Profunda reflexão superficial acerca do nada

Day 1,899, 11:31 Published in Portugal North Macedonia by xQuimera
Alô eCidadãos, é com muito prazer e alguma comichão no esquerdo que anuncio a abertura do novo eJornal Nostra Culpa. Inicialmente planeava criar um jornal somente quando tivesse algum conhecimento acerca do jogo, mas depois de uma vistoria pelos eJornais Portugueses acabei por chegar à conclusão de que não preciso de entender o jogo minimamente para o fazer, o que com uma pequena ajuda da minha teoria fundamental da procrastinação (quando tens muito que fazer, faz outra coisa qualquer que nada tenha a ver), deu para aproveitar a deixa de ter quatro avaliações intercaladas entre esta e a próxima semana para inaugurar aquilo que será o primeiro artigo do tão acarinhado, Nostra Culpa.

Profunda reflexão superficial acerca do nada
Em Junho de 1654, Padre António Vieira pregava contra certos atos que achava desumanos, como a escravidão da população americo-latina por parte dos colonos portugueses. Para mim, o sermão de Pe. António Vieira aos peixes, é, sem dúvida, um sermão intemporal, já que, passados quatrocentos anos, infelizmente, ainda se podem verificar tais atos impensáveis numa dita sociedade contemporânea.

A nossa sociedade, como certamente todos já reparámos, não só no erepublik como também na RL, é uma sociedade que está bem longe de ser perfeita, ariscar-me-ia inclusivé até a dizer que deve ser uma autêntica desilusão para aqueles que, como Padre António Vieira sonhavam com uma sociedade justa e pelo menos coerente naquilo que faz, diz e ouve. Até porque, entre dizer e agir, vai uma grande diferença lógica, mas também quem somos nós para os julgar? Qualquer pessoa, mais ou menos sonhadora, esperaria uma mudança mais drástica num espaço de quatrocentos anos...

Todos os dias nos deparamos com situações penalizadoras e vergonhosas para a nossa sociedade, não nos esqueçamos que ainda há meia centena de anos haviam pessoas unidas em prol da aniquilação de uma raça, denominada de inferior, e até por mais macabro que pareça, ainda hoje existem pessoas com tais ideiais, como foi o caso do extremista Breivik que na Noruega cometeu um genoicídio somente por não concordar com certos e determinados ideiais de outras pessoas. Posto iso, só me resta envergonhar-me da sociedade em que me insiro e concluir que existem muitas arestas por limar nesta esfera a que chamamo sde vida. Cabe-nos, então, a nós, pôr mãos à obra para que, daqui a mais quatrocentos anos, se note alguma diferença no nosso mundo.

Pois bem, sei que por agora ainda não sou praticamente ninguém para a nossa comunidade, mas com isto e para que vejamos algumas diferenças daqui a uns tempos na nossa comunidade portuguesa do erepublik, apelo a que todos os candidatos às eleições que se não estou em erro são já no próximo dia 5 de Fevereiro, que ponderem bem antes de fazerem as suas promessas. Preocupem-se menos em "encher o olho" à nossa eSociedade e mais em nos informarem aquilo que efetivamente podem dar pelo nosso ePaís. Estamos numa altura crítica para ePortugal e por isso entendo que não é altura para que se brinque com a vida dos nossos eCidadãos. Unidos conseguiremos recolocar ePortugal no topo!



Um bem haja,
O vosso novo eAmigo,
xQuimera