[Bitorino] Sobre babybooms e recepção a novatos

Day 1,751, 04:10 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


Caros portugueses,

Nos últimos tempos, mais do que era usual, temos visto inúmeros portugueses empenhados na promoção de um babyboom, de um crescimento sustentado da população portuguesa. Criaram-se até importantes, e interessantes, medidas e estratégias de "captura" de novos membros.



Mas será que apenas estas iniciativas chegam?
Naturalmente não. Da experiência que tenho tido, por via do spam que faço do meu referrer, cerca de 85 a 90% dos jogadores que entram no eRepublik não passamo dos zero experience points.
Explicações para isto? Provavelmente o design pouco atractivo do jogo, sem aqueles gráficos todos xpto que vimos em alguns jogos de internet.

O que sucede aos outros 10 a 15% então?
Bem, uma pequena franja continua a jogar e acaba por "viciar-se" no eRepublik.
Contudo, há uma grande percentagem dos que jogam algum tempo que acaba por desistir devido a um jogo pouco atractivo nos primeiros níveis. Podemos criar os programas de recepção a novatos que quisermos que dificilmente conseguiremos captar mais jogadores do que os que actualmente captamos.



Mas há, no meu entender, um outro problema, ainda mais grave e que contribui, muitas vezes, para que alguns jogadores desistam.
Trata-se da suspeita constante que logo é colocada sobre um novato que saiba alinhas meia dúzia de palavras com um mínimo de coerência.

Ainda nos últimos dias me deparei com isso. Sem mais nem menos, uma figura da nossa comunidade dispara isto num comentário:


Não satisfeito, no dia seguinte, faz isto:


Eu confesso que não sei por que motivo esta figura faz isto. Ainda para mais quando, há uns meses, se queixava de pender sobre ele a suspeita de ser um clone do Helder Medeiros e que, por estar na MU onde estava, estava sempre sob suspeita de ser um clone.

Mas confesso que, cada vez mais, estas situações me aborrecem de sobremaneira. Porque esta constante suspeita sobre novos jogadores apenas contribui, dia após dia, para que eles se cansem e se vão embora.
E depois andamos todos a chorar que nos faltam jogadores, que precisamos de mais gente e que temos de crescer como comunidade.

Acho que precisamos de para todos para pensar um pouco nisto e procurar perceber se é mesmo assim que queremos fortalecer a comunidade.

Têm suspeitas de determinado jogador? Criem um ticket e façam denúncia aos administradores. Se tiverem razão, mais cedo ou mais tarde os prevaricadores acabam por ser banidos.
Se a denúncia for infundada, escusamos de hostilizar um novato.

Aprendam, se quiserem, com alguém arrependido por já ter cometido alguns destes erros no passado.

Abraço a todos. Ao vosso dispor,

Bitorino