BRASIL, DE VOLTA AOS VELHOS TEMPOS?

Day 2,728, 12:06 Published in Brazil Portugal by iTHOR

__________________________

Bem, já fazia algum tempo que eu queria voltar à mídia.

Após meu abandono da carreira política (que me cansava) e foco apenas no módulo militar, resolvi voltar ao módulo jornalístico, que confesso é um dos que mais gosto.

Tenho refletido freqüentemente sobre a atual situação do eBrasil e por isso resolvi escrever este artigo sobre ela.

Ao meu ver, temos melhorado muito como comunidade e vou falar por quê.

Sei que temos divergências claras no campo político, porém vejo que em termos gerais as regras da comunidade para o bom convívio têm sido respeitadas por todos.

Até mesmo a ditadura implantada pelo Plato, que me fez temer golpes internos e grande instabilidade política, parece que foi absorvida pela comunidade e o trabalho vem sendo bem feito, com estabilidade política interna e proteção contra ataques externos (tentativas de TO).

Neste mês de maio completamos um ano da última grande mudança diplomática do País. Em maio de 2014, após nove meses apagados, sem Congresso e com a moral da população muito baixa, resolvemos entrar em acordo e deixar a Sirius, nos aproximando dos até então inimigos e formando a base para o que hoje a aliança Asteria.


Brasil em Maio de 2014

A resistência interna para a mudança não foi tão grande, visto que não haviam muitos argumentos para discordar da triste situação militar, diplomática, econômica e política que vivíamos.

Após um ano, podemos notar que o Brasil finalmente se estabilizou, nossa comunidade foi aos poucos se tornando mais ativa, nossos novos aliados nos demonstraram apoio sempre que precisamos, nossos bônus já não são mais problema e nosso dano vem crescendo consideravelmente, colocando novamente o Brasil em uma boa posição diplomática perante todo o mundo (avançamos da posição 24-25 no ranking semanal de dano para 13-14 nos quatro últimos meses).


Brasil, Maio de 2015

Ainda não temos o mesmo poder de glórias passadas, principalmente por causa das nossas divisões mais baixas, mas se continuarmos nesse ritmo poderemos chegar próximo daquilo.

Após aquela trágica ruptura que tivemos em nossa comunidade após o primeiro MPP com a Espanha em 2012, tudo parecia perdido. Os novos aliados da época não pareciam confiáveis, nossa comunidade rachou completamente, tivemos tanta instabilidade interna que não sabíamos se os problemas estavam nos novos aliados ou em nós mesmos.

Na época éramos um país de grande valor no jogo, com um ótimo dano, principalmente em relação à América do Sul, onde tínhamos um grande protagonismo que refletia pelo mundo todo por causa do nosso prime time privilegiado. Mas isso tudo mudou com a ruptura diplomática e a guerra interna que se instaurou a partir disso.

O Brasil ruiu e realmente parecia não ter volta.

Mas qual o fator que realmente determinou essa nossa retomada?

Na minha opinião os nossos atuais aliados, principalmente CUAP (Colômbia, Uruguai, Argentina e Portugal) são dos aliados com maior valor no jogo. Podem não ser os que tem mais dano, mas costumam ser extremamente leais nos campos de batalha.

Em maio do ano passado, na nossa mudança de status para pró-CUAP, entramos praticamente como vassalos desses países, principalmente da Argentina. Estávamos fracos em todos os sentidos e dependíamos dos outros para sobreviver. Porém o apoio dado por todos realmente nos fez andar a frente.

Outro ponto marcante foram novas lideranças que surgiram em nossa comunidade, vejo pessoas como o Mr. Indigo, Nikola Tesla (Pinky Freud), iKardos0 e Gunner como players com grande capacidade de entender a mecânica do jogo e agregar isso para a comunidade. Foram os primeiros a entender que o novo módulo militar era determinante para as relações diplomáticas e que o entendimento dele também era crucial para o bom andamento do módulo político (e da manutenção das boas relações internas).

Com a volta dos antigos aliados e com as lideranças renovadas, o Brasil conseguiu respirar e retomar o crescimento.

Graças a essas melhorias velhos jogadores voltaram a jogar, novos grandes jogadores têm surgido e antigas rivalidades vêm sendo colocadas de lado pelo bem do País.

Cada player tem contribuído com o País da sua maneira e é isso que pode tornar o Brasil novamente protagonista no Erepublik.

Mesmo com o jogo tendo se tornado mais individualista e focado nos gastos financeiros RL, uma comunidade que sabe se entender e se fortalecer pode vencer as dificuldades e tornar um país realmente forte.

Também se investirmos mais nos novatos, com mais oportunidades de inseri-los de modo satisfatório no módulo militar (que traga diversão a eles), podemos dar um segundo passo no crescimento do País, nos consolidando como força militar de respeito.

E espero que consigamos seguir nesse caminho, sempre melhorando, renovando, lutando e se divertindo, pois tenho certeza que no final das contas a diversão em comunidade é o que todos os jogadores buscam no Erepublik.

Até mais!

AngelluS.