As Alianças Militares em um Mundo Multipolar

Day 1,779, 18:43 Published in Brazil Brazil by Dio Maza





Já tivemos muitas Alianças Militares entre países aqui no eMundo. Estávamos acostumados com a polarização Peace x Atlantis, Phoenix x Eden, One x TEden. Agora estamos vivenciando uma nova geopolítica em que o inimigo do nosso amigo não é necessariamente nosso inimigo. A briga de nossos aliados não passa a ser nossa, pois muitas vezes são dois amigos que estão brigando, eles é que são inimigos entre si.






Hoje se diz que o eMundo é multipolar, ou seja, são diversos grupos menores (ou minialianças) em que cada um busca seu melhor interesse. Dentro dessas entidades, também não existe uma unidade de pensamento como outrora. A irmandade entre países como se falava na era bipolar hoje não passa de mera retórica.








Bom, mas o que tudo isso afeta em minha vida?



Você já deve ter assistido ao filme Uma Mente Brilhante ou lido sobre John Nash, matemático que aprimorou a Teoria dos Jogos. Foi uma notável contribuição na economia que influenciou muitas outras ciências. Isso pode ser resumido da seguinte forma:

Em um ambiente com diversas pessoas com seus próprios interesses individuais, cada um busca o melhor para si, mas sabem que há interdependência de suas ações. O que é melhor para um, não é necessariamente pior para o outro. Um não precisa perder para que o outro possa ganhar. As estratégias precisam ser pensadas de maneira que as ações dos outros irão afetar também os meus resultados. (jogos de soma não-zero)




Ainda não entendi o que isso afeta nossa vida! :/








A Aliança CTRL, Seu Mané! Por que Polônia, Espanha, Estados Unidos e Brasil estão se unindo militarmente se permanecem ajudando países que são inimigos nas batalhas? Por que metade da CTRL luta pela China e metade pela Sérvia? Ora, porque não existe mais um único interesse em jogo.
Os brasileiros e americanos podem continuar sendo amigos da China, Croácia e Argentina. Podem cuidar dos seus próprios interesses. Porém, o eMundo não existe mais em dois pólos. Os polacos e espanhóis podem ter seus amigos sérvios. O que une a CTRL não é uma irmandade, não existe um pensamento mágico e sim um interesse racional e pragmático bem claro: se afastar de aliados problemáticos e principalmente ter autonomia econômica e diplomática.








Ah, entendi, então agora com o fim da TERRA e da ONE, tudo virou poeira? Não!








O eMundo possui diversas alianças militares menores e mais fracas. A EDEN continua existindo, mas com menor força e vigor de outras épocas. A CoT foi formada pela Bulgaria, Chile e outros países menores. Leia mais sobre todas as alianças existentes aqui na Wiki.



A questão é que permanecem havendo contradições entre os MPPs. Os aliados seguidamente se encontrarão ajudando outros amigos em lados opostos. Isso não significa traição ou quebra de confiança.



Penso ser uma postura mais madura dos países da CTRL lidar com essa visão multipolar de forma mais escancarada, sem fomentar aquela ideia mais inocente de brotherhood tanto falada pela EDEN e que desmoronou rapidamente na medida em que os países se viam desassistidos militarmente.







A postura revanchista da EDEN em querer aplicar um Golpe de Estado (PTO) no Brasil e nos Estados Unidos mostra que ela não sabe lidar com o fair play de manter o combate dentro campo de batalha, pois está se utilizando das cidadanias que lhe foram concedidas anteriormente por confiança e de boa-fé na época em que os dois países eram seus aliados.



Para concluir, entendo que essa visão multipolar do eMundo tende a se consolidar na medida em que os países menores forem entendendo que a dança das conquistas e reconquistas entre as nações pode ser mais lucrativa se todos forem potencialmente neutros e conversarem entre si. Os conflitos existirão e serão tratados e combatidos pontualmente. Haverá menos emoção? Não sei, mas com certeza será mais complexo e mais estratégico.






Espero que tenha gostado do meu artigo. Já votou nele? Já assinou meu jornal? Nesta sexta-feira, sugiro o voto no LeviIII para Presidente do eBrasil.






Thordilho.