[Psico] RELAÇÕES LÍQUIDAS

Day 4,653, 13:28 Published in Brazil Iran by De Pombes
Brasil, 20 de agosto de 2020
eBrasil, dia foda-se do Novo Mundo

Aqui irei perpetuar a tradição de um novato que não sabe o que fala!


RELAÇÕES LÍQUIDAS

" Relações que dure...já não existe mais"

frase de uma senhora no qual estava "espionando" a conversa no ônibus(Quem nunca?rs), e tal dizer convergem com discursos de grandes sociólogos de nossa história, que apontam como nossas relações estão passando por uma fase difícil e de decadência, como se a tecnologia estivesse mudando nosso jeito de se relacionar.

Como eRepublik ou qualquer jogo que tenha como seu parâmetro o âmbito social facilita que falemos uns com outros sem a insegurança e o medo da rejeição que temos em "encontros reais" pois o anonimato faz perdemos nosso senso de "responsabilidade",também facilita o inverso, fica mais fácil acabar com uma relação, como se tivéssemos vivendo em uma "época líquida", cujo os laços humanos estão muito frágeis.

O Zygmunt Bauman chamou esse acontecimento de "Modernidade Líquida"...

esse careca ai, é o finado bauman


e para ter um panorama maior e entender o que ele quis dizer com isso, precisamos pegar um sentimento que está presente em nosso cotidiano(talvez não) e conhecer sua versão clássica, não afetada pelos dias atuais...
O AMOR

Um bom inicio para isso é a obra do escritor von Goethe.
Os sofrimentos do jovem werther


Esse livro teve um impacto enorme de sentir em pensar no mundo,uma obra meio que vivida pelo o autor.

werther , protagonista da história(da para saber pelo título), se apaixonou por uma mulher que por acaso teria sido prometida a um amigo.

O personagem werther seria a representatividade do amor clássico, o autor descreve cada momento com um romantismo poético mais bonitos que se pode ler, até as atitudes bem corriqueiras era passada de uma maneira sentimental que vi poucas vezes em algum livro, o protagonista que era um pintor chegou ao ponto de não poder reproduzir nenhuma pintura mais, por que nada descreveria com precisão o seu sentimento,Gostosinho né? mas não...
No final werther acaba sendo recusado e comete suicídio, não aguentou a dor de perder aquele amor completamente idealizado fez ele pensar que a única saída era a morte.

(Final pesado, desculpa o Spoiler de um livro de mais de 500 anos)

Essas histórias drásticas já é muito difícil de acontecer no mundo moderno, narrativas como wether, romeu e julieta e etcs, perdem todo sentido comparados aos "laços" modernos que são constituídos por efemeridade e insegurança.

“Os tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser ‘sólido’.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)

Essa "duplicidade" que bauman expõe é interessante, mostra que ao mesmo tempo que queremos conectar com alguém temos a segurança e aparência que a interação nos oferece,mas querer se livrar do mesmo logo que tem custo a nossa liberdade pessoal ou causar algum "incomodo" menor que seja, na verdade, até mesmo se causar nenhum incomodo.

A "Fluidez" do mundo moderno pode se comparar com a sociedade de consumo,assim,como trocamos aparelhos totalmente funcionais por outros novos,mesma coisa acontece com pessoas.

"amamos nossos desejos,não os objetos desses desejos"
~Nietzsche


Claro, que vão ter pessoas que vão dizer que teve mais de uma "relação profunda e real",mas bauman te uma explicação para isso, como antigamente as relações tinha padrões altos para satisfação eles foram totalmente abaixados, resultando um maior enquadramento como uma relação "profunda".

Não concordo em alguns pontos,entretanto, bauman está completamente certo de como em nossas relações procuramos um tipo de auto-afirmação e um reflexo de nós mesmo, isso meio que não da para controlar,Mas nas "ligações" não superficiais isso não acontece, relações reais e profundas acontece entre pessoas diferentes com ideais e visão de mundo inversa as nossas, que mesmo assim nos completa de alguma forma.(mas acho que no eRep causa uma situação peculiar, as visões diversificada do jogo causa um certo tipo de conflito sem discurso e não em ideias produtivas).

Bom,pode até ser que estamos em tempos "fluidos' conforme bauman e que o 'amor clássico" de werther não dê mais certo (deu nem no livro),mas podemos sim ter experiências boas, tudo vai depender do que procuramos aqui.

Enfim...cuidado para não se afogar!

Espero que gostem,
O próximo artigo só sai quando eu cansar de ficar cansado.