[ANÁLISE] Cenário e resultados da eleição a CP

Day 4,403, 18:26 Published in Brazil Brazil by Democratas

No último dia 05 ocorreu a eleição a CP com resultados razoavelmente significativos. Com 5 candidatos, o eleito foi King Gunner, do NERD.



King Gunner, do NERD, foi eleito com 112 votos e, portanto, 48,91% dos votos. Sua candidatura contou com apoio do MPB e PM, que fizeram parte da coligação, que ganhou com 30 votos de diferença do segundo colocado.

Web Carioca, candidato do PS, garantiu o 2º lugar, apoiado pelo ARENA e P.O., no qual ganhou 82 votos e, portanto, 35,81% de votos.

Otto Vargas, foi 3º colocado, com 19 votos e 8,30%, em um candidatura avulsa, sem apoio de outros partidos. Deste modo, Arthur 13, com 12 votos e 5,24% e WebRV, do DOH, com 4 votos e 1,75%, seguiram candidaturas avulsas.



ANÁLISE

Apesar dos 30 votos de diferença do segundo colocado, é importante destacar a atuação dos partidos e candidatos não-governistas que, juntos, bateriam o King Gunner na somatória de votos.

Apesar de bom desempenho, Gunner não garantiu a maioria acima de 50% que seu antecessor, dando margem para partidos não-governistas repensarem novos atalhos para próximas eleições.

A pulverização de candidaturas não alterou o fator do grupo do Presidente eleito, mas impôs uma vitória menos acachapante aos outros partidos não-governistas.

Em suma, Web Carioca teve bom desempenho eleitoral, seguido por Otto Vargas e Arthur 13, candidatos que podem se tornar decisivos para futuras eleições.



A reação eleitoral dos partidos não-governistas é inesperado, mas coloca um alerta para próximas eleições. Os outros candidatos tiveram mais votos que o governista. Isto é, há mais voto fora do grupo que ocupa o poder, hoje, do que nos partidos de oposição.

Quem não governa tem criado musculatura capaz de impôr (possíveis) derrotas.