O que eu faria se fosse o Plato?

Day 3,280, 20:09 Published in Portugal Portugal by Pony of Darkness



 A resposta típica do jogador tolo à pergunta "o que eu faria se fosse o plato" é algo como: "eu acabaria com os packs e faria o jogo igual para visas e free players" (e logo após pedia a falência da empresa, com a brutal redução das receitas). Bem ou mal, os malditos packs, compra de golds etc. são a fonte de receita que o jogo providencia à empresa. Sem isso, o jogo nem existiria, para começo de conversa, e os desenvolvedores lá na Roménia não poderiam comprar comida (como são programadores, isso quer dizer café). Mas sabemos que da forma como estão colocados os tais packs são no longo prazo um tiro no pé, ao afugentar jogadores novos (e potenciais clientes) e mesmo tornar o jogo tão centrado no poderio militar comprado com visa que os compradores de menor porte acabam por desistir de comprar - reduzindo a receita potencial do jogo.


Ele usou os packs

 No entanto, parece-me que mesmo do ponto de vista da maximização do lucro há graves erros na gerência do erepublik e no que está sendo priorizado. Francamente, mudar a página da MU para um estilo "wow" que apresenta uma interface de uso difícil? Emoticons? Isso é desnecessário e NÃO vai levar a mais jogadores comprarem os packs e produtos. Aliás, se meterem no google "ereplabs job review" ou algo assim, há uma página chamada "glass-alguma-coisa" na qual há relatos de funcionários da empresa. Eles, grosso modo, dizem que é um bom ambiente de trabalho, que se paga razoavelmente etc., mas reclamam de que os desenvolvedores e designers precisam se submeter às ideias da gerência (Bonte e cia.), que "se acham os maiores gênios do game design".


Eu gosto mais da interface antiga... é mais fácil de se localizar, ainda mais se estiver no telefone

 Parece-me que pode haver um medo de arriscar: medo de tentarem algo novo ao mexer no jogo existente e acabarem por perder a receita que tem e ainda não ganharem a nova receita esperada por mudanças positivas no erepublik. Compreensível, mas não é lá a atitude mais esperada de um empresário de sucesso (se Trump tivesse a atitude nunca teria ganho a Presidência dos EUA!)


Make the New World Great Again!

 Enfim, se eu fosse o plato, pensando de forma realística como empresário, eu faria o seguinte:

1) Módulo de aviação - oportunidade perfeita para obter novos clientes... se não fosse o fato de os jogadores com milhares de pontos de energia (isto é, com packs, casas caras e energy bars compradas) dominarem a cena e impedir que noobs possam fazer muita coisa.

 Para equilibrar este módulo - e ao mesmo tempo faturar algum - faria o seguinte:

  1a) Separar a energia normal do recurso necessário às lutas aéreas, "combustível" ou algo do gênero. Dessa forma, as energy bars param de ser úteis neste módulo, tirando a vantagem dos power games terrestres. Além disso, há uma nova oportunidade para a criação de uma nova fábrica, "refinaria de óleo diesel" (e uma nova raw, "óleo" ou qualquer cena do gênero), o que implica em mais golds gastos para a abertura desta nova fábrica e mais actividade no módulo económico.

  1b) Criação de um pack aéreo. Por quê? Porque dessa forma os players novos que têm dinheiro e disposição para gastar poderão me dar muito dinheiro!! E, comprando o novo pack, eles poderão brilhar no módulo aéreo tanto senão mais que os visas já existentes (que por dominarem a terra não perderão muita coisa. De qualquer forma eles também podem comprar o novo pack aéreo, e os que são viciados e ricos me darão mais grana ao comprar um pack a mais!


2) Ads (propagandas): para que todo jogador, tanto visa quanto não-visa, fosse útil para a empresa, colocaria ads no jogo. Simples e irritante - por isso também haveria um "ad blocker" comprável por, sei lá, 10 golds, e que dura um mês, e um ad blocker mais caro que custasse algo como 60 golds e durasse um ano. Sim, é caro, mas nós precisamos da receita! E claro que é caro, mas primeiro não quero que os players deixem de ver os ads, e segundo porque os jogadores com um pouco mais de conhecimento técnico já bloqueariam de qualquer forma os ads com o AdBlocker do navegador.

 Obviamente evitaria os ads mais incômodos (tipo os que abrem uma janela no meio da página), preferindo os mais discretos que fiquem no canto. Também evitaria incomodar aqueles que usam AdBlocker com mensagens chorosas, como fazem outras páginas, porque quem usa AdBlocker NÃO vai clicar nos anúncios de qualquer forma, e só ficaria de saco cheio com o jogo. Os Ads são um adicional, não o "prato principal" das receitas do jogo. Mas com eles quanto mais players, pagantes ou não-pagantes, mais receitas!


Se o artigo é meu, tem que ter éguinhas de pequeno porte

3) Bugs ridículos: há alguns bugs absolutamente vergonhosos no jogo - como a página de alianças, cheia de alianças mortas com "1 membro" (na verdade nenhum) e contagens absurdas para as alianças existentes (Nebula com 12 membros quando na verdade tem 5). Isso me parece muito mais importante que alterações estéticas, e passa uma imagem positiva aos jogadores (enquanto que as alterações estéticas passam a imagem de gasto fútil e baixa preocupação com os problemas do jogo).


Ontem é hoje: a EDEN ainda existe. E a CoT também!

4) Jogo mobile: isso é importantíssimo: hoje a internet gira em torno de smartphones e tables, mas a versão mobile do jogo deixa a desejar em vários aspectos (muito do que há no jogo normal não há no mobile, como as mensagens e alertas, os artigos de jornais, e principalmente um mísero botão de logout; o mobile serve para o 2-click, não o jogo real). Pego o programador que está a perder agora mesmo o tempo para remodelar mais páginas atuais do jogo e mando ele mexer na versão mobile. Como um jogo de browser pode prescindir de uma boa versão mobile em pleno fim de 2016?



 Bom, com estas alterações eu esperaria, em primeiro lugar, um aumento das receitas sem afetar negativamente. Em segundo lugar, um incentivo à entrada de novos jogadores, pois com as lutas aéreas mais acessíveis a eles - especialmente àqueles que me pagarem - eles terão mais motivos para ficar no jogo.

 Assegurando uma fonte de receitas mais estável, eu poderia pensar em formas mais arriscadas de "consertar o jogo", como mexer nas divisões ou reduzir os efeitos dos dois packs mais infames (Maverick e Infantry Kit) para não desestimular tanto os novos jogadores. Quem sabe baratear o custo para dar upgrade na fábrica de armas q7, ou consertar o módulo ditatorial para exigir que àqueles que lutem nela tenham CS do país em questão? Com isso poderia haver nova vida nos módulos económico e político, que andam muito em baixa, dado a prevalência do módulo militar (o que, diga-se de passagem, em boa parte é culpa da preferência dos fregueses e não dos admins). Com mais jogadores, o módulo social naturalmente começa a renascer. Quem sabe melhorar o chat, para permitir criar chats com mais jogadores além da MU, e talvez mesmo transformar esta ferramenta no método padrão de comunicação entre os membros dos governos?

 E então, o que você faria se fosse o plato?