[eFT] Sua Entrada no Módulo Econômico [Parte 2]

Day 4,007, 15:28 Published in Brazil Brazil by Guiz o Conservador

A segunda parte da minha introdução à economia é sobre as sutilezas e fórmulas mais precisas do atual modo econômico. A coisa toda é enriquecida com alguns cálculos de amostra e ferramentas úteis.



Produtividade


Toda empresa, seja ela matéria-prima ou produto final, tem uma produtividade básica de 100%. Mas isso não significa que cada empresa produz 100 produtos, a coisa toda se divide da seguinte forma:


OBS: Os números das raws, são decimais, 250 = 2,50.

Trabalhando em empresas com grãos, frutas, peixes, gados ou veados irá produzir matérias-primas para comida.

Trabalhando em empresas com ferro, petróleo, alumínio, nitrato ou borracha irá produzir matérias-primas para armas.

Trabalhando em empresas com areia, argila, madeira, calcário e granito irá produzir matérias-primas para casas.

Você vai produzir a mesma quantidade de produtos em alimentos e armas em empresas com diferentes qualidades.

Então, mesmo que sua holding esteja em um país que não tem bônus para sua indústria, você está produzindo a 100%. Dependendo do tipo de empresa, então é 10 armas ou 100 alimentos.

Se um país possui regiões com bônus que não estão vinculados à capital por meio de uma rota comercial, o bônus de produtividade é reduzido pela metade em relação às regiões remotas.

Exemplo: a principal cidade do Chile é Zona Austral, as regiões de Taiwan foram conquistadas.

A região de Northern Taiwan não está ligada à capital por uma rota comercial, como pode ser visto na página de visão geral do país. Assim, embora o Chile tenha todos os bônus da indústria de armas, o bônus de produção não é 100%, mas apenas 72,5%.

Então, se você produzisse armas ou armas em uma região chilena, a fórmula de produtividade ficaria assim:

100% de produtividade básica + 72,5% de bônus no país = 172,5% (17,25 armas ou 6,03 em empresas de raw de armas.)

Porque a coisa toda não é complicada o suficiente, há mais um fator a ter em mente. Além da produtividade básica e do bônus do país, ainda há o bônus regional. Se uma região tiver recursos, todas as propriedades nessa região receberão um aumento regional de produtividade.

*O valor dos recursos é cortado pela metade para regiões sem rotas comerciais.

Levando em conta a produtividade básica, o bônus do país e o bônus da região, surge a seguinte imagem:

100% de produtividade básica + 72,5% de bônus por país + 18% de bônus regional = 190,5% (19,05 armas ou 6,66 em empresas de raw.)

Isso parece muito bom à primeira vista, afinal, apesar da penalidade de 50% para a rota comercial perdida, é quase 200%. Antes de começar a correr e colocar suas participações, linha por linha, nas regiões que têm os bônus mais altos da região, há um último componente crucial da fórmula de produtividade, a poluição.




O Fator Poluição é calculado com base no número de mercadorias, de mesmo tipo, produzidas em uma região, comparado com o índice da produção média global da mesma mercadoria. O fator varia entre 0% e 25%. Quanto mais mercadorias produzidas em uma região, maior será a poluição. Cada tipo de produto e cada qualidade de produto terá sua própria poluição.

Bônus de Produtividade = bônus de produtividade do país + bônus de produtividade da região + bônus do jogador - fator poluição da região

Todas as fábricas de matéria-prima compartilharão a mesma poluição em suas indústrias. Exemplos: pesca, grãos e todas as outras matérias-primas de alimentos compartilharão o mesmo fator poluição.

Baseando-se nos números apresentados na imagem ao lado, assumindo um Fator Poluição de 25%, e não contando com qualquer Bônus do Jogador, a produtividade de uma Empresa de Comida será computada como:

Produtividade Total = 100% (produtividade base) + 100% (bônus do país) + 18% (bônus da região) + 0% (bônus do jogador) - 25% (poluição) = 193% (93% de bônus de produtividade)

Usando o mesmo exemplo, mas considerando uma poluição zero, nós teríamos 100% + 100% + 18% + 0% - 0% = 218% de produtividade total (118% de bônus de produtividade).

Outros exemplos
0% de bônus do país, 0% de bônus da região, e poluição máxima: 100% + 0% + 0% + 0% - 25% = 75% de produtividade final (- 25% de bônus de produtividade).

50% de bônus do país, 5% de bônus da região, e 5% de poluição: 100% + 50% + 5% + 0% - 5% = 150% de produtividade final (50% de bônus de produtividade).

100% de Produtividade Base + 72,5% de Bônus por País + 18% de Bônus de Região - 14,99% de Poluição = 175,51% (17,5 Armas)

Estes exemplos mostram que, apesar da poluição (atualmente!), Faria sentido colocar sua holding nestas regiões, porém as coisas são diferentes em alguns países.




Aviso:

A poluição é um valor em constante mudança. Isso muda com base nos produtos fabricados no dia anterior de uma região. Portanto, quanto mais pessoas tiverem uma exploração na mesma região e produzirem lá, maior será a poluição. Pode atingir um valor máximo de 25%.

A fim de encontrar a região ideal para uma exploração, você deve prestar atenção a vários fatores. Se houvesse uma região sem poluição, com os 4 maiores bônus de uma indústria e uma rota para a capital e o 5º bônus, você obteria a máxima produtividade:

100% de produtividade base + 100% de bônus no país + 18% de bônus na região = 218% (21,8 armas)

Se um país tem todos os bônus de uma indústria, você também pode colocar sua participação em uma região que não tem nenhum bônus de região. Esta região sofre com alta probabilidade apenas com baixa poluição, a produtividade é, portanto, quase 200%. Essa vantagem é oferecida principalmente por países com muitas regiões, como por exemplo, os EUA ou a China. No entanto, há o risco de que, se esses países, por qualquer motivo, perderem seus bônus, a produtividade será reduzida a um mínimo (100% da produção de base). É claro que, se a região onde você tem sua propriedade for conquistada por outro país, sua produtividade naturalmente mudará novamente de acordo com os bônus do novo ocupante.