Entrevista a Thydan, Ministro dos Negócios Estrangeiros de ePortugal, julho14

Day 2,427, 06:26 Published in Portugal Portugal by nunopeb1

Depois da tomada de posse do novo Ministro dos negócios Estrangeiros de ePortugal o "Penso logo Escrevo" solicitou uma entrevista exclusiva ao mesmo, de forma a clarificar os cidadãos portugueses.
Assim sendo, este é o resultado da entrevista efetuada, a Thydan, Ministro dos Negócios Estrangeiros de ePortugal de julho de 2014.

Já de seguida apresento o Ministro dos Negócios Estrangeiros de ePortugal:



A entrevista:

Penso logo Escrevo - As ultimas eleições presidênciais terminaram com a sua eleição como Ministro dos Negócios Estrangeiros (MoFA), tendo já ocupado vários cargos em vários governos, tendo sido também CP. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar a todos os cidadãos que votaram em “si” e mesmo para os que não votaram?
MoFA - Agradeço a cada jogador que decidiu dar-nos o seu voto e, assim, contribuir para esta vitória. Aos que não votaram creio que fizeram a escolha que consideraram mais correta no ponto de vista deles. Temos, implicitamente, o objetivo de mostrar que seríamos os merecedores do seu voto.

Penso logo Escrevo - Como considera que correram as eleições?
MoFA - Podemos ver nos resultados que uma percentagem considerável da população decidiu confiar em nós, o que nos coloca uma certa pressão.
Por outro lado mostra que a população continua a rejeitar a oposição em Portugal, o que deveria fazer pensar quem supostamente a faz.

Penso logo Escrevo - Quais são as principais linhas orientadoras para o ministério que gere?
MoFA - As principais linhas orientadores do MoFA são a intervenção na renovação interna da LETO e o desenvolvimento de relações com os nossos aliados.

Penso logo Escrevo - Quais as principais metas a atingir até ao fim do mandato?
MoFA - As principais metas a atingir seriam conseguir tudo a que nos propusemos no nosso programa. Mas essencialmente passaria pelo desenvolvimento da reputação internacional de ePortugal.

Penso logo Escrevo - O que irá mudar face á sua postura agora que ocupa o lugar de MoFA?
MoFA - Nada irá mudar. Respeito pelos outros e trabalho responsável, continuarão a ser as minhas “bandeiras”.

Penso logo Escrevo - Qual a equipa que o vai ajudar ao longo do seu mandato?
MoFA - Terei como vice o meu amigo Langulho, que trabalha comigo no PCeP e foi meu MoFA em Abril. Como membros da equipa tenho o Hugo Bettencourt, o Sir Einstein e o Jack Pirate. Jogadores experientes.

Penso logo Escrevo - É do conhecimento publico que outros MoFA´s tiveram “problemas” com o Congresso. O que tem a dizer a respeita das relações entre estes dois órgãos?
MoFA - Não respondeu.

Penso logo Escrevo - Existem muitos portugueses descontentes com a figura do MoFA anterior e anteriores, ou seja, os MoFA´s têm deixado de lado um pouco de lado um programa bastante importante, o das embaixadas. Porque acha que isso tem acontecido?
MoFA - Existe um regulamento para o programa de embaixadas. E os MoFAs anteriores (eu e o teXou) trabalhámos nisso. No entanto a adesão foi bastante reduzida e decidiu-se não avançar com o projeto.

Penso logo Escrevo - Quando escolheu a sua equipa quais foram os requisitos que os diferentes portugueses tinham que cumprir para integrarem a mesma?
MoFA - Escolhi jogadores com experiência no setor e que poderiam dar um contributo positivo ao ministério.

Penso logo Escrevo - Muitos afirmam que as caras do governo são sempre as mesmas. Considera que não se dá oportunidade a outros de mostrarem o que valem ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
MoFA - Não nego que muitas vezes são as mesmas, mas as pessoas interessadas e disponíveis para trabalhar são cada vez menos. No entanto, regra geral, dão-se oportunidades aos jogadores interessados em participar.

Penso logo Escrevo - É defensor de portugueses acumularem vários cargos tanto no governo como no congresso? Porquê?
MoFA - Não sou um “defensor”. Digo apenas que, se um jogador for ativo e conseguir uma boa prestação e atividade em ambos os órgãos não vejo porque deva ser impedido disso.

Penso logo Escrevo - Qual a sua opinião sobre novos “jogadores” poderem integrar equipa no seu ministério?
MoFA - Sou totalmente a favor e são livres para isso.

Penso logo Escrevo - Como pensa que será a sua relação com o atual congresso?
MoFA - Se existir respeito mútuo e boa educação creio que será positiva.

Penso logo Escrevo - Como considera a atuação do recém eleito congresso?
MoFA - Acho que está a ter uma atuação bastante positiva.

Penso logo Escrevo - No seu ponto de vista, a relação entre os dois órgãos deve ser pautada porque princípios?
MoFA - Como disse em cima com respeito mútuo e boa educação.

Penso logo Escrevo - O que pensa que irá marcar este seu mandato de governação à frente do Ministério? Positivamente e negativamente.
MoFA - Positivamente creio que pelo desenvolvimento de relações com aliados e pela ajuda na organização da LETO. Negativamente espero que por nada.

Penso logo Escrevo - Qual a política que pensa seguir em relação à assinatura ou não de MPP´s? Quais considera relevantes e quais podem ficar em 2º plano se assim o podemos dizer.
MoFA - A política passa por ver quais os países com guerras abertas nos quais possamos dar o nosso contributo através de CoDs.

Penso logo Escrevo - Como vê as possíveis relações ou não com os nossos vizinhos espanhois? Algum plano em cima da mesa?
MoFA - Continua em cima da mesa o TIC. Teremos uma reunião com os homólogos espanhois para tentar fechar este assunto.

Penso logo Escrevo - Com que MoFA se dá melhor, ou seja, tem melhores relações internacionais?
MoFA - Dou-me bem com o MoFA colombiano, com a MoFA peruana e com o MoFA mexicano apesar da atitude do México para com a CUA.

Penso logo Escrevo - Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos ePortugueses e aos cidadão do eMundo?
MoFA - Como disse o meu amigo Juhannus, isto é um jogo. Divirtam-se 🙂

Agradeço pelo tempo dispensado.
Por: nunopeb1