[Portugal Unido - Artigo Nº657] - Raw: Tecido empresarial português

Day 4,770, 10:04 Published in Portugal Portugal by Alvaro Cunhal


Olá muito boa tarde a todo o país e regiões autónomas dependentes do orçamento de estado continental.
Bom, aqui à uns dias eu comentei com a malta no telegram algumas preocupações sobre o futuro económico e politico do país e acho que poderá ser útil colocar estas ideias em artigo de modo a que outros jogadores possam as ler e percebermos se isto faz sentido e se são preocupações legitimas, a mim parece-me.



Reparemos nos impostos provenientes pelo WT. Praticamente o mês de Novembro muito se assemelha ao de Dezembro, o mês de Novembro foi de facto um mês de subida do valor calculado, quais as causas? Alguém investiu em fábricas ou alguém trouxe para cá empresas? Ou simplesmente começou a produzir? Não faço ideia. Terá o pessoal aguardado pela Black Friday para evoluir as empresas e mova-las após o fim do evento? Terão havido ocupações de países? Houve ... mas praticamente são os mesmos de hoje. Não vos sei responder.

Aquilo que sei é que o imposto por cada dia de trabalho sobre vertiginosamente. Reparem.



Não é um bom gráfico para perceberem as incidências diárias. Mas reparam na quebra que corresponde à demolição das minhas raw q5 porque o imposto pago é extremamente alto para a sua rentabilidade.

Exemplo prático:

11 dias atrás paguei: 2828
Hoje: 2924

Acho que comprei 4 empresas de raw devido a não ter o suficiente por causa da poluição para as Q7 de armas.

Vejamos, tenho 154 e teria 150 à 11 dias.

Significa que o imposto era de 18,85 por empresa e hoje 18,98.
Como o estado devolve 20% são cerca de 3,77cc e 3,80cc de retorno.

O lucro de uma produção de Q5 raw é de 4,22 (produção) x 13,40cc = 54,55 - 18,98 = 35,52 lucro

Ou seja, o imposto é de quase 1/3 do lucro ... (36% ) Em cada 3 empresas de raw, 1 é de imposto. Com tendência a aumentar ligeiramente diariamente. E reparem que as raws estão acima dos 13cc o que não tem acontecido no último mês. Se fosse a 11cc por exemplo viamos que o lucro era de 44,42 lucro menos os 18,98 = 25,44 de lucro ou seja menos 1/3 quase do lucro em sí ... e significa que o imposto passa a ser de 43% ... quase metade do lucro.

Não sei se estão a perceber onde quero chegar. É que se não tivermos um plano sustentado de apoio a quem ainda produz ... vamos ter menos produtores. Para não falar dos que podem ter saído do país. Mas desses não falo ... muito menos meter empresas em espanha ... acho uma vergonha.

Outro assunto importante é o plano nacional de relocalização de empresas. Acho que o governo deveria se preocupar com isso, caso contrário vamos ter empresas em zonas de TW's. Nem que seja um artigo a indicar onde colocar e onde não colocar.

Como o artigo está longo, despeço-me e fica o desejo de um próximo artigo mais explicativo.

Resumo:

- Pensar a devolução do WT para raw's. (poderia passar com uma devolução fixa e uma variante de acordo com o preço da raw).
- Explicitar onde colocar as fábricas com vista ao interesse "nacional" de TW's.
- Travar a fuga das galinhas (digo, empresas).