Casas & ResidĂȘncia

Day 3,595, 18:14 Published in Brazil Norway by Ashavard
clique na imagem para ouvir a música






Por mais que o título deste artigo explicite o objeto que aqui trataremos, não falaremos da produção de casas e da lucratividade das suas fábricas, o que seria melhor discutido em outro texto por razões de espaço e de didática, isto é, para não tornar a leitura extensa, cansativa e confusa devido a um grande número de assuntos. Os demais pontos, como funcionamento, propriedades e compra de casas e escolha de residência serão o nosso foco. Aos veteranos que já possuem conhecimento do conteúdo apresentado: no final do artigo há uma lista com todas as regiões com bônus máximo de durabilidade de casas.

O mercado do eRepublik (página inicial > mercado > centro comercial) oferece uma série de mercadorias que são importantes para que os eCidadãos consigam utilizar as funções do jogo: há alimentos, que servem para abastecer a energia de cada jogador para cumprir com as tarefas diárias; armas, para que seja possível lutar com mais praticidade e eficiência; bilhetes de viagem para permitir o deslocamento entre uma região e outra; etc.

Um dos produtos disponíveis para ser adquirido pelo eCidadão são as CASAS, as quais, diferentemente dos alimentos e das armas, não são recursos indispensáveis desde o primeiro momento de jogo. Isso não significa dizer que elas não possuem utilidade. Ao contrário! A compra e a correta administração de casas garantirão ao eCidadão mais dinheiro e outras vantagens, de forma que é aconselhável que os jogadores adquiram-nas a despeito de qual ramo de atuação deseje escolher, seja o militar, seja o econômico.

Ao entrar no centro comercial, você verá uma série de ícones com figuras dos itens oferecidos no jogo. Ao clicar em “casas”, serão exibidos cinco modelos de produtos, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Cada uma dessas cinco casas (chamadas, respectivamente, de Q1, Q2, Q3, Q4 e Q5) possuem propriedades diversas. A casa Q1 aumenta seu montante máximo de energia em 50 pontos. Isto é, se você possui 500 pontos máximos de energia e compra uma casa Q1 e a ativa (a ativação das casas será vista mais adiante), passará a ter 550 pontos máximos de energia, o que significa, por exemplo, que poderá lutar mais nas batalhas. As casas Q2, Q3, Q4 e Q5 oferecem, por sua vez, os aumentos de 80, 100, 150 e 200 no limite de energia. Dessa forma, comprar e ativar as cinco qualidades de uma vez estenderá sua energia de 500 pontos para 1080.

Observem, todavia, que não é apenas o bônus de energia que varia conforme o tipo de casa. O preço de cada casa torna-se maior conforme sua qualidade: a casa Q1 custa, no presente momento, cerca de 1250 CC, ao passo que uma Q2 custa, em média, 2650, e assim por diante.

Para conferir as melhores ofertas disponíveis no mercado imobiliário, basta acessar este link. Se a melhor oferta estiver em um país que não seja o seu, é necessário viajar para qualquer uma das regiões do país pretendido e selecionar sua bandeira no canto superior direito do centro comercial.

A outra vantagem possibilitada pelas casas é a geração de bilhetes de descanso, também conhecidos como pontos de hora extra. Cada casa, independentemente de sua qualidade, gera um bilhete por hora de ativação, sendo que cada casa tem o mesmo padrão de duração: 168 horas. Isso quer dizer que a regra estabelece que casas, da Q1 até Q5, geram 168 bilhetes. Após encerrarem suas horas de duração quando ativadas, as casas desaparecem automaticamente, junto com o bônus de energia.

Os bilhetes gerados ficam armazenados no depósito do jogador (página inicial > meus lugares > depósito) e são importantes para robustecer a fonte de renda individual, uma vez que, a cada 24 pontos de hora extra recolhidos no depósito, o eCidadão poderá trabalhar mais uma vez no mesmo dia, dobrando (24 pontos necessários), triplicando (48 pontos necessários), quadruplicando (72 pontos necessários) etc o seu salário. Para tanto, após acumular 24 ou mais pontos, devemos acessar (página inicial > meus lugares > empresas > meu emprego) e, após trabalhar no turno inicial, selecionar a opção que aparecerá “Fazer hora extra”.

Note que o número 294 na imagem indica a quantidade de pontos de hora extra acumulados, dos quais 24 pontos serão deduzidos a cada vez que o jogador pressionar o botão “Fazer hora extra”. Cada operação dessa desconta automaticamente 10 pontos de energia, tal como o trabalho no turno inicial.

Atente-se para o fato de que, após trabalhar no regime de horas extraordinárias, a opção que aparecerá no lugar da anterior será “Trabalhar no turno”.

Ao trabalhar no turno, o jogador terá 100 pontos de energia descontados para ganhar o salário, em vez de apenas 10. Deve-se esperar o intervalo de uma hora para ser possível trabalhar com horas extraordinárias com apenas 10 pontos de energia.

Entretanto, como observamos que toda qualidade de casa produz a mesma quantidade de pontos de hora extra, não obstante os preços serem distintos, é importante verificar quais tipos de casa oferecem lucro, considerando que, para muitos jogadores (em especial, os mais novos), só é factível extrair proveito desses itens através do sistema de horas extraordinárias. Para verificar quais casas são lucrativas, apresentamos a seguinte fórmula:

Número de pontos de hora extra (PHE) divididos por 24. O resultado deve ser multiplicado pelo valor de seu salário líqüido (SL), isto é, o valor oferecido pelo empregador com dedução do imposto (taxa de trabalho) pago. Após isso, devemos considerar o valor (V) pelo qual foi adquirida a casa e subtrair o número (R) obtido pela fórmula anterior. Se o resultado final for positivo, teremos lucro (L). Se for negativo, teremos prejuízo (P). Transportando para o caso concreto para fins exemplificativos, com base na imagem três parágrafos acima: meu salário líqüido é de 276,21 BRLs (279 - 2.79). Adquiri a casa por 1200 BRL, e ela rendeu-me 168 pontos.

PHE/24 x SL = R
V - R = L ou P


168/24 x 276,21 = 7 x 276,21 = 1.933,47
1.933,47 - 1.200,00 = 733,47 (Lucro)


Tendo considerado todos os dados até agora, resta passarmos ao próximo passo, qual seja, a ativação das casas. Existem dois meios de fazer isso. O primeiro é através do depósito (página inicial > meus lugares > depósito), onde estarão todos os produtos adquiridos pelo centro comercial, inclusive, as casas.

Deve-se clicar uma vez na casa desejada e, ao aparecer o botão verde de ativação, como na imagem acima, é necessário outro clique e um posterior para a confirmação, a partir do que será descontada uma taxa módica para concluir a ativação (algo em torno de 10 a 20 BRL por operação). O procedimento pode ser repetido tantas vezes quantas casas possuir o jogador. Contudo, é preciso notar que a produção dos pontos de hora extra e a percepção de bônus é SEQÜENCIAL e não simultânea entre casas do mesmo tipo. Isso significa que ativar, a um só tempo, cinco casas Q1 não aumentará sua energia em 250 pontos, mas apenas em 50. Do mesmo modo, ativar cinco casas iguais não gerará cinco pontos de hora extra por hora de ativação, mas apenas um seguido do outro por 840 horas reais (168 x 5). Os bônus e os bilhetes só são cumulativos e simultâneos entre casas distintas.

A outra forma de ativar casas é através da página de sua residência (página inicial > meus lugares > residência). Uma vez direcionado à tela de residência, devemos clicar no terceiro botão disponível na parte inferior da tela (destacado em vermelho na imagem abaixo).

O primeiro e o segundo botão destacado no retângulo vermelho tratam, respectivamente, da página central da residência, já em exibição na imagem acima, e do catálogo de jogadores residentes e suas propriedades na região consultada.

Para estabelecer uma residência, além de ter de estar na região desejada, se exige o pagamento (seta vermelha) de uma taxa que varia em proporção ao tamanho da cidade. Se existirem casas ativas, estas só podem ser transferidas para a nova residência após um pagamento que varia conforme a região: algumas demandam cerca de 20 CC e outras, mais de 150 CC. A escolha de residências pode ser feita com auxílio da ferramenta de busca indicada pela seta violeta.

A seta azul indica os benefícios intrínsecos da residência, os quais (juntamente com o bônus de energia das casas), só são aproveitados pelo jogador quando ele estiver no local de sua residência, podendo permanecer com os referidos bônus mesmo fora da região, mas pelo limite temporal de 30 minutos.

Assim, chegamos efetivamente ao tema da residência, donde surge a pergunta: é indiferente o local que escolho para estabelecer minha residência? A resposta é um claro não, pois os bônus e os custos relativos às residências alteram-se conforme a cidade designada, como poderemos ver abaixo. Porém, antes de adentrarmos no assunto, temos de destacar que existem vantagens em NÃO fixar residência (ou seja, permanecer "nômade"), mas essas vantagens só se comunicam a jogadores com alto poder de força em batalhas, pois consistem em: poder desativar as casas a qualquer instante para lhes dar maior aplicabilidade para lutar. Contudo, nesse caso, a desativação resulta no perda do cômputo da hora/bilhete e a não-fixação de residência impede que as casas durem mais que 168 horas, o que seria possível com os bônus de residência, como veremos em breve.



Anteriormente, assumíamos o padrão de 168 horas de durabilidade (e, conseqüentemente, de pontos de horas extraordinárias) por casa, independentemente da sua qualidade. Agora, visualizamos que podemos aumentar a lucratividade de jornadas múltiplas de trabalho com uma boa escolha da região, preferencialmente aquelas que possuem bônus 20% de durabilidade de casas, o que eleva a quantidade de 168 bilhetes para cerca de 201, por unidade totalmente consumida de casa. Isso representa um aumento muito próximo de dois salários. Dessa maneira, com base no cálculo e no exemplo que apresentamos acima, a mesma casa que antes produzira um lucro de 733,47 CC, produz, numa região com 20% de durabilidade de casas, cerca de 1.285,00 CC.

Com o fim de auxiliar todos os jogadores a maximizarem seus lucros, coletamos uma lista completa com todas as regiões do eMundo que oferecem bônus de durabilidade em 20%. Foram consideradas, para tanto, os proprietários originais dos territórios. Os territórios da América do Sul estarão indicados em negrito, devido à proximidade geográfica com o eBrasil, conciliando os interesses de lucro com as metas de cumprimento de Ordens Diárias (DOs) daqueles que estão alistados em Unidades Militares (MUs) brasileiras, tendo em vista o menor custo de deslocamento.

AMÉRICA DO SUL: Chuquisaca and Tarija - Beni and Cochabamba – Santa Cruz – Pando - Bolivian Altiplano - Norte Chico – Pacifica - Cundiboyacense – Andina – Caribe e Insular – Amazonica – Orinoquia - Paranena - Central East Chaco – Todas as regiões do Peru, exceto Lima - Venezuelan Andean – Central Venezuela – Zulian – Llanos – Guayana – North Eastern Venezuela - Central Western Venezuela. CANADÁ: todas as regiões, exceto Northwest Territories. - EUA/USA: Alabama – Alaska – Arizona – Arkansas - Connecticut – Delaware – Georgia – Idaho - Hawaii – Illinois – Iowa – Indiana – Kansas – Louisiana – Maine – Maryland - Massachusetts – Michigan - Minnesota – Missouri – Montana - Mississippi – New Hampshire – New Mexico – New Jersey – North Dakota - North Carolina – Ohio - Oklahoma – Oregon - Pennsylvania – Rhode Island - South Carolina – South Dakota - Tennessee – Texas – Utah – Vermont – Virginia – West Virginia – Wisconsin - Wyoming. CUBA E MÉXICO: Todas de Cuba. Todas do México, exceto Valley of Mexico.


Sinai – Lower Egypt - North East States. North West States. North Central States. South South States. South West States. South East States - Eastern Cape – Free State – Gauteng - KwaZulu Natal – Limpopo - Mpumalanga – Northern Cape – Western Cape - North West Province.


Albanian Coast – Southeastern Albania – West Srpska Republic – East Srpska Republic - Brcko District - Federation of BiH – Istria and Kvarner – Northern Cyprus – Western Finland – Oulu – Eastern Finland – Aland - Todas as regiões da França, exceto Paris Isle of France e Pays de la Loire - Todas as regiões da Alemanha, exceto Mecklenburg-Western Pomerania - Algarve – Madeira – Alentejo – Norte – Centro - Sudovia - Central Black Earth - Eastern Siberia – Far Eastern Russia – Northern Russia - North Caucasus - Leningrad Oblast – Volga - Kaliningrad - Singapore City – Todas as regiões da Eslováquia, exceto Bratislava - Slovenian Littoral - Lower Carniola - Upper Carniola - Inner Carniola – Andalucia – Aragon – Asturias – Basque Country – Cantabria - Castilla y Leon - Extremadura – Galicia – Navarra – La Rioja - Valencian Community - Castilla La Mancha - Canary Islands – Balearic Islands - Todas as regiões do Reino Unido, exceto London - Todas as regiões da Itália, exceto Sicily - Todas as regiões da Ucrânia, exceto Dnipro e Donbas - Todas as regiões de Noruega, Armênia, Suécia, Irlanda, Áustria, Dinamarca, Estônia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Holanda, Letônia, Montenegro, Bélgica, Rep. Tcheca e Suíça.

ÁSIA E OCEANIA: New South Wales - Queensland - South Australia – Tasmania – Victoria - Western Australia - Northern Territory – Lesser Sunda Islands – Maluku Islands - Kerman Province – South Khorasan – Razavi Khorasan – Esfahan – Yazd – Semnan – Fars – Hormozgan - Southwestern Iran - Northwestern Iran - Mazandaran and Golistan – todas da regiões da Índia, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Filipinas, Paquistão, Malásia, Tailândia, Arábia Saudita, Coréia do Norte e de Israel – Hokkaido – Tohoku – Chubu – Kinki – Chugoku – Kyushu – Shikoku – Todas de Taiwan, exceto Northern Taiwan – Eastern Anatolia - Todas as regiões da China, exceto Sichuan e Beijing.



A lista apresentada imediatamente acima pode, naturalmente, desatualizar-se, já que, a partir do 50º residente, o bônus de durabilidade de casas cai de 20% para 10% ou até mais, a depender do número de habitantes. Todavia, com a baixa participação e alta evasão experimentada pelo jogo, evidenciadas pelo notável despovoamento em mais de três quartos das regiões do eMundo, os dados tendem a manter-se úteis por tempo razoável. Ademais, pedimos que, antes de estabelecer residência em uma das regiões indicadas, confiram se o bônus permanece no mesmo patamar e se não já está perto de atingir o limite para mudança de percentual, de forma que, ainda que a região apresente 20% do bônus discutido, mas tenha 49 residentes, o patamar será rebaixado com sua entrada no local.

Outras observações importantes: casas não podem ser enviadas de uma conta para a outra, podendo ser adquiridas apenas pelo centro comercial. Entretanto, isso não impede que o comprador negocie, em privado, com os produtores de casas, combinando um preço menor/descontos para grandes compras.











Atenciosamente aos caríssimos leitores,

Ereschkigal.