Nós, os Croatas - Entrevista a Zdlemmy

Day 4,104, 10:43 Published in Portugal Portugal by Hediondu


Boas,

Nesta segunda visita que os croatas nos fazem, decidi entrevistar o jogador Zdlemmy, por muitos apontado como o jogador mais inteligente do mundo de Erepublik.

Entrevista realizada através do Telegram nos dias 11 e 12 de fevereiro.



Hediondu - Podes apresentar-te à comunidade portuguesa?

Zdlemmy - Olá, sou o Lemmy, a minha alcunha na vida real (fica assim o meu verdadeiro nome, meio privado), com 39 anos e sou de Zadar, Croácia, uma pequena mas maravilhosa localidade junto à costa do mar Adriático. Na vida real, o meu trabalho está relacionado com o turismo e por causa disso, tenho bastante tempo livre para jogar Erepublik no inverno, deixando de ter tanto, durante o verão, mas para quem gosta deste jogo, arranja-se sempre tempo (como eu faço).

H - O que nos podes contar da Croácia, além de Modric, de ser usada como paisagem para uma série televisiva e de excelentes praias?

Z - Creio que a maioria da Croácia é bastante conhecida e podem encontrar sítios maravilhosos na internet, mas em síntese, é uma terra com grande preservação natural, gente espetacular, e políticos fracos que forçam metade da nossa juventude a abandonar este país, o que explica o porquê de termos bastantes jogadores deste jogo em toda a Europa (na vida real) ou nos EUA.

Aos interessados em conhecer, recomendo Dubrovnik, Trogir, Zadar para quem gosta de cidades costais, ou então Hvar, Korcula e Rab nas nossas ilhas croatas. Esta última é perfeito para pessoas que gostam de velejar - Croácia tem mais de 1000 ilhas, numa área relativamente pequena, o que a torna indicada para quem gosta de aventuras e de descobrir novos sítios.

H - Quem é o teu melhor amigo no jogo? Podes referir os motivos porque o consideras como tal?

Z - Essa é uma questão difícil porque tenho muitos e grandes amigos, mas à frente de todos, diria o Iaswn (ele não tem jogado muito ultimamente, mas vou conseguir que volte 😃 ), Mr.Kouva, Colin, Mrle1982, Ubod, Fanis, Mithra, Vagga, Nazgul… Referi estes porque quando deixei o jogo, estes moços continuaram a chatear-me, ligando ou enviando mensagens a perguntar como estava e quando voltei, ajudaram-me muito em mil e uma coisas. Na Croácia tenho muitos amigos pelo que não posso nomear só alguns, pelo que prefiro dizer que sou amigo de todos. Convivemos na vida real, mesmo que a gente viva em cidades diferentes. Mesmo assim, tenho que referir dois ou três: Z N Gorki que foi o maior chato, que não me largou até regressar, Mickey Pierce que voltou alguns meses depois de eu regressar, mas mesmo na altura em que não jogávamos, íamos beber um café ou ao cinema, etc, etc. Outros ainda como Feynovac,Romper,Roko Zagor,…. Estamos todo o dia ligados e não é só por causa do jogo.

H - Que andas a ler e a ver ultimamente?

Z - Tenho de ser honesto: eu já não leio algo há bastante tempo, mas quanto a séries… OMG, não consigo parar, principalmente enquanto ando no modo de caçador de BH, durante a noite. Neste momento estou a ver “ The blue book project” e “The Punisher”. Terminei “Fargo”, temporada 3 e gostei muito ( para mim, depois de GoT e Narcos, esta é a terceira melhor série de sempre).


H - Podes recomendar um livro, série, música ou um filme croata?

Z - Para ser honesto não temos grande tradição nestas áreas, como somos noutras, mas a ter de recomendar, sugeria:
para livro Gricka vjestica / Marija Juric Zagorka;
séries - Nase malo misto;
música - qualquer música dalmácia, a que chamamos de klapska muzika ou abreviado klapa;
para filme - Metastaze.

H - Quem são os melhores amigos da Croácia e os seus maiores inimigos? A Croácia pensa em juntar-se a alguém numa aliança ou fazer uma nova?

Z - Não consigo dar uma resposta concreta porque há muitos jogadores da Croácia que tem amigos em vários países, como na Argentina, na Grécia, Turquia, Tailândia, Albânia, Coreia entre outros. Eu gosto de todos eles, assim como a Croácia, considero-os como irmãos.

Durante muito tempo o nosso maior inimigo era a Sérvia, mas neste momento só temos um: a Roménia e eles sabem. Mais cedo ou mais tarde, teremos uma guerra entre nós.

A Croácia (na minha opinião) não será membro de qualquer aliança, para já. Creio (neste momento) que é melhor mantermo-nos como um grupo de países amigos que se entre ajudam e com boa coordenação. Temos aliança sem ser uma formal, boa amizade é o que nos une, não é o medo de um dia sermos atacados e ocupados.

H - Podes nomear um país ou um jogador que admires? E porquê?

Z - De todos os grandes jogadores que por aí jogam, há um deles - Argrob. Todos os que o conhecem em privado sabem porquê, ou mesmo quem tenha falado com ele no jogo no chat ou via mensagem. Ou até mesmo quem lê os seus artigos. Dida (Argrob) é numa palavra um - cavalheiro.

H - Aka, recentemente por mim entrevistada, disse que reconhece-te como, de todos, aquele que percebeu as mudanças no jogo, antecipando-as, liderando o teu país até à sua posição atual. Como conseguiste isto? Tens algum contato na empresa do jogo? O que nos podes dizer deste caminho que a Croácia está a fazer, juntamente com a Tailândia, Turquia e Grécia? Chegamos ao fim das alianças?

Z - Já estive mais por dentro do jogo, há uns anos atrás do que propriamente agora, pelo que essa ideia não é correta. Na Croácia existe uma grande equipa de jogadores para o MoFA, MoD, para o gabinete de CP, tanks, pilotos, pelo que apenas referir apenas o meu nome não é de todo, acertado para aqueles que trabalham em prol da comunidade croata. A nossa maior dificuldade foi quando decidimos deixar de jogar este jogo como uma comunidade há 13 meses atrás, enquanto outras nações foram evoluíndo a sua força terrestre e aérea, nós estávamos ou a dois cliks ou mesmo e-mortos, algo que pode ser comprovado ao analisar a minha força ou de qualquer tank croata de topo. Mas trabalhamos duramente e investimos muito dinheiro em packs para podermos apanhar as outras nações de topo. Após um ano de muita dedicação (começamos este plano em 1.2.201😎, posso finalmente dizer que este caminho está feito e com resultados à vista. Croácia é de novo um dos países mais importantes deste mundo.

Consigo ver boas coisas para o nosso futuro, mas nada disso importa senão tivermos uma comunidade que te siga e que te ajude a manter no que foi traçado.

Não sei se começamos um novo caminho, porque acho que continuamos o que foi interrompido antes de deixarmos de jogar, em que o nosso estilo de jogo passa por, basicamente, atacar praticamente todos, porque não é de nossa política ficarmos muito tempo no mesmo lugar e aborrecemo-nos se não tivemos verdadeiras guerras.

Como disseste, Tailândia, Grécia e Turquia são das nossas poucas nações amigas, mais outras que temos. Não nos encaramos como uma aliança, mas como um grupo de amigos que se entre ajudam quando é necessário, ou para fazermos coordenados num ataque ou algo assim.

H - Finalmente, o que faz a Croácia em Portugal, nas suas regiões? É mais uma maneira de desafiar a Asteria e seus aliados e países amigos?

Z - Estamos aqui por várias razões mas principalmente porque Portugal lançou o AS a dois nossos países amigos - a Tailândia e a Turquia. Como a Tailândia é pequena e a Turquia está com outras guerras neste momento, decidimos voar para aqui e nos divertirmos.

Já mostramos a todo mundo que a Asteria pode ser derrotada e será ainda mais no futuro. Estamos a cada dia que passa mais fortes e aquilo que nos une aos nossos amigos é cada vez mais forte. Temos ainda um caminho longo à nossa frente, mas acredito que este jogo tende a ser cada vez mais equilibrado, do que nos tempos mais recentes em que a Asteria é a aliança dominante. O nosso grupo de países receberá todos aqueles que se quiserem juntar a nós, neste nosso caminho.

H - Como começou esta história da “Croácia contra todo o mundo, nomeadamente a Asteria”?

Z - Desde o início que a nossa grande guerra foi contra a Sérvia, assim como a da Sérvia foi contra nós, e isto deve-se a razões da vida real, desde o início do jogo. À medida que o tempo foi passando, conseguimos colocar de lado a vida real, e começamos a usufruir do jogo, ainda que esta rivalidade fosse ficando. Como já disse antes, detestamos jogar o jogo de forma aborrecida.

H - Que conheces de Portugal? O verdadeiro e o do jogo. Conheces alguém desta comunidade, ou és amigo de alguém? Como analisas a situação de Portugal neste jogo e nesta nova ordem?

Z - Portugal, verdadeiro, é bastante conhecido, pois tal como a Croácia, é uma nação de futebol, pelo que conhecemos o Eusébio, ou mais recentemente, Rui Costa, Ronaldo, Luís Figo. Também sei que vocês têm um excelente vinho (Porto) e mulheres. No passado foram grandes exploradores e uma potência colonial, mas hoje são um país médio, sem grande influência na política global. No jogo tenho vários amigos, mas de todos, creio que apenas o Justino se mantêm vivo. Vocês têm uma boa e ativa nação, com o Ideias como forte tank, capaz de ganhar batalhas, com o apoio do Justino, Passos, Texou e outros, vocês podem mesmo ser bastante chatos… 😃

H - Esta entrevista está a conseguir que mudes a forma de como vês Portugal e a sua comunidade, de forma a que queiras restituir o que vocês conquistaram? (Tinha de fazer esta questão!) Por quanto tempo pensam ficar aqui? O que seria aceitável para a Croácia para acelerar o retorno de Portugal aos portugueses? Somos assim tão mal visto pela vossa comunidade?

Z - Não, não muda nada. Mas não pretendemos ficar aqui muito tempo. Fizemos como planeamos e ficaremos aqui temporariamente, seguindo para outras batalhas. Se ficarmos aqui muito tempo, será aborrecido para nós, sem voar, sem fazer dano. Vocês não são mal de todo, mas estão noutra aliança, vocês lançaram o vosso AS a dois nossos aliados e tivemos que aqui vir e fazer guerra convosco. Há uns anos atrás eramos aliados, mas agora não somos, mas quem sabe o que o futuro nos reserva (reparem no caso dos EUA, por exemplo).

H - Um último pensamento para a comunidade portuguesa?

Z - Vocês combatem bravamente (nomeadamente na batalha Croácia - Cuba aérea), vocês combatem com o coração (neste momento estamos a combater no Centro e tive que parar de responder para dar dano lá, ahaha) e não existe vergonha em combater e perder batalhas. Só é vergonha se vocês não lutarem pelo vosso país.

H - Obrigado pelo teu tempo.

Z - Obrigado por esta entrevista. A última em que fui convidado já foi há algum tempo atrás e aceitei esta porque nunca tinha publicado nada em Portugal e quis aproveitar esta oportunidade para apresentar a Croácia aos portugueses e quiçá, comecem a respeitar-nos.


No dia 13 tive a oportunidade de conversar um pouco com o Cp da Croácia CoronaMortis que aguarda por contatos com o governo português, mas que por estarmos em alianças diferentes, esta ocupação se iria manter, até prova em contrário.

No dia 14, fui informado que estas conversas estão a decorrer.



In english, now.

As Croatia visit us, for the second time, very recently, I decided to interview Zdlemmy, for many pointed as the smartest player of Erepublik.

This conversation occurred between 11 and 12 of February, through Telegram.

Hediondu - Can you introduce yourself to the Portuguese community?

Zdlemmy - Hi, I´m Lemmy that´s my nickname in RL (real name is half private so) 39 years old from Zadar, Croatia, beautiful small town on the coast of the Adriatic sea. In real life my work is based on tourism and because of that I have enough time to play at winter time, and not so much during summer, but if you like to play this game you will always find some time for it (like I do).

H - What can you tell us of Croatia, besides Modric and a land that’s is being used for Tv series and the awesome beaches you have?

Z - I think most of Croatia is well known and you can find it on net but if i need to describe in short, it´s country of awesome nature, great people and lousy politicians who force half of young people to leave this country and because of that lot of croatian erep players are all over Europe (in RL) or in USA. If you want to visit it I would recommend Dubrovnik, Trogir, Zadar from coastal towns or Hvar, Korcula and Rab on the Croatian islands. This area is perfect for people who like to sail - Croatia have over 1000 islands in a really small sea area so it´s really great to explore around.

H - Who’s your best friend here? Can you name the reasons if it…

Z - This is hard question cause I have a lot great friends but if I put some of them in front I would say [url=Iaswn]Iaswn[/url] (he´s not playing any more but we will get him back 😃) Mr.Kouva, Colin, Mrle1982, Ubod, Fanis, Mithra, Vagga, Nazgul… I put them in front cause when I left this were the guys who called me or write to me over what´s up and when I came back they helped me a lot with 1000 different things.

In Croatia, I have a lot friends so I can’t name just few, so I would say all Croatians, we hang out a lot in RL even if we live in different towns. Well I need to mention 2/3 special ones: Z N Gorki who was biggest pain in the ass to bring me back, and Mickey Pierce who come back just few month after me, but even when we didn’t play the game we hang out for coffee or in cinema etc. There are tons of others like Feynovac,Romper,Roko Zagor,…. I have every day communication not just about erep things.

H - What are you reading, series, film right now?

Z - I need to be honest I don´t read anything for a while, but series...omg I can’t stop watching them specially while I m in night bh hunt mode. At the moment I´m watching [url=The blue book project]The blue book project[/url] and [url=The Punisher]The Punisher[/url], and I just finished with [url=Fargo]Fargo[/url] season 3 which is great. (after GoT and Narcos this is 3rd best for sure).

H - Can you recommend a Croatia book, tv series, music or a film?

Z - To be honest we are not so great in this area as we are in some others but if I need to recommend I would suggest this:
Book - Gricka vjestica / Marija Marija Juric Zagorka
Tv series – Nase malo misto
Music - any of dalmatian music, we call that type of musicklapska muzika or shorter klapa.
Film -Metastaze

H - Who are the best friends of Croatia and the biggest enemies? Is Croatia moving to an alliance?

Z - I can’t answer on this question cause there is lot of Cro players who have friends in all countries around, some in Arg some in Greece some in Tur or Thai, Albania, Korea etc. I like them all and Croatia like them all, they are like brothers to me. Biggest enemy for years was Serbia but now we have just 1 name ahead of us and that is Romania...and they know it. We will have that war soon or later.

Croatia (in my opinion) will not be a member of any official alliance for now, I think (for now) if best if we act like group of friendly countries who help each other and have great coordination. We have alliance without alliance, our bounds are strong, our friendship is what connect us, not a fear that we will be wiped or greedy to have more.

H - Can you name one country or a player that you admire? And why?

Z - There is a lot of great players but there is just 1 above all - Argrob.
Anyone who know him in private will know why, or anyone who spoke with him over erep chats or ingame over pm. Or anyone who read his articles.

Dida (Argrob) is in one word - gentleman.


H - Aka recently interviewed, said that it reckons that you, above all, understood the change in the game and anticipated and lead your country to this current. How you foreseen this? Do you have an insider information in erepublik labs? Can you talk about the new course Croatia is making and with it, taking other countries with you as Thai, Turk and Greece? It’s this the end of alliances?

Z - I was more into game few years ago than i m now, so it’s not all like that. In Croatia there is big team of players for different things in the game like mod team, MoFA team, CP cabinet, tanks, air units so to put just me in front is unfair to all other players who work in Cro community. Our main disadvantage was that we quit to play erep as community for 13 months, so while all other nations was raising ranks and str we were or 2 klik mode or totally dead, and you can check that easy with my strength or with strength of other top Cro tanks.

But we worked hard and invest a lot of money in packs so we can catch up with other top nations. After 1 year of hard work (we started with this 1.2.2018.) I can finally say our process is done and results are here. Croatia is again one of the most important countries in Erep. I can see some things for future but nothing matter if you don´t have community who will follow you and who will help you in plans and programs. I don´t think we start with new course, I think we just continued where we stopped before leaving the game and that our style of playing is mostly attacking basically everyone around because we hate to stay on 1 place and we are bored if we don t have real wars.

As you mention before, Thai, Greece and Turkey are our friendly nations, plus lot of others which are our best friends in game. We don´t see ourselves as alliance, we consider our group more like friends who help each other in the time of need, or to make some attacking plans for fun or less.

H - Finally, what is Croatia doing in Portugal cores? Is this another way to defy Asteria and its allies/ friends?

Z - We came for many reasons: First Portugal AS ed 2 close friends of Croatia which are Thai and Tur. Since Thai is small and Tur have other wars at this moment, we decided to come and have some fun here.

We already show to the whole world Asteria can be beaten and will be more in future, we are growing every day and our bounds between countries are stronger than ever. There is still long way in front of us, but I´m sure in some time this game will be more balanced than it was in last few years when Asteria was dominant alliance. Our group of countries welcome all new nations who will join us on this path.

H - By the way, why this “Croatia against the world, namely Asteria”? What’s the story here …

Z - Main war for Croats from start was Serbian one, and for Serbia was Croatia, and that´s mainly from RL reasons, especially in the start of Erepublik. When years passed most of the players who stayed here are normal, and we put RL differences from past aside and we just play and enjoy the game. But rivalry between these two nations stayed and Serbia have powerful allies on their side, and we just love to have war with all. As I said before, we hate to be bored here.

H - What you know of Portugal? The real and the Erepublikan one. Can you name of its community that you know, are friend of? Is Portugal, in your opinion, doing well in this new world and in a new order?

Z - In RL Portugal is very popular cause Croatia is a football nation so we all know who was Eusebio, or in modern age football Rui Costa, Ronaldo or Luís Figo. Also I know that you have great wine (Porto) and women. In the past you were great explorers and big colonial force, but today you are middle size country with not that much influence in global politics. Here in Erep I had some friend there but only Justino stayed alive long enough and others are e-dead. You have very good and active nation,Ideias is a strong tank who can win any battle with support of Justino, Passos, Texou and others you can be really pain in the ass 😃

H - Is this interview changing the way how you see Portugal and it’s community, so much, that you are willing to returning the Portuguese cores? (I had to ask this!) Will you remain here for long? What would be acceptable for Croatia to speed up the returning of Portugal to the Portuguese community? Are we so bad at the eyes of Croatia community?

Z – No, it will not change anything. But we will not stay for 2 long here. We did what we have planned and we will stay for some short time and move on in other battles. If we stay 2 long that will be boring for us, not to move around, fly around, do some dmg around. You are not bad at all but you are in other alliance, you AS ed 2 Croatian allies and we needed to come and to give you some war. Some years ago we were allies, now we are not, but who knows what future can bring us. (check USA for example)

H - A last though to Portuguese community?

Z - You fight brave (specially in CRO-CUBA air round) you still fighting in every battle with heart (atm we fight in rw Centro, i just take break from answering to tank there hahahah) and there is no shame in fight and lose battle. Its only shame if u don t fight for your country.

H - Thanks…

Z - Ty for this interview, it pass a long time since I give one and I did this one just because I never published anything in Portugal so this was chance to introduce Croatia to Portugal and maybe you will start to respect us more.

On 13 I had the opportunity to talk a bit with the Croatian CP CoronaMortis, which said that he´s waiting for conversations with the Portuguese government, but as we are in different alliances, this occupation will continue, for the time being.

On 14, I was informed that conversations between both parties are occurring.

Thanks for your time, reading.