Actualização Global (Liaoning, eAustralia e muito mais) [Edição Portuguesa]

Day 941, 09:12 Published in Portugal Portugal by S.Ribeiro
4ª Edição, dia 941 do Novo Mundo

Parece que todas as estratégias que a Phoenix tem planeado nestas últimas semanas foram finalmente postas em prova. Como foi descrito na Edição Especial anterior, a eHungria e a eFrança conseguiram conquistar Rhone Alps e Aquitaine respectivamente. No entanto, é de notar que nem uma aliança nem outra gastaram muitos dos seus recursos nestas regiões. Previa-se que um ataque maior viria. E esse ataque veio:

Uma invasão Chinesa à colónia Sérvia de Liaoning.


Exército Popular Chinês, preparando-se para ocupar Dalian, o importante porto de onde todo o ferro Sérvio é exportado para fora da sua colónia em Liaoning

Esta batalha foi de proporções épicas, contando com um tanking muito forte da EDEN que reduziu a wall até -800k nos minutos iniciais. No entanto, as tropas da Phoenix, unidas e com a moral em alta graças às suas duas vitórias na França lançaram-se à defesa desta região, expulsando os atacantes. Este dia marcou a destruição da superioridade económica que a EDEN retinha em relação à Phoenix, equilibrando assim a balança entre estas duas alianças.


Soldados Sérvios, procurando desertores chineses num edício em Shenyang, capital de Liaoning

O Futuro da eFrança

A eFrança, recuperando a região de Aquitaine rica em high wood, (que crescerá em importância quando vier a V2), irá poder utiliza-la para revitalizar a sua economia. Como prova de gratidão, convém referir que arrendaram à eHungria a região de Rhone Alps, durante um prazo “inegociável” de 3 meses.

No entanto, isto criou grande desconforto no seio da Entente, uma vez que a eItália há um mês atrás, propôs-se a gastar uma grande quantidade de ouro para libertar os Alpes, pedindo para poderem manter esta região por uns meros dois meses, para compensar os gastos da batalha. A França recusou este acordo, coisa que neste momento não fez com a eHungria. Além disso, segundo a eItália, nem este país, nem qualquer outro da Entente foi sequer avisado da operação conjunta da eFrança e eHungria. Assim, o seu exército nem sequer participou nestas batalhas.

Alguns italianos pedem a demissão da eFrança como membro da Entente, enquanto que outros pedem para ser a própria Itália a abandonar esta aliança “fantasma”. O Global Moustache acompanhará os desenvolvimentos entre estes dois países que sempre partilharam uma grande e profunda relação de amizade neste jogo.

O porquê do desastre da EDEN?

Na Espanha, país altamente prejudicado pela perda das suas regiões autónomas na França, são muitos aqueles que tentam procurar culpados para o mais recente desastre da EDEN. Alguns acusam a EDEN de ter preferido abandonar um aliado, apenas para tentar reconquistar uma região Chinesa (convem lembrar que, apesar de ser aliados, a China não faz parte da EDEN, ao contrário Espanha). O facto é que, a EDEN pouco ou nada fez para defender Aquitaine e Rhone Alps.


Campo refugiado em Rhone Alps montado para dar apoio a um grupo de cidadãos espanhois que não conseguiu abandonar a região. Como este, existem centenas espalhados pela nova província eHúngara.

A estratégia da EDEN consistiu em esperar que, com o ataque a Liaoning, a Phoenix colocasse como sua prioridade a defesa da eSérvia, abandonando a eHungria e a eFrança à sua sorte. Estratégia essa que falhou miserávelmente, uma vez que a EDEN espalhou o seu poder de fogo por todo o mundo, enquanto que a Phoenix o concentrou onde era necessário.

Muita gente refere que, outro grande culpado da derrota brutal de Espanha foi o próprio governo espanhol. Confrontado com estas críticas, o governo desculpou-se, referindo que a Espanha é mais fraca que a Hungria e assim não poderia conter o exército deste país, lutando ao mesmo tempo contra a França. Realmente, os enviados do Global Moustache poderam assistir ao pânico do governo espanhol, enquanto alternavam as suas ordens do dia, quer pedindo para atacarem os Alpes, quer mudando de ideias e pedindo a toda a população para se concentrar na Aquitaine, após considerar os Alpes praticamente perdidos. Perdidas as duas regiões, o governo deste país pediu para o povo espanhol se vingar da Phoenix, privando-a de Liaoning… e vimos o resultado.


A imagem que melhor descreve o estado de espírito eEspanhol

A eAustrália declara guerra na eIndonésia

Ontem, na pior das alturas (em que a EDEN havia sido derrotada em eEspanha e esforçava-se ao máximo para conquistar Liaoning), a eAustrália anunciou nos meios de imprensa eIndonésios, uma declaração formal de guerra.

Segundo o governo deste país, a eAustralia foi sempre uma vítima da agressiva e beligerante política externa eIndonesia que apenas vê a eAustralia como um território a ocupar. O governo também afirma que a Indonesia tem tentado atingir esse objectivo, recorrendo sempre aos métodos mais sujos para o conseguir, como é o caso dos sucessivos PTOs que a eIndonésia tem tentado impor na eAustralia, ou o “uso do seu desejo de paz como arma de subjugação”. Assim, os eAussies comprometem-se a, a partir de agora, opor e combater a eIndonesia em todos os sítios e ocasiões.

A resposta da eIndonesia surgiu hoje. Este país descarta-se das tentativas de PTO, afirmando que foram feitas por alguns fanáticos eIndonésios. Assim, naturalmente aceita a declaração de guerra, informando que irá preparar a defesa do seu país, cortar relações com a eAustrália durante um período indeterminado de tempo, assim como dar um apoio total e oficial, ao projecto Angeldemon, também conhecido como Operation Wallace Line.

O Global Moustache teve acesso a informação sobre este mega projecto que, resumidamente, tem como objectivo a integração da Austrália como território eIndonésio, através de PTOs e de colonização (emigração em massa de cidadãos eIndonésios para a eAustralia, de forma a construírem um “novo país”).


A Wallace Line, dividindo o que a eIndonésia espera conquistar (a norte), assim como o novo estado eAustraliano (a sul)

Através da união destes dois países, a eIndonésia iria crescer consideravelmente, ao mesmo tempo proporcionando aos jogadores eIndonésios e eAustralianos “a oportunidade de interagir politica e culturalmente a um nível sem precedentes”. É simples de perceber que, a nível económico a eAustrália passaria a ser a fonte de gold da eIndonesia, com o famoso e cobiçado titânio da versão V2. Uma vez feita esta união, seria consideravelmente difícil para a EDEN e a Broalliance reconquistar a eAustralia, uma vez que este país apenas tem fronteiras com a eÁfrica do Sul.

O projecto Angeldemon está marcado para as próximas eleições de dia 25 e, naturalmente, quaisquer desenvolvimentos serão relatados aqui pelo Bigode.

Acabo a edição de hoje, não com mais um tributo ao bigode de Ronaldo (esse terá que esperar mais um pouco), mas sim com um tributo a um grande senhor:


José Saramago (1922-2010) – Que a sua alma descanse em paz.

Peço desculpa pelo tamanho do artigo. Votem e comentem por favor 🙂!