DIA DO EXÉRCITO

Day 3,803, 19:11 Published in Brazil USA by AGENT BOURNE

Porque a parte militar é, senão a mais importante, uma das principais do Erepublik, deixo uma simples homenagem ao dia do exército comemorado hoje.


O Exército é uma das três forças armadas, destinadas pela constituição à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e da lei e ordem.
Ele deve proteger a fronteira, realizar operações conjuntas dentro ou fora do território nacional, combater movimentos de subversão. Ele pode formar reservas, construir estradas e pontes, pesquisas científicas no setor bélico e manter indústrias de interesse. Cabe ao presidente o comando supremo das forças armadas.



No período colonial as primeiras expedições militares chegaram ao Brasil por ordem de D. Manuel I, rei de Portugal, para proteção dos novos domínios portugueses contra exploradores e aventureiros. Com a fixação destes em Pernambuco e São Vicente formaram se as primeiras bases defensivas contra possíveis invasões francesas e inglesas.

Já em 1555 os franceses ocuparam a Baía de Guanabara onde só foram atacados em 1965 sendo expulsos em 67 após chegarem reforços da Bahia e São Vicente mobilizados por padres jesuítas.
Em 1612 os franceses tentaram de novo no Maranhão onde fundaram a povoação de Saint Louis mas dois anos depois foram expulsos na Batalha de Guaxenduba.

Após a proibição de comércio espanhol com portos holandeses enquanto Portugal estava entre os domínios da Coroa da Espanha, os holandeses queriam o retorno do comércio de açúcar produzido no nordeste do Brasil onde possuíam muitos investimentos.

Em 24 de maio de 1594 chegaram em Pernambuco 3 navios e 275 homens comandados pelo inglês James Lancaster. Tomaram Recife e permaneceram por um mês.
Depois disso ainda houveram as invasões Holandesas em Salvador, 1624, e em Olinda e Recife, 1630.

Na Insurreição Pernambucana que marcou a expulsão dos holandeses do Brasil, ocorreu a Batalha dos Guararapes, 19 de abril de 1648, onde prevaleceu o nacionalismo com brancos, negros e índios lutando juntos liderados por Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso, heróis nacionais, contra os invasores em maior número. Era o berço do Exército Brasileiro.



Com crises e guerras ao longo das décadas e séculos o exército se mantém firme e se renova com o contínuo compromisso de defender a pátria e a liberdade.

Mesmo que o governo não preze por ele e retarde o seu desenvolvimento e estabilidade, o exército deve seguir forte e ser ponto de segurança para a população que protege tanto na questão territorial, valores de vida e na manutenção da democracia.

Parabéns aos defensores da nossa soberania!


EE-T1 Osório - O main battle tank brasileiro Protótipo 🙁