XADREZ POLÍTICO - AS TORRES

Day 3,418, 16:35 Published in Brazil Brazil by 1.x.x.x.x.x


XADREZ POLÍTICO - DITADURA

"Quer ter opinião? Compre um jornal".
Assis Chateaubriand

"A beleza das jogadas do xadrez não reside na aparência, mas nos pensamentos que estão por trás dele.".
Aaron Nimzowitsch

"Por isso que eu prefiro Damas"
Princess Kat

"Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás"
Dilma Rousseff


Gostaria de agradecer a acolhida que o meu primeiro artigo sobre o Xadrez Político da Ditadura recebeu. Muito obrigado.

Como já havia anunciado, a qualidade da análise não seria como outrora porque não tenho o tempo,o ímpeto, nem a qualidade de relações que tinha naquela época. Mas continuo tendo um negócio importante: opinião.

Uma das minhas opiniões sobre a dinâmica do jogo não foi bem aceita, e justamente a escolha do Rei Branco.

A outra foi a menção ao comando da MU Flying Cats.



(sorry pela imagem tosca)

Pelo visto a Ovelha Negra Vigon não está fazendo mais tanto sucesso...

O próprio Dio Vigon discordou de sua escolha. Outros nomes importantes de nossa comunidade também discordaram, valendo a pena citar Nino Stradivarius Victorius, Gunner, e o próprio Darth Claudio.

Inclusive me lembraram, com muita propriedade, de fazer primeiro a lição de casa da pesquisa jornalística. Não isenta, porém, não faz muito tempo que eu perguntei quem mandava no eBrasil.

Hoje falaremos das Torres!

Antes porém, convém lembrar aos amigos leitores que no eRepublik, assim como no xadrez, parafraseando a grande filósofa contemporânea Dilma Rousseff, "sempre que você olha as peças (uma account, um nickname), há sempre uma figura oculta, que é um ser humano atrás".

Um ser humano com emoções, com problemas na vida real, que fica doente, que chora, que ri, que pratica boas ações, que peca.

Por isso, no jogo só faça adversários. Nunca inimigos.

Fechado o parêntese, vamos às Torres.

Senhor enxadrista, minhas desculpas. Este artigo não é de xadrez, é de política. Então lembre-se da licença poética empregada




Das Torres



Torre Branca: Mr. Indigo
Torre Branca: Bonna



Torre Preta: Sir Greg
Torre Preta: Sr. Lacerda

Característica da peça: as torres são peças de muito poder, que em termos de mobilidade, influência e poder de fogo são inferiores apenas às rainhas. Porém, nas mãos de um jogador, duas torres podem suprir a posição de uma rainha. As torres são resistentes, duras, rústicas. Servem tanto para o ataque como para a defesa. Podem suportar em suas ameias (pode usar o dicionário) uma grande quantidade de jogadores. Costumam ficar na sombra, sem aparecer, de prontidão para repelir qualquer tentativa de agressão ou para atacar com força bruta e infligir pesado dano ao inimigo.

Brancas: Mr. Indigo

O Mr. Indigo (que também já atendeu por Eric171 e Mr. Azure) foi a escolha da maioria das pessoas que me criticou por apontar o Vigon como Rei Preto.

Não foi surpresa, porque no meu artigo sobre quem mandava no eBrasil, Mr. Indigo já aparecia nos comentários como forte candidato à mandachuva.

Na verdade, se no nosso xadrez tivéssemos uma profecia da Madame Sibila Trelawney, certamente o Rei Branco seria Mr. Indigo e não Vigon.

“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima…nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês…e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece…”

Na opinião de Darth Claudio, o Vigon "não é o líder dos golpistas, mas um oportunista que teria pegado carona para não ficar no ostracismo".

O Rei Branco seria o Mr. Indigo. "Esse sim, comanda, manipula e foi capaz de unir nesse saco de gatos BIG GIL e BONNA".

Mas como aqui não é o Harry Potter, para ser rei tem que passar pelo crivo da minha análise. E eu continuo achando que o Vigon é um rei branco melhor que todos os outros, porque tem carisma, escreve bem e dá ibope, enquanto Mr. Indigo me parece reservado, low profile. Daria um primeiro ministro, um Richelieu, um Rasputin (aqui convém consultar a wikipedia), mas de um Rei Sol.

Mas o Mr. Indigo é uma torre muito boa. Na sua visão de jogo, low profile, é "apenas um dos 16 conselheiros que comandam a FC, um dos gestores e um dos farmers". Na ditadura é um dos conselheiros. E a sua opinião sobre a ditadura é das mais interessantes que já vi: é algo que está aí.

Nossa torre enasceu em 12 de agosto de 2009 (e não é que o filho da mãe nasceu ao terminar o sétimo mês?) e foi fundador/administrador da HUE, junto com o Sucrilhos. Não escreve nada faz tempo, comenta com bastante parcimônia na mídia. A sua atuação é nos bastidores. É bastante ativo no fórum

Brancas: Bonna

O Bonna é um dos personagens que mais gosto no eRepublik. Na minha cabeça, Bonna deve ser apelido de Boaventura ou diminutivo de "bonna gente". Infelizmente, nós dois nunca tivemos a oportunidade de estarmos do mesmo lado na "política" do jogo.

Ele sempre foi a cara do CAT. E eu, como bom membro da Trolls, nunca gostei do CAT, aliás, "não gostar" de certa forma é eufemismo (aqui o dicionário ajuda). Eu gostava do BIG GIL, ele não gostava. Eu não gostava do que o teXou fez, ele apoiava o gajo. Eu gostava da Espanha, ele de Portugal. Eu não gostava da Argentina, ele amava a Argentina.

Mas é o que eu disse antes: adversário não é inimigo. E sempre achei interessante as intervenções do Bonna. Suas manifestações costumam ser inteligentes e cheias de humor, às vezes ácidas, mas engraçadas. O Bonna é um dos CAT's que eu amava "discordar". Ele e o PH CAT (quem nunca viu o PH em vídeo elogiando o bigode do "Vígon", não sabe o que está perdendo).

Confesso também que me imaginava participando dos churrascos que o Bonna e companhia faziam, normalmente na casa do Rex Megathunder (achou que eu não ia dar um jeito de te mencionar, Rex? Acho que vai dar certo o seu plano manipuloso de voltar à mídia e ganhar a indicação a CP na ditadura. Você fica com a medalha, eu com o Gold!).

Pena que os churrascos acabaram! Pelo que entendi da cronologia dos artigos antigos, depois que o Darth Claudio aceitou o convite para ir em um deles, acabaram-se os churrascos. (Desculpa aí, Darth, mas parece que foi assim 🙂 ).

Bom, o Bonna é figura antiga e carimbada do jogo. Já foi rebelde, morou na China, fez boicote ao governo, brigou com o BIG GIL, apoiou quem lutava contra as ordens (v.g. MAO CAT), apoiou a imigração irregular do teXou.

Nessa época, a única vez em que estivemos mais ou menos do mesmo lado foi quando Bonna engatou um bromance com o Darth Claudio e a ChaingunMAXXX, e juntos deram um jeito de enterrar o finado ODIN. (Nunca ouviu falar do ODIN? Recomendo a leitura do Livro de ODIN no wikierepublik. Se for ler, veja se consegue descobrir cadê ODINheiro).

Agora Bonna "criou juízo". Divide MU com o BIG GIL, apoia o governo, critica quem luta contra as ordens, não é mais amigo do teXou. Aos poucos o Bonna vai ficando mais parecido comigo 🙂 .

Aliás, no artigo em que o Vigon resolveu dar uma doido e trucar com a Syndicate, o teXou fez acusações ao Bonna que devem ter trazido orgasmos ao Darth Claudio, a saber: "O Bonna ainda não se tinha juntado as "aguas dos esgotos" e não pensava em impor aos outros os seus negócios e/ou seu poderio financeiro. Ainda usava poucas contas".

Verdade seja dita. O Bonna sempre esteve com a mesma conta. E o mesmo nome. E a sua conta sempre foi TOP. Aliás, se algum dia sonhei em ganhar uma conta diferente, foi a do Bonna. Não apenas porque é um dos maiores farmers do eBrasil, se não for o maior, mas também pela falta que faria ao CAT... (CAT S2 eGoNich).

Segundo Bonna, sua participação é mera contribuição individual em obra coletiva, tanto na FC quanto na ditadura. Se define como um servo, mas na FC é responsável pela produção, coleta de raw, trabalhadores e cuida do sistema de distribuição.

Quanto a ditadura, em sua visão foi trocado o discurso pelo pragmatismo, a ladainha da “pseudo democracia” por ações efetivas.

Na opinião dele, ocorre na Arena o que ocorre nas religiões fanáticas onde você tem a figura central do messias, que é o salvador de todos, o homem do povo e para o povo, o protetor dos fracos e oprimidos. O que de fato ocorre é que esta figura central quer a glória para si, não pensa nos seus seguidores, enriquece as custas da ignorância alheia e conduz seus membros à destruição.

Desse modo, acha que a Ditadura veio equilibrar esta relação e chamar as pessoas à razão e tem a esperança de que um dia a nação toda entenderá que esse período foi importante e que estavam produzindo uma evolução lógica e sistêmica.

É uma torre muito boa. Tem muito mais participação na mídia do que o Mr. Indigo. Não escreve, é verdade. Mas o que comenta, trolla, zoa (e provavelmente se diverte um monte fazendo isso) é digno de nota.

Pretas: Sir Greg

Sir Greg (que atende também por Greg e até mesmo por Chuck Noris do Sul ), também é uma figura muito conhecida no nosso jogo. Já fez de tudo um pouco no jogo, até organizar concurso de miss. Foi eleito para o congresso mais vezes do que o número de aniversários da maioria dos players daqui. E conta com 03 medalhinhas de CP.Foi Presidente do ARENA algumas vezes.

Não respondeu as mensagens de nossa reportagem, então falaremos apenas do que sabemos e do que nos foi informado por terceiros.

Na visão do Rei Negro, Sir Greg é a sua torre, a pessoas mais capaz para conduzir a maquina estatal.

Na minha visão, realmente Sir Greg é a segunda figura mais importante do jogo das pretas. Na verdade, foi a torre sacrificada. Foi colocado para disputar a eleição - e venceu -, ensejando a tomada hostil por parte das brancas. Foi a vitória de Sir Greg que promoveu o fato político que desencadeou a ditadura hostil e a repercussão na sociedade pela democracia.

Depois disso, como bom gato, não ficou de mimimi (ou ficou?), e engatilhou um artigo criticando a ditadura, intitulado Como administrar um país.

Do mesmo modo, denunciou o fato no Arquivo de Crimes e Eventos Polêmicos do eBrasil.

Agora anda meio sumido.

Pretas: Sr Lacerda

Sr. Lacerda aparentemente(este jornalista já não confia nas certidões de nascimento do eRepublik) é o caçulinha dos jogadores aqui relacionados, pois enasceu em julho de 2016. Já nasceu com ares de MOFA, pois a primeira matéria do seu jornal foi entrevistar o Presidente da eVenezuela.

A sua importância para as pretas se deve ao fato, segundo Darth Claudio, de ser aquele que arregaçou as mangas e não ficou assistindo ao assalto do Estado por um grupo que conta e precisa da inércia de todos para que seu golpe dê certo.

Segundo o Sr. Lacerda, o ARENA funciona mais ou menos como Indigo e Bonna afirmaram funcionar a Flying CATs: tudo é discutido e decidido em colegiado. E sua posição no ARENA é semelhante a dos demais filiados.

O "MOFA" extraoficial das pretas afirma que tem boas relações com pessoas da Bulgaria, Romenia, Finlandia, Argentina e Portugal, e que conversa com Lideres do Mundo inteiro sobre a situação do Brasil, Lideres da Aliança Pacifica e Principalmente da Syndicate.

A sua linha de atuação parece mesmo ser voltada para denunciar no exterior os feitos da Ditadura, como podemos constatar no seu artigo Governo Golpista - Government Coup.

O artigo em questão despertou grande atenção da comunidade. Alguns aplaudiram porque o golpe precisava ser denunciado. Outros ficaram indignados porque Sr. Lacerda teria violado regras do Fórum Erepublikbr printando textos do "Plenário Fechado". Enquanto isso uma terceira parte rolava de rir porque o Sr. Lacerda teria feito o curso de inglês do Joel Santana, como é o caso do nosso amigo lobo gothic.

Sr. Lacerda afirmou ao nosso jornal: "Ja procurei o Vigon para a gente tentar voltar com a União do Pais, RECEBI UM NÃO, ninguem sabe o que rola por tras desse golpe, mais com certeza, é poder, dinheiro e medalha".

Podemos dizer então, que como a gente, Sr. Lacerda também pensa que o Rei Branco é o Vigon!


Principais movimentos recentes:
Brancas: as torres brancas não tem uma atuação pautada por artigos da mídia, então em nossa análise, limitaram-se a tentar bloquear o avanço das pretas, seja valendo-se dos comentários nos artigos de terceiros (como as frequentes boas intervenções que o Bonna faz), seja agindo nos bastidores (como suponho que o Mr. Indigo atue).

Pretas: as torres pretas são muito mais atuantes na mídia. Sir Greg e Sr. Lacerda fizeram artigos denunciando a tomada hostil. Sr. Lacerda foi mais longe e tentou atrapalhar os líderes da ditadura, que chama de golpistas, semeando a intriga com os nossos aliados.
Mas, considerando o artigo em que o Vigon endoidou, tenho minhas dúvidas se a estratégia do Sr. Lacerda para afastar nossos aliados teve mais sucesso que a do Vigon.



Falemos agora das Damas.



Princess Kat é um personagem interessante da nossa mídia. Seus artigos costumam conter uma dose equilibrada de ironia e humor. Recomendo a leitura. Sua posição acerca da ditadura é de neutralidade, por isso não faz parte do nosso xadrez. Vê os apoiadores da ditadura como competentes, mas acha que a tomada de poder à força pode cobrar o seu preço no futuro.



No próximo, os Bispos.