croácia, a Roménia e a Eslovénia.





PS: não costumo meter raparigas nos meus post... mas é tão grande que é preferível colocar, assim não é preciso ler, apenas ver (Carmen Electra é minha 😃)
Espero que tenham ficado a conhecer o problema, embora de forma muito resumida, não falei nos grandes problemas como o conflito que os fez entrar na segunda guerra etc, mas penso que dei umas luzes.


Cumprimentos,
Latino29