Manual de Instruções para preencher as sheets do MoF.

Day 1,917, 19:16 Published in Portugal Portugal by jotapelx

Olá a todos,

Uma vez que o CP continua a retirar dinheiro da ORG do estado e não regista as saídas desse dinheiro, decidi explicar ao CP, o governo e todos os Portugueses interessados como registar os movimentos.

Introdução

O FNE foi criado pelo Congresso usando a ORG Governo ePortugues para guardar o PTE e o gold para usar em caso de emergência.

A Org principal de onde sai o dinheiro para as despesas correntes normalmente controlada pelo MoF é o Tesouro eNacional.

Todos os movimentos feitos nas Orgs são registados aqui Registo Tesouro eNacional.

Como registar os movimentos

Movimentos de Conta Corrente

Todos os mandatos é criada uma nova "tab" (via duplicação da tab) no gdoc respectivo.


É actualizado o saldo do mês anterior no topo da sheet, e actualizadas as datas ao longo da sheet.
São também eliminados os valores registados para fazer uma sheet novinha em folha.

Os primeiros registos são, regra geral, as transferências de valores entre mandatos. PTE do CP anterior para o novo CP, etc.


São registados aqui todos os valores que entram ou saem da Org Tesouro eNacional. No topo da linha temos o Gold e o PTE que efectivamente é movimentado, e nas colunas ao lado temos o respectivo ministério ao qual foi enviado o valor. Com estas colunas conseguimos analisar com facilidade o valor que foi enviado durante o mandato.

Na linha cinzenta (linha 23, na imagem) temos os totalizadores que vão sendo actualizados de cada vez que se adicionam movimentos.

NOTA:Fazer donativos para as Orgs não é tão directo como fazer para outro jogador, assim existem duas formas de o fazer:

1- Se for PTE, o gestor da ORG tem de colocar à venda uma unidade de Food Raw Material (por exemplo) e quem pretende efectuar o donativo à ORG vai ao mercado e compra esse Food Raw Material pelo valor a doar. Por exemplo se for preciso doar 50.000 PTE à ORG, põe-se na ORG um FRM à venda por 50.000 PT. O jogador que faz a doação, vai ao mercado dos FRM e compra essa unidade pelos 50.000 PTE, e já está.

2- Se for gold, tem de se usar o Monetary Market. Se um jogador pretender doar gold para uma ORG, então tem de se criar uma Oferta de 1 PTE pelo com uma taxa de cambio do valor de gold que se pretende doar na conta da ORG. Exemplo:

De seguida o Jogador que vai doar o gold, faz a compra do 1 PTE em troca do gold para doar.

Para evitar efectuar as operações acima identificadas, é normal que quando se transfere dinheiro do Estado de um Ministério para o outro(via 2 jogadores), ou na transição de mandatos, que se crie um registo Positivo com a identificação da origem e um registo negativo (contravalor) com a identificação do destino. No fundo com esta operação conseguimos garantir que o Saldo da linha cinzenta (linha 23, na imagem) é igual ao saldo real da ORG. Evitando fraudes e permitindo um melhor controlo das contas públicas por parte de todos os cidadãos.

Movimentos do Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional tem como entradas todos os impostos recebidos e como saídas MPPs, a Citizen Fee de novos cidadãos (no valor de 5 PTE) e Donativos feitos pelo congresso.

Para agilizar os processos de fecho de contas é prática registar cada MPP, cada saída de PTE ou gold do Tesouro na mesma sheet mas umas linhas mais abaixo.



No topo (linha 31) está o valor de Tesouro no inicio de cada mandato, e no fim (linha 46) o valor do Tesouro no Fim de cada Mandato.

Movimentos do FNE

O FNE (Fundo Nacional de Emergência) encontra-se sediado na ORG Governo ePortugues e como todas as Orgs do estado devem ter o registo respectivo quando há movimentos tanto de entrada como de saída.



Mais uma vez como nos registos indicados anteriormente, temos um saldo inicial e um saldo final. No saldo final temos os totalizadores que vão sendo actualizados de cada vez que se adicionam movimentos.

O Procedimento correcto a adoptar para retirar dinheiro do FNE seria:
1- Informar todos os partidos (TOP5 de preferencia, se quiserem todos aumenta a representatividade) de que é necessário para a gestão do estado o uso de um determinado valor do Fundo (Por exemplo: 500k PTE).
2- Após a informação aos Partidos (preferencialmente com algum consenso) deveriam retirar os 500k PTE (exemplo) do FNE e enviar para a ORG do Tesouro eNacional (Org de Conta Corrente). Usando a metodologia da compra do FRM para transferir PTE entre ORGs.
3- Registar a saída do valor na zona dos Movimentos do FNE.
4- Registar a entrada do valor na zona dos movimentos do Tesouro eNacional (Conta Corrente).

Esta Org não deveria ser usada para movimentos de conta corrente, pode-o ser, mas nesse caso pelo menos que se registe qualquer coisa, caso haja saídas ou entradas de valores na ORG, e que seja claro onde está a ser gasto esse PTE.

Conclusão
Tem existido um desaparecimento progressivo de PTE do FNE, que eu até aceito que seja para gestão corrente, mas por favor registem os valores e explicitem onde está a ser gasto o PTE. Essa transparência que nos foi sempre exigida aos governos anteriores pelo CP actual, está muito, mas mesmo muito pobre este mandato.

O vCP Alvaro Cunhal foi estagiário no MoF enquanto eu fui Ministro, decerto que ele também pode ajudar o CP a preencher estes dados. Estas sheets são de preenchimento obrigatório pelos governos.

Existem muitas mais sheets, que são importantes, serem preenchidas e que deveria ser dado acesso aos representantes dos Partidos TOP 5, enquanto comissão de auditoria.
Actualmente, as sheet das FAP estão abertas aos representantes dos Partidos e existe uma sheet do MoD que não está a ser usada actualmente por este governo. Não se pede que usem o layout de sheets dos governos anteriores, mas que se estão a registar alguma coisa, pelo menos dêem acesso aos representantes dos partidos TOP5, para reduzir as desconfianças e incrementar a união.

Melhores Cumprimentos,


jotapelx