[MdE] Votação: Concurso de Independência

Day 3,233, 10:45 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Educacao



eBrasil, 24 de Setembro de 2016, dia 3231 do Novo Mundo


Saudações caros eBrasileiros,

Hoje o Ministério da Educação vem tornar pública a votação do nosso concurso de setembro, o "Concurso de Independência", anunciado anteriormente neste mesmo jornal.

Houve menos inscrições do que o esperado, então não poderá ser aplicada a mudança no sistema de votação que tínhamos em mente mas, ainda assim, houve participação suficiente para que a competição ocorra.


Os envios deveriam conter opiniões a respeito do Brasil RL (podendo relacionar ao eBrasil) de forma atemporal, mas da situação do país após a independência.

Foram enviadas 5 opiniões sobre a situação do Brasil para a competição. E serão dados 3 prêmios. A votação deverá definir quem serão os vencedores do concurso.

Vale lembrar que apenas um dos competidores não autorizou ter seu nome divulgado durante a etapa de votação, mas ele será divulgado se o inscrito vier a ganhar um dos prêmios.
As opiniões seguirão a ordem em que foram enviadas.


OPINIÃO 1

Décadas ou séculos passam e o povo brasileiro não muda na sua forma de encarar as mudanças politicas, talvez pela cultura de desvincular a economia com a politica.

Na independência, da proclamação da república, no golpe militar de 64, nas diretas já, no Golpe Branco de 2016 a população se assemelha em seu comportamento em relação ao desdém em relação as consequências no momento desses atos.

Não se pode ignorar que houve conflitos e debates antes destes eventos, como passeatas, greves e até mortes, porém após o ato, houve puro desdém de modo geral da população.

O motivo é que como na França na revolução da Bastilha, os motivos são levantados pela base da piramide, porém quem faz as mudanças é a classe dominante, onde através das armas de manipulação que são os meios de comunicação, manipulam a massa para o que consideram correto para o país.

No eBrasil na verdade não muda muito, aliás chega a ser o espelho da vida real, onde quem define a politica e a economia do país são os eBrasileiros que controlam os mercados de armas e food, possuem influencia direta junto a população brasileira em relação ao fornecimento de itens e o próprio conhecimento do jogo.
Viva a "democracia"!

Autor: Web Carioca


OPINIÃO 2

1824, Minas Geraes

Vou a escrever esta carta a fim de ressaltar o meu ódio, pelos caminhos que se tomam o Imperio do Brazil, senhores, uma lástima. A libertação de Portugal parece não mudar em nada a situação desse imperio continental, mas que não ha ordem, 2 milhões de libras, senhores, é o preço da desordem.

Somente 2 anos depois foi revogada a nossa primeira constituição, cujo preço foi exilar parte dos deputados para termos uma constituição.

Precisamos botar ordem, afinal um império deve ser regido para o crescimento e para a prosperidade.

De um quase morto pela metrópole, para os cidadãos de uma nova era é que escrevo essa pequena carta, no leito de minha morte.
Joaquim José da Silva Xavier

Autor: criadonline


OPINIÃO 3

Fomos por um grande período de tempo apenas uma colônia, obedientes as ordens da nossa metrópole. Foi então que no dia 7(sete) de setembro um grito foi dado, não qualquer grito, algo que mudaria completamente o rumo da história do nosso país, a partir dai estávamos independentes, uma sensação que nunca nenhum brasileiro sentiu até aquele ponto.

Com o passar do tempo nossa estrutura social se reformulou e nossa cultura se diversificou, hoje, somos conhecidos mundialmente por nossa riqueza, não material, e sim cultural, histórica e popular. Algo que nem nós mesmos valorizamos e deixamos passar de lado.

Tivemos nosso auge e nosso declínio assim como qualquer país desse pequeno mundo, o que diferencia nosso país é que nós batalhamos, lutamos por nossa causa assim como no dia 7(sete) de setembro nós lutamos pela nossa independência, temos nossos valores e ideais e estamos dispostos a fazer qualquer coisa para defende-los.

Acreditar foi algo que nos levou até o topo, e a falta nos vai levar até o fundo. Nosso país é único e devemos continuar lutando para que ele continue assim, podemos ir muito mais longe se nos unirmos e gradativamente transformar nosso país para o que queremos.

Autor: Hertroun


OPINIÃO 4

O Brasil, desde sua independência tem uma "cultura de corrupção." Os políticos sempre querem levar vantagens próprias, achando-se superiores as leis.

O grande problema da corrupção é que ela não começa, verdadeiramente, na política, mas está impregnada na sociedade. Pois o governo é um reflexo da população, desta maneira, para se combater a política corrompida deve-se ensinar nas escolas conceitos de moralidade e administração, com o objetivo de que as crianças não se tornem imorais no futuro.

Outro problema foi o fato do Brasil manter a escravidão (por um tempo) mesmo depois de sua independência, tornando-se livre de Portugal. Esse acontecimento atrasou muito a vida dos negros em relação aos brancos pois os negros começariam a trabalhar e adquirir suas rendas, enquanto os brasileiros de pele branca já trabalhavam e alguns até tinham propriedades, desta forma, muitas gerações de pessoas negras foram prejudicadas.

Podemos concluir que o Brasil pós-independência ainda tem que melhorar muito.

Autor: Anônimo


OPINIÃO 5

Embora seja vista como libertária, a independência do Brasil foi ilusória, o poder exercido pelos portugueses continuava, pois tínhamos uma sociedade pouco culta, onde grandes pensadores vindos da Europa, não tinham autonomia suficiente para fazer uma mudança, da maneira utópica que os brasileiros imaginavam.

A independência foi um ato político, e não prático, de modo que se nota a quantidade de manifestações populares em todos os âmbitos, em resumo, foi de grande equivoco a ideia de liberdade, pois ainda não estávamos preparados para a mesma, isso nos tornou "atrasados" em relação a outros países.

As consequências desse retardo político e social nos remete a situação atual, onde temos um povo muito voltado a diversas culturas, essa miscelânea nos faz ver o mundo como um todo, tudo que para que precisamos para progredir.

A colonização não se remete apenas ao passado, sua influencia até hoje nos atinge, tendo uma frase que resume quase por sua totalidade essa ideia, "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim" - Chico Xavier, com isso, basta termos conhecimento, cuja função acredito que a mídia seja muito responsável.

Autor: Volta Seca



Deixem nos comentários o voto de vocês, informando qual a opinião vocês mais concordam. Os votos serão aceitos até o dia 30 de setembro.

O Ministério da Educação deseja boa sorte aos participantes.



Não deixem de deixar sua sugestão, comentário ou crítica nos comentários abaixo.O Ministério da Educação agradece a leitura e deseja a todos do governo um ótimo trabalho!