A realidade de uma União

Day 1,499, 05:55 Published in Portugal Portugal by Justino Figueiredo
Olá Portugueses.

Hoje gostava de falar de algo que já anda na minha cabeça há uns tempos e que acredito que é extremamente necessária em Portugal. União nacional na vertente partidária. E não digo isto apenas devido à recente ameaça de um takeover Sérvio.
Estas guerras partidárias já duram há imenso tempo, demasiado mesmo, e já está para lá de oposição entre os partidos. Notem que nem estou a falar em termos de oposição governamental.

O exemplo destas guerras entre os partidos é bem recente até. Recorde-se o sucedido em relação ao Partido Portugal. Na minha opinião, o que se passou deveu-se apenas a uma falha de organização e nada mais. Não houve intenções de prejudicar Portugal, o Congresso e/ou a comunidade Portuguesa. Não houve qualquer apoio do Partido Portugal a certos candidatos. Foi lamentável assistir ao ataque do Partido Portugal, o que considerei totalmente desnecessário.

Isto traz algo de bom a Portugal? Não.

Desenvolvendo um pouco mais...

Já houve exemplos de união partidária recentes (no caso do PRD) e ainda mais recentemente, nas eleições para o congresso. No que se refere às eleições do Congresso, nada mais há a acrescentar de significativo que justifique desenvolver-se mais este aspecto. Relativamente à união à volta do PRD, foi bom de ver e diria mesmo que foi refrescante. Mas ainda assim, e embora estejamos no bom caminho, sinto que ainda falta aqui algo no panorama politico em Portugal.


A união de que falo vai para lá do que simples momentos ou pequenos fragmentos na história de Portugal. Estou a falar de união a sério. De haver comunicação entre os partidos, colaboração, cooperação, troca de ideias, debates, etc.. De um ambiente saudável entre os partidos e não um distanciamento enorme.

Tudo isto irá servir para melhorar Portugal. Poder-se-ia eventualmente falar até de alianças partidárias. Iria isto destruir a identidade dentro dos partidos? Dificilmente.

União não é assimilação.

Apesar de esta união já ter acontecido no verdadeiro sentido da palavra no passado, muitos de vocês podem considerar isto que escrevo aqui como sendo uma utopia. Mas se há algo que Portugal já provou vezes sem conta, é que consegue transformar uma utopia em realidade.

Por fim quero agradecer ao Alister por ter criado o impulso em mim para finalmente expor esta ideia. Como disse no início, já tinha isto na cabeça há uns tempos, mas após conversar com ele sobre isto senti que era a altura ideal para finalmente traduzir a ideia em palavras.

Peço-vos que considerem e que pensem nisto a sério. Acredito piamente que tudo isto irá trazer grandes benefícios a Portugal.