Resposta ao Pedido de Análise das Contas de Janeiro

Day 1,916, 22:12 Published in Portugal Portugal by jotapelx


Olá a todos,

O Cidadão Helder Medeiros decidiu perguntar com o spam habitual quais os números que identificam o património do governo no mandato anterior.

Fez perguntas muito simples para as quais decidi eu dar resposta. Teve uma coisa boa, tive que reflectir bastante sobre os fechos de contas do passado, e tentar identificar o que poderia estar errado.

Existem várias metodologias para analisar as contas, podemos fazer um cálculo simples entre o que existia no inicio do mandato e o que existia no fim do mandato e apurar os resultados (esta é a metodologia que o Helder Medeiros pede) e a outra metodologia que é a que temos usado nos últimos meses (pelo menos) de calcular exactamente quanto foi a receita e quanto foi a despesa.

À partida se as contas fossem simples e não existissem transições no fim dos mandatos tanto de stock como de dinheiro, o cálculo seria exactamente o mesmo, mas infelizmente (para mim) tive que andar a calcular todos os valores que entram e saem à procura das diferenças e tentar entendê-las.

Consegui então chegar aos resultados que o cidadão Helder Medeiros tanto pede, mas como é óbvio não quero que ele deturpe os valores todos e apresento a justificação dos valores apresentados no fecho de contas de Janeiro. Estou aberto, claro, a uma discussão correcta com todos sobre como se chega aos valores apresentados.

Valores


No quadro de cima temos dividido por:
1. MoD/FAP/Governo, que tem os movimentos associados à gestão Conta corrente do Governo. Os Salários e Raws pagas às FAP, a compra de armas pelo MoD, Pagamentos a mercenários (q não existiu em Janeiro), e outros pagamentos. Estariam também incluídos aqui os valores pagos ao MDS e MS caso tivessem transações.

Para poder usar a metodologia do Helder Medeiros, temos que calcular os valores da seguinte forma:
- A diferença entre o que estava na ORG Tesouro eNacional no dia 6 de Janeiro e o dia 5 de Fevereiro.
- A diferença entre o valor que já tinha sido transferido para as empresas FAP no dia 6 de Janeiro e o dia 5 de Fevereiro.

Temos assim uma equivalência à metodologia de discriminar apenas a despesa:

A diferença que temos é de 0,01 PTE (que por certo estamos a falar de arredondamentos)

2. Tesouro, que recebe os impostos pagos, e que retira 10.000 PTE por MPP e 5 PTE por Novo cidadão (este valor antigamente era assim, entretanto existiram mudanças no layout da página e a opção de citizen fee desapareceu, não sei se continua a ser debitado este valor actualmente, mas está a ser calculado tendo esse valor como pressuposto).

Para poder usar a metodologia do Helder Medeiros, temos de calcular os valores da seguinte forma:
- A diferença entre o valor que estava no Tesouro no dia 6 de Janeiro e o dia 5 de Fevereiro.

Temos assim uma equivalência à metodologia de discriminar apenas a despesa calculada:

A diferença que temos é de 4 118,42 PTE. Este valor é grande, mas efectivamente, não sei quais as razões para essa discrepância, terei de abrir um ticket para perguntar aos admins qual a razão desta diferença. De todos os modos este valor não tem influência significativa nos resultados apurados.

3. FNE. O FNE não foi tocado no mandato de Janeiro de 2013. Não existem operações pendentes sobre esta Org.

4. Stocks. Esta rúbrica está mais relacionada com o apurar do valor patrimonial que é recebido do mandato anterior e passado para o mandato seguinte. Existem duas rúbricas neste caso, porque identificámos uma discrepância grande relativamente a outros mandatos sobre o material que não chegou a ser recolhido das Empresas FAP. Se nos meses anteriores este valor representava menos de 10k em stock estimado (no mandato de Dezembro chegou a vir negativo). No mandato de Janeiro ficou-se pelos 116 797,58 PTE, o que influi realmente no valor patrimonial total do governo (nas FAP, neste caso).

5.MoD/FAP/Governo - Gold, Não me preciso de alongar muito sobre este tema, mas convém sublinhar que o valor de gold que está em poder do smash3r só faz sentido devolver aquando do pagamento total do ACT por parte dos beneficiados. As transferências para Orgs são muito complicadas e envolve algumas operações no mercado cambial, para evitar muitas transacções pequenas e perder algum dinheiro com arredondamentos, é preferível fazer o pagamento na totalidade.

6. Tesouro, O total de gold não sofreu alterações no Tesouro Nacional.
7. FNE. O FNE não foi tocado no mandato de Janeiro de 2013. Não existem operações pendentes sobre esta Org.

Conclusão

Como podem apurar entre o que foi calculado com base na metodologia do Helder Medeiros e o cálculo total das despesas é de -41 777,81 PTE para -41 478,43 PTE. Esta diferença de valores poderá ser resultante de arredondamentos.


O que eu gostaria de explicar a todos os cidadãos que sentem este SPAM violento quase intrusivo da parte do cidadão Helder Medeiros é que efectivamente não se trata de verificar se foi roubado dinheiro, porque não foi. Trata-se apenas de uma discussão sobre como apurar resultados.

Melhores Cumprimentos,


jotapelx