O Escolhido - Eikke

Day 2,716, 14:04 Published in Brazil Brazil by Hugan

Editorial

Como prometido (apesar de atrasado) aqui estou eu com uma entrevista com um dos meus jogadores favoritos! Espero que gostem da entrevista e participem do tópico sobre a série O Escolhido no forum.

Eikke já foi 11x Ministro da Educação e foi responsável por uma verdadeira revolução educacional no eBrasil.



- Você é bem conhecido e respeitado pelos diversos projetos educacionais no eBrasil, mas fale um pouco sobre a sua vida fora do jogo.
Lamento, linduxo, mas não vou misturar a RL com o jogo. Já me ferrei uma vez por causa disso.

- Quando e como você conheceu o jogo?
Num babyboom feito no blog insoonia (ou foi no sedentário & hiperativo, não lembro), em 2010. Entrei, vi como era e achei uma merda. Depois de um tempo, vi um aviso no email e lembrei do jogo. Depois que fiz a AMAN e entrei nos PQD, comecei a jogar mais frequentemente. Só em 2012 que me interessei em aprender o que há por trás dos bastidores. Não saí mais.

- Qual o momento mais marcante para você na história do eBrasil?
ODIN alcançando o top1 do eBrasil, com babyboom próprio, com partido todo envolvido, criando tutoriais, recepção aos babys, projetos e mais projetos bombando.

- Quais jogadores foram sua inspiração no início da sua trajetória no eRep?
Impossível não citar o Ryan Cullen. O cara é um gênio em criatividade, aprendi quase tudo observando e trabalhando com ele, a sua dedicação e interesse era algo invejável. QUase todos da minha geração tiveram o Ryan como exemplo.

- Quais projetos você desenvolveu no Ministério da Educação desde que assumiu? Conte um pouco sobre eles.
Minha história no MdE vem desde 2012, em outra conta. Criei naquela oportunidade o ENeB (Exame Nacional do eBrasileiro), que me gabaritou pra ser ministro, ao lado de MAV e And-Galo. Participei da criação do EDUCA (inicialmente chamado de PNT - Programa Nacional de Tutorado), ao lado do JuliusEhNozes e Carol do Cerrado e no desenvolvimento do Guia do eRepublik com a MAV. Como Eikke, criamos o Portal da Educação, reativamos o EDUCA e a UeF, que passaram a ser gerenciadas pela AEBRA - Autarquia Educacional. A ultima criação foi o site do Guia (www.guiadoerepublik.wordpress.com), um presente nosso pro MdE continuar prestando esse serviço de assistência e consultoria para os novatos.

- Como você ingressou na política e como foi seu primeiro contato com o ministério da educação?
Ajudando o ODIN nas eleições do Congresso, quando ainda era por região e o voto era no candidato. Gostei demais da forma de coordenação e busquei conhecer melhor como era um partido. Comecei criando atividades pros membros, as Olimpiadas Odinudas. AO desenvolver um exame pra novatos, inspirado no ENEM, apresentei ao CP na época e este me convidou ao MdE. Desenvolvi esse projeto e fui convidado a integrar a equipe do MdE, onde aprendi a organizar e gerenciar o ministério com a grande chefe MAV Brasil. A filosofia de trabalho daquela época eu trouxe de volta, desde meu retorno ao jogo e vem sendo mantida pelos ministros que aqui passaram.

- Muitos jogadores sonham em se tornar presidente, essa é ou já foi sua ambição no jogo?
Não, não é ambição minha. Não tenho o perfil. Não entendo de economia, não entendo de diplomacia, não entendo de estratégias de guerras no jogo. E pela minha rotina RL, não teria tempo (nem abriria mão dele) pra ser CP.

- Você conquistou algo raro no eBrasil que é a independência política de um setor (Educação), você acha que outros setores tem capacidade de conquistar esse tipo de independência?
Não entendo a forma de trabalho dos outros ministérios. Mas acredito que os outros sejam dependentes do CP, da política tomada pelo gabinete. Educação não tem essa necessidade, ela tem apenas um objetivo: criar meios de informar os novos jogadores, atualizar e criar tutoriais pra facilitar o jogo dos cidadãos. Isso independe de política. Acho que o MdC pode criar esse perfil, mas mesmo assim ele tá muito ligado as ações do presidente e do andamento da diplomacia.

- Qual sua visão hoje sobre a Educação no eBrasil? O que deve evoluir e como a população em geral poderia contribuir com melhoras?
Estagnada. O MdE, mesmo com força reduzida, continua prestando seu serviço. Mesmo assim, depende dos outros pra que seu trabalho chegue aos mais novos, que o povo saiba recomendar o Guia, ensinar os carinhas a procurar o que quer saber. A procura e participação no EDUCA também está bem baixa, o novato quando entra pouco interage e a maioria morre ainda dentro do programa. Depender apenas do que o governo oferece na educação é complicado, se não houver cooperação. Muitos cobram, poucos se prestam a ajudar. Na minha visão, os grupos do jogo (partidos, MUs) deveriam complementar a parte do ensino. ALguns tem suas escolinhas, mas não suprem a demanda, pois muitos chegam a nós com muitas dúvidas.

- Como você vê o futuro da Educação no eBrasil?
Não tenho como prever o futuro. Estou me aposentando neste mês, espero concluir aquilo que me comprometi. Uma coisa foi o site do Guia, que já foi lançado. Depois, quero encontrar (o quanto antes) um substituto que saiba levar o MdE, que mantenha o nível ou melhore ainda mais.


Eikke sendo homenageado por um dos líderes do CAT

- Você já sobreviveu a algumas mudanças do eRep, qual você considera a mais prejudicial?
Essa da ditadura é uma merda. Desestabiliza o país, abrindo espaço pra jogadores de fora possam lascar com o jogo alheio. Nós estamos sabendo lidar com isso, mas até quando? Até quando os egos vão sobressair sobre os interesses nacionais? Não gostei tb da mudança da eleição do congresso, pra votar no partido. Era melhor e mais emocionante as eleições por região. Tinha mais perigo, mas era mais legal.

- Já pensou em parar de jogar devido a tais mudanças?
Por estas mudanças, não. Já pensei pelo cansaço, pelo fato de um jogo (que deveria ser diversão) estar virando um trabalho, com obrigações. Um dia eu consigo.

- Nota-se que o módulo militar não te anima tanto, você sente saudade de módulos passados?
Nunca me animou. Só comecei a lutar mais e treinar pq o Mr. Indigo investiu em mim, no programa Super Hue. Sou grato a ele por toda a ajuda e quando eu deixar essa bagaça, vou devolver o maximo daquilo que ele me deu.

- De quem você sente falta no jogo?
A lista é grande... Ryan Cullen, Roger-Myr, Fratini, Volpi, Elesig, Kush, Masashi Kishimoto, Mazarino, Trautmann K, Ayato, MAV Brasil, Bozolation, Kisk, Carol do Cerrado, JuliusEhNozes, JCMDias, Major Henry... Muita gente bacana saiu ou ficou 2 clicks.

- Você pretende um dia se aventurar em outras areas da política ou do jogo como o módulo militar?
Não, vou continuar focado no social mesmo. Até abusar e finalmente sair desse vício.



O próximo entrevistado já foi escolhido e a partir dele teremos uma nova forma de seleção para os entrevistados. Aguardem!

Até mais,
Hugan