[JG] Análise do contexto político eBrasileiro

Day 3,904, 11:42 Published in Brazil Portugal by Sir. Policarpo Quaresma


“Ousem avançar e encontrar novos pontos de vista”

Olá, amigos!

Estive um tanto pensativo, durante as últimas semanas, sobre o que seria um bom assunto para um artigo. Minha principal área de atuação no jogo é a jornalística, com algo de produção de comida e um ensaio de aviação, no módulo aéreo. Como não sou expoente nem na economia, nem na guerra, o que me sobra para falar com o mínimo de propriedade? A política? Talvez:

Desde minha entrada ao jogo o módulo político me deslumbrou. De lá para cá, muitas coisas mudaram na minha RL, mudando também meu entendimento sobre a função do Estado, dos sistemas políticos e burocráticos. Isso me distanciou um pouco do módulo aqui no jogo e permitiu, desde minha saída da Arena, vislumbrar de outro ângulo o cenário que atualmente temos no eBrasil.

Contextualizada minha situação, apresento breve análise, que poderá se estender a mais artigos, sobre alguns detalhes da política eTupiniquim:



Polarização

O óbvio. Nossa comunidade vive uma polarização ideológica. Não me atenho a analisar os motivos que levaram a esse acontecimento. Creio que isso já foi e vem sendo discutido sem que se tenha chegado a um consenso.

O que chama atenção é que esta polarização é liderada, atualmente, por figuras antigas da comunidade. Entre os nomes que lembro: King BR, Bonna Mafia, Darth Claudio, SEP II, Dio Vigon e Nino. Na verdade, esses são os que mais protagonizam embates e discussões políticas. Deixo claro que não faço julgamento sobre a moralidade ou não dessa “militância”. Apenas ressalto que a polarização existente envolve, principalmente, esses personagens.

Entre esses nomes, os lados estão assim demarcados: De um lado, Darth Claudio, da Arena. Os demais estão distribuídos em agremiações notoriamente organizadas e com amplo poder militar e econômico (PIB, PM, Nerd e Fênix), mas que são equilibradas pela opulência política da Arena (um dos partidos mais numerosos do eMundo).

Jovens x Antigos

Destaquei que os líderes são, normalmente, jogadores antigos. Mesmo sem ter controle sobre isso, a atuação deles na esfera pública (artigos, comentários, posts no mural) influencia notavelmente a ação dos novos, ou não tão antigos, eRepublikanos. É algo instintivo. Para ser melhor aceito em um grupo, se acaba emulando alguns comportamentos. E isso vem acontecendo há um bom tempo na nossa comunidade. Claro que isto não é uma máxima. Afinal, cada indivíduo tem suas peculiaridades.



Partidos

Com esse contexto, a linha adotada em cada partido gera uma sensação de guerra civil por muitos momentos, seguida de hiatos com baixíssima atividade. Tal fato é lastimável, já que todas as agremiações citadas têm um grande potencial. Há grandes e solícitos jogadores em cada partido político. Isso pode ser comprovado pela interação em zonas neutras, como a do projeto Alcateia. Temos uma comunidade com potencial e com bons cidadãos em todos os espectros ideológicos.

Conclusão

Não tenho ilusões. Este artigo não tem a pretensão de promover união na comunidade. Apenas tem por razão organizar um pouco as ideias do jornalista. Nos próximos textos, o objetivo será analisar separadamente a atuação de cada um dos principais partidos eBrasileiros, destacando suas individualidades e características.

Saudações do Policarpo!



Colírio para Nerd