O Poder nas Mãos de uma Criança

Day 3,770, 17:42 Published in Brazil Brazil by Daniel G. Summers

O caso recente do PDB, no qual faço parte do partido, me faz lembrar de um personagem de uma série de TV - que alguns aqui talvez tenham ouvido falar - conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas - A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation nos EUA).

A série acompanha as aventuras do Capitão Picard e sua tripulação que explora o espaço desconhecido - ou até mesmo conhecido - se encontrando com um quão sem número de espécies.

Muitas das espécies que ali aparecem tem todos os defeitos e limitações que nós humanos no dia a dia, tendo até episódios bem filosóficos e interessantes. Numa destas espécies que ali existem, uma que se assemelha ao que o partido teve hoje se auto-denomina como Q.

E o que seria um Q?

Q é um ser de uma raça também chamada Q onde os seres desta espécie tem poderes quase onipotentes e que num estalar de dedos podem mudar a constância da matéria, o tempo, o espaço e tudo o mais, sendo alguns podendo até ser megalomaníacos, não o sendo porque o Continuum Q tem um controle absoluto em todos os seres.

Só que vez ou outra um ser desta espécie escapa do controle do Continuum e acaba fazendo uma bagunça infernal no tempo normal da série. Com poderes ilimitados, estes indivíduos instáveis acham que tem direitos plenos para fazer o que bem entenderem sem nenhum tipo de consequência para aquilo que fazem.

Desta forma, ao invés da tripulação da Enterprise se ferrar, o que acontecia era justamente o contrário. O ser superpoderoso - claro que com uma certa conveniência de roteiro - sempre tomava um toco e, por conseguinte, uma lição de moral.

Assim sendo, toda forma de ter o poder não é poder algum para uma criança que acha que ser dono de algo é ser líder absoluto, uma verdadeira inverdade. O que esta criança que agora brinca com os dedos e com um apertar de dedos no mouse se achando algo acima dos demais, na verdade, é como um Q, onde, no final, poderá levar uma lição de moral.

Se este vai entender a lição, aí são outros quinhentos.