Futuro dos Jornais e eJornais (Missão Jornalista 3/3)

Day 3,037, 04:33 Published in Portugal Portugal by Hediondu

Boas,
Enquanto que no eBrasil, ou mesmo aqui, em tempos, se discute, ou se discutiu, uma forma de se criar um sistema de pagamento por votos para que um determinado jornal fique no top5, e assim, mais pessoas o possam ler, assistimos, de forma mais frequente, um generalizado abandono desta forma de comunicação.

É curioso pensar que em tempos, o jornal escrito era a principal fonte de informação, onde esta era escrutinada e pensada, se podia e pode ler diversas opiniões de pessoas importantes, nos mais variantes domínios.

Mas o preocupante não é apenas aqui, no mundo do erepublik, mas também por se verificar na RL onde existe uma queda acentuada nas publicações escritas, estando algumas, como o Diário Económico (que também tem um canal) em dificuldades económicas. Noutros, como o JN e o DN ou mesmo o Publico, não fosse o capital injetado pelas suas holdings (Capital angolano no Grupo Media e a SONAE) estes títulos, alguns com quase 150 anos (DN) estaria em risco.

Depois temos os casos bizarros do Correio da Manhã, que se materializa num canal bizarro que é a CMTV, que segue o modelo britânico do "drama, o horror", o que vende!

E por fim, o caso do Observador, jornal online, que segue uma linha, assumida, de direita, distorcendo assim, algumas das notícias que dali advêm e o seu público alvo.

E já agora, o que pensas do jornal? Haverá futuro? Ou está condenado à evolução natural?