[ENTREVISTA] CARA A CARA com JOSE F. C. NAZARIO: "É um governo despreparado"

Day 4,060, 19:16 Published in Brazil Brazil by Democratas

ARENA – Aliança Republicana Nacional. Um partido que se intitula centro-direita – libertário – é o maior em termos quantitativos com 114 membros e formando a maior bancada do Congresso, tendo em mãos 25% do parlamento.



A entrevista com o Presidente do ARENA, Jose Felipe Comper Nazario, consiste em análises conjunturais do partido e críticas ao atual governo.

IV Qual a força política o ARENA representa? E qual seu papel, segundo a sua visão, no quadro partidário hoje?

PP Em relação a força política não há como mensurar de uma forma extremamente certeira uma vez que não existe nenhum medidor que mostre com exatidão este tipo de informação, mas contando que o partido é o primeiro na lista de maiores partidos do eBrasil e contando a atual diplomacia internacional do partido com acordos na Argentina alguns na Europa e com outros que estão por vir, mensuro a força política do Arena como forte.
Quanto ao papel do Arena internamente nos dias de hoje está claro que é o de oposição, porém não somos a chamada "pura oposição", pelo contrário não criticamos por criticar, mas sim lutamos contra os abusos do governo e os parabenizamos quando tomam atitudes corretas. O papel principal do Arena hoje é esse, preservar a democracia, lutar contra os abusos e apresentar projetos bons par o futuro do país.



IV Hoje, podemos analisar que há uma defasagem no núcleo político-partidário. Como você vê essa reação à política? Quais as consequências?

PP Não vejo nenhum tipo de defasagem no "núcleo político partidário" pelo contrário, estamos sempre nos renovando e buscando novos integrantes que fortaleçam as bases políticas, nos últimos meses obtivemos mais participação, mais atividade, mais envolvimento de nossos membros com as lutas partidárias e extra-partidárias, o Arena já vinha mantendo uma pequena média de crescimento, fato que obteve grande alta nos últimos dois meses graças aos foco é grande serviço desempenhado pela equipe executiva, que acredito que será também o padrão das próximas equipes executivas do partido.

IV Quais mudanças devem ser feitas diante de todo o desgaste político que os partidos e os membros sofrem?

PP Quanto a essa pergunta o que posso dizer é que sejam tomadas como padrão as mudanças que ocorreram no partido Arena durante os dois últimos meses.

IV O ARENA durante os últimos 12 meses, ganhou apenas duas vezes a eleição para CP. Entretanto, perdeu apenas 1 eleição para o Legislativo. Qual balanço se faz sobre essa controvérsia?

PP Eu não chamaria propriamente de controvérsia, analisando o padrão e o contesto político de nossa comunidade podemos perceber que o Arena tem grande força no congresso, tanto pelos excelentes trabalhos efetuados que são visíveis pela população quanto pelo processo eleitoral em si, como podemos perceber o Arena é o partido mais influente do eBrasil no momento o que favorece o partido e me uma eleição onde todos os partidos concorrentes têm o mesmo peso, o que podemos observar nas eleições presidenciais é que forma-se um bloco político oligárquico para que o controle executivo do país fique na mão de três partidos que se alternam no poder, sendo eles o Nerd o PIB e o PM, junto a isso por vezes quando o Arena lança candidatos existem publicações fazendo todo tipo de ataque a qualquer candidato lançado pelo partido Arena ou qualquer outro com chance de ganhar as eleições parabéns que se manta o poder executivo na mão desta oligarquia já citada, fazendo uma analogia com a vida real temos uma política do Café com Leite alternando-se o poder nas mãos dos oligarcas de diferentes partidos já citados.



IV Você acredita que o ARENA perdeu a habilidade de diálogo com outros partidos? Como você vê a relação entre os partidos e o ARENA? O que pode melhorar?

PP Pelo contrário, o Arena tem grande possibilidade de diálogo com todos os partidos, eu mesmo como presidente do Arena mantenho diálogo constante com pelo menos 6 dos 8 partidos em atividade no eBrasil,, quanto ao que poderia melhorar seria o desmantelamentos do bloco Oligárquico Já cotado em outra resposta, porém tal desmantelamento não depende do Arena, mas dos partidos oligárquicos que atualmente compõe a tal "política do café com leite" sendo o atual governo de eBrasil.

IV Há alguma (principal) personalidade política, fora do partido, que você acredita que possa agregar à política?

PP Na realidade mais de uma, no cenário internacional vemos o Vasco da Espanha e o Azarashh da Argentina, além de outros importantes, já no cenário nacional vejo o Daro Oliveira II, o Brasileiro War, Agent Bourne, o Democratas e outros igualmente importantes que contribuem com a sociedade na medida do possível.



IV Em relação aos partidos fora do Top 5... Qual sua visão sobre cada um deles?

PP Quanto aos partidos fora do top 5, os ativos claro, vejo todos como possíveis aliados no tocante a buscar o bem maior e a mantnça da democracia.

IV De que modo pode-se transformar a política em algo atrativo e convidativo? Qual o papel dos líderes dos partidos nessa função?

PP Essa é uma questão um tanto complicada, pois não depende só de A ou só de B, não podemos atacar alguém sem esperar que tenha um contra-ataque e nem mesmo podemos deixar de defender o certo, a democracia as contas públicas e as demais necessidades de nosso país, algumas discussões "debates" são necessárias para o desenvolvimento público porém devem ocorrer sem jamais atacar pessoalmente qualquer membro e focando-se sempre em discussões apenas necessárias.



IV A oposição ao atual governo, levantou algumas questões, entre elas, Impeachment. Na sua opinião e na opinião do ARENA, há base nesta denúncia?

PP Quanto ao atual governo imagino que esteja clara a visão do Arena, é um governo despreparado, faz orçamentos sem valor definido, rejeita doações quando vindas de partidos que não sejam do seu blocos políticos governistas, e ainda zombam dos doadores dizendo que aceitaram, mas que deverá ser enviado o dinheiro direto ao caixa da org., o que é impossível, após rejeitam doações feitas ao ministro para produção de evento, e ainda flertam com princípios anti democrático apoiando falas que se posicionam a favor de dar o poder final do congresso o presidente, liberar valores sem consulta previa ao congresso vetar o voto de congressistas e duplicar o poder de voto de outros, sem duvida o governo transgrediu em muitos pontos.

Quanto ao Impeachment em si, para preservar o controle interno do país sendo que faltam apenas alguns dias para o final do mandato, não acredito que seja uma atitude a ser tomada salvo em casos extremos.



O In Voga iniciará uma série de entrevistas com os Presidentes dos partidos do eBrasil como forma de contribuição para a política da nação.

Agradeço o Presidente do ARENA, Jose Felipe Comper Nazario, por ter concedido a entrevista ao In Voga.