O Quebra Regras

Day 2,270, 11:17 Published in Portugal Portugal by LEOnidasGTAs
Todos conhecemos a expressão "o homem é um animal social".

Isso significa simplesmente que os seres humanos vivem em sociedade. Para subsistir, qualquer sociedade precisa de normas, escritas
e não escritas, que ligam os indivíduos e regulam os seus comportamentos quando estes se relacionam nos seus vários papéis ou domínios de intervenção (familiar, social, profissional, etc.), de forma a manter a coesão e a integração social harmoniosas.

Com efeito, o homem necessita criar regras que lhe permitam (inter)agir. Estas servirão de base para identificar o que é certo e o que é errado, o que é permitido e o que não é permitido, dando previsibilidade à sua conduta. Estes padrões culturais ou de conduta, socialmente criados, são vinculativos para os membros de um grupo.
Só assim a sociedade pode desenvolver-se, num contexto de ordem e estabilidade, que permite aos homens construir projetos de vida comuns.

Na nossa sociedade, os principais modos de regulação dos comportamentos (ou seja, formas de validar as ações dos indivíduos) são a ética, a moral, os costumes, o direito e a deontologia.
É nessa complementaridade que reside o segredo da eficácia da regulação: os comportamentos problemáticos só são reduzidos de forma satisfatória se as instâncias sociais souberem tirar partido de cada uma destas formas de regulação.

1. Ética - é um modo de regulação dos comportamentos que provém do indivíduo e que assenta no estabelecimento, por si próprio, de valores (que partilha com outros) para dar sentido às suas decisões e ações.
Impõe ao indivíduo que se abra às necessidades dos outros e que procure encontrar um equilíbrio entre a sua própria liberdade e a responsabilidade relativamente aos outros.



2. Moral - é um conjunto de regras, valores e proibições vindos do exterior ao homem, ou seja, impostos pela política, a religião, a filosofia, a ideologia, os costumes sociais, que impõem ao homem que faça o bem, o justo nas suas esferas de atividade.
Está por si só regrada ao instaurar de sanções quando existe desrespeito de tais regras!

Regras do Congresso

3. Costumes - são formas de pensar e de viver partilhadas por um grupo. Assentam em regras informais e não escritas que regem as práticas do grupo e que traduzem as suas expetativas de comportamento. Referem-se a valores partilhados, a usos comuns a um grupo ou uma época e que resultam da experiência e da história.



4. Direito - é o modo de regulação dos comportamentos mais operativo nas sociedades democráticas, pois impõe obrigações e estabelece mecanismos procedimentais para garantir a sua aplicação. Através das leis, garante-se a organização e o funcionamento da sociedade e estabelecem-se relações claras de autoridade e de poder.
O objetivo da regulação dos comportamentos pelo direito é favorecer a coexistência entre os indivíduos, protegendo minimamente os direitos de cada um, procurando evitar e gerir conflitos e sancionar os indivíduos que violem a lei.



5. Deontologia - objetivo é reger os comportamentos dos membros de uma profissão para alcançar a excelência no trabalho, tendo em vista o reconhecimento pelos pares, garantir a confiança do público e proteger a reputação da profissão.



E quando as regras não são cumpridas?

A sociedade começa a perder o equilíbrio nas suas ações e ficamos a meio caminho do CAOS ou guerra civil. Viramos puros animais irracionais que meramente procura o seu meio de sobrevivência e não à procura do que acham que é o correto para resolver os problemas a longo prazo!



Recomenda-se ao povo Português sempre que há eleições para o congresso: