Entrevista a PretenderHT, Presidente de ePortugal - Abril

Day 1,969, 13:18 Published in Portugal Portugal by nunopeb1

Depois da tomada de posse do novo Presidente de ePortugal o "Penso logo Escrevo" solicitou uma entrevista exclusiva ao mesmo, de forma a clarificar os cidadãos portugueses.
Assim sendo, este é o resultado da entrevista efetuada.

Penso logo Escrevo - As ultimas eleições presidenciais terminaram com a sua vitória, tendo já ocupado vários cargos de estrema importância no âmbito politico português. Tem alguma mensagem que gostaria de deixar a todos os cidadãos que votaram em si e mesmo para os que não votaram?
PretenderHT - Apenas transmitir o que já foi referido no artigo de Tomada de Posse, espero que neste mês se consiga finalmente alcançar uma plataforma de estabilidade interna e externa, que nos permita no momento oportuno, decidir qual o rumo em termos de alianças que desejamos seguir.
Ao mesmo tempo, conseguir uma evolução exponencial da força dos nossos cidadãos, para que a nossa dependência do exterior seja cada vez menor.

Penso logo Escrevo - Como considera que correram as eleições?
PretenderHT - Tirando alguns episódios infelizes de certas personagens que só têm como base de actuação a politica dos jogos sujos, do bota abaixo, das acusações pessoais e critica constante, creio que foram umas eleições onde reinou o respeito mútuo.

Penso logo Escrevo - Houve algumas vozes controversas contra a sua candidatura a Presidente da Republica Portuguesa. O que tem a dizer sobre isso?
PretenderHT - Isso acontece quando certas pessoas colocam os seus interesses e desejos pessoais à frente dos do país e da população, quando não há respeito pela pluralidade de ideias e diferentes pontos de vista.
Tudo o resto são fait divers e especulações que só visam destabilizar e denegrir a imagem das pessoas, com o intuito de descredibilizar ideias e projectos de valor acrescentado para o país.

Penso logo Escrevo - É de conhecimento público que teve três partidos a apoiar a sua candidatura. Seria possível que sem esse apoio hoje não estaria a dar esta entrevista de vitória, ou teria em todo o caso vencido?
PretenderHT - Já tivemos vários casos no passado em que esse apoio numérico em termos partidários, só por si, não representa vantagem.
É muito mais importante ter um programa que vá de encontro ao que o país precisa e a população deseja, esse sim é o maior trunfo de uma candidatura, melhor exemplo disso foi a minha primeira candidatura.

Penso logo Escrevo - Quais são as suas linhas orientadoras para este mandato?
PretenderHP - Estabilidade interna, fortalecimento da população e expansão diplomática.

Penso logo Escrevo - Quais as principais metas a atingir até ao fim do seu mandato?
PretenderHT - Conseguir aumentar o nível de treino da população portuguesa, alcançar uma boa renegociação do Tratado Ibérico e desenvolver contactos sólidos a nível diplomático com parceiros estratégicos.

Penso logo Escrevo - Esta é a sua segunda vitória em eleições presidenciais. O que mudou desde a última vez que esteve à frente do país?
PretenderHP - Muita coisa, pessoalmente, perdi grande da disponibilidade que tinha na altura, para conseguir ajudar o país, mesmo assim tive que sacrificar novamente o pouco tempo que tenho e não tenho, para poder mostrar ao país, qual o caminho que é preciso seguir para podermos sequer pensar em ter um futuro.

Penso logo Escrevo - Agora que o resultado das eleições é conhecido de todos, qual a equipa que o vai ajudar ao longo do seu mandato, ou seja, quem vai ocupar os diferentes cargos nos diferetes ministérios?
PretenderHT - A equipa poderá ser consultada no artigo de tomada de posse:
http://www.erepublik.com/pt/article/-governo-tomada-de-posse-esperan-a-uni-o-e-futuro-2242131/1/20

Penso logo Escrevo - O país ultrapassa agora um momento de consternação devido à politica que o seu antecessor criou. O que pensa fazer a respeito?
PretenderHT - Não foi apenas o antecessor, o maior responsável foi mesmo o anterior a este, que imprimiu uma ruptura que nos deixou sem qualquer aliado e aliança, para além de ter deixado os cofres do estado praticamente vazios, o que se passou no mandato anterior, foi consequência disso mesmo.
O que se irá tentar fazer é reparar todos os danos e efeitos colaterais produzidos por essas medidas de ruptura que foram impostas, renegociando e agindo nos pontos mais críticos e ao mesmo tempo dar voz à população para que decida o seu futuro.

Penso logo Escrevo - Como pensa que será a sua relação com o atual congresso?
PretenderHT - Positiva e cooperante, partindo do principio que os congressistas colocam o interesse nacional e o desenvolvimento do país como prioridade.

Penso logo Escrevo - É neste momento Representante dos congressistas junto do governo. Como se vai proceder agora para a eleição do novo representante uma vez que não pode ocupar os dois cargos?
PretenderHT - A partir do momento em que fui eleito, renunciei ao cargo, não por impossibilidade, pois não há nada nas regras que o impeça, mas sim porque não faria muito sentido, para além de que o trabalho conjunto das duas tarefas seria extremamente complicado de conjugar.
Ainda decorre o processo para a eleição do novo representante, dado que esta era uma situação que não estava prevista nas regras.

Penso logo Escrevo - Como considera a atuação do recém eleito congresso?
PretenderHT - Tirando alguns casos, infelizmente habituais, de congressistas inactivos e outros que só lá estão para destabilizar e trollar, tem decorrido com normalidade, mas com pouca produtividade em termos de ideias para o desenvolvimento do país.

Penso logo Escrevo - No seu ponto de vista e tendo ocupado já lugar de congressista e de Presidente de Portugal, a relação entre os dois órgãos deve ser pautada porque principios?
PretenderHP - Cordialidade, respeito, cooperação e bom senso.

Penso logo Escrevo - Neste mês de governação o que pensa alterar ou modificar para tornar Portugal um país mais credível a nível mundial?
PretenderHT - Diversos contactos e cooperações a nível diplomático, vamos partir do 0 e tentar estabelecer laços com parceiros estratégicos.

Penso logo Escrevo - O que tem a dizer sobre o Tratado Ibérico?
PretenderHT - A existência de um tratado de paz parece-me que é algo consensual, já os termos em vigor não o são e é algo que tentaremos negociar.

Penso logo Escrevo - Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos portugueses?
PretenderHT - Unam-se em torno dos objectivos do governo para este mês e ajudem-nos a concretizá-los, a vossa cooperação é essencial para o sucesso de todos nós.

Agradeço pelo tempo dispensado.
Por: Diretor de Redação