Vinho do Porto

Day 5,227, 05:48 Published in Portugal Portugal by Mr Sidonio
Que tipo de vinhos do porto existem?

Após passar um dia na Quinta da Pacheca, continuo sem gostar de vinho do Porto, mas aqui segue um breve resumo:


Vinho do Porto Ruby

O vinho do Porto Ruby tem uma tonalidade avermelhada. Este vinho envelhece, apenas, entre 2 a 3 anos em pipas de carvalho. Uma vez que não há um grande contacto com a madeira e a oxidação é baixa, o vinho do Porto Ruby preserva, precisamente, o paladar original. Este é, assim, um vinho frutado e jovem, com travo a frutos silvestres e de sabor intenso. Como a sua capacidade evolutiva não é muito grande, deve ser aberto entre 3 a 5 anos depois de engarrafado.


Vinho do Porto Tawny

O vinho do Porto Tawny, após o envelhecimento nas pipas de carvalho (entre 2 a 3 anos) é transferido para barricas de carvalho francês. Consequentemente, e por ter um maior contacto com a madeira, envelhece mais rapidamente. E, ao contrário do que acontece com o Ruby, sofre uma elevada oxidação pelo que apresenta um sabor mais complexo a frutos secos, como figos ou nozes. Também a sua cor é bastante mais clara do que a do Ruby. Assim, este é um vinho menos intenso e mais doce, onde se nota a presença da madeira. Também opostamente ao Ruby, a capacidade evolutiva do Tawny é elevada, podendo envelhecer em garrafa durante décadas. Este é um vinho mais doce e aquele que reúne mais fãs dentro do público jovem


Vinho do Porto Vintage

o vinho do Porto Vintage é um vinho único, apreciado em todo o mundo e que resulta dum lote de vinhos considerado excecional e que, depois de um ano e meio passados sobre a Vindima, é submetido à apreciação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Se, e segundo o Regulamento, contiver “características organoléticas de excecional qualidade, for proveniente de uma só vindima, retinto e encorpado e tiver aroma e paladar muito finos”, o vinho é aprovado como Vintage. Nem todos os anos se produz um Vintage.
Este longo potencial de envelhecimento (mesmo na garrafa de vidro) que lhe é permitido resulta da utilização de uvas complexas e concentradas na sua produção. De cor muito intensa, rico em taninos, encorpado e forte na sua estrutura e intensidade, é engarrafado sem ser submetido a qualquer tipo de filtração. Inicia-se com tonalidades de violeta escuro e a cor tinta vai tornando-se mais clara à medida que envelhece, até se tornar num robusto tom acastanhado. Com aromas a fruta no início, estes permanecerão sempre, independentemente do seu amadurecimento, juntando-lhe ainda toques de aromas a compotas e a frutas secas à medida que envelhece.


Vinho do Porto Late Bottle Vintage

O Late Bottled Vintage, ou LBV, foi desenvolvido como uma alternativa de alta qualidade ao Porto Vintage mais bem supra descrito, dirigindo-se a um consumo mais imediato e em ocasiões mais informais.
Tal como o Vintage, o LBV provém de vinhos de excelente qualidade de uma só colheita. Contudo, enquanto o Vintage é engarrafado dois anos após a vindima, o LBV é deixado por mais tempo no tonel de madeira e engarrafado apenas entre o quarto e o sexto ano após a vindima. Em bom rigor, o LBV é um vinho que não atinge a capacidade e a excepcionalidade para se tornar um Vintage, pelo que fica a envelhecer em pipas, sendo comercializada a valores muito dispares quando comparado com um Vintage.

Toca a saber o que beber.