Um Pouco de Poder, Influencia e Diplomacia.

Day 1,826, 16:36 Published in Brazil Brazil by Leeooam


Boa noite caros erepublikanos.

Inicio este artigo citando uma bela passagem do livro “O Futuro do Poder” de
Joseph S. Nye JR.


“Como muitas ideias básicas, o poder é um conceito contestado. Nenhuma definição é aceita por todos os que usam a palavra, e a escolha de uma definição reflete os interesses e valores das pessoas. Algumas definem poder como a capacidade para fazer ou resistir à mudança. Outras dizem que ele é a capacidade para conseguir o que queremos. Essa definição ampla inclui o poder sobre a natureza e também sobre outras pessoas. Por meu interesse nas ações e nas politicas, um local pelo qual, segundo o bom- senso, é conveniente começar é o dicionário, que nos diz que poder é a capacidade para fazer coisas em situações sociais para afetar outros e conseguirem os resultados que queremos. Algumas pessoas chamam isso de influencia e distinguem poder de influencia, mas isso é confuso, porque o dicionário define os dois termos como intercambiáveis.”

Levando em consideração o trecho acima...

Todos estão vendo a temporada de “reviravoltas” que o eBrasil teve em sua politica internacional.

Ao meu ver as mudanças se basearam no interesse do eBrasil em aumentar sua influencia e consequentemente o poder exercido pelo mesmo.

Antes estávamos presos a uma politica coletiva, em uma aliança, que não levava em consideração os nossos valores.

Cumprimos lealdade a países que não a mereceram (e de fato não mereceram, pois usavam de nosso “poder militar” apenas).

Todos sabem aqui a politica exercida pela nossa antiga aliança, não preciso citar as tentativas de má índole que a mesma tomava, ou melhor, ainda toma.

Hoje que estamos livres de tal “ameaça” e temos nossas próprias atitudes,
especialmente no que se trata a parte militar da nossa nação. Observamos antigos “aliados” tentando de maneira desesperada estragar este momento de triunfo que o eBrasil vive. Não só países, mas grupos de pessoas.

Requisitar o próprio poder não se trata de valores emocionais. Não estamos aqui para sermos tratados como traidores porque atacamos a Colômbia para um bem maior. Se todos os países pensassem de forma semelhante a nossa e, de forma nenhuma, vivessem presos a um “pacto mutuo sem retorno”, com certeza estaríamos em outro patamar na diplomacia.

Não que estou dizendo “não devemos ter amigos, devemos fazer sozinhos”, o que eu estou dizendo é;

Sempre levarmos em consideração os interesses da nossa NAÇÃO e não de segundos.

Somos um pais influente no eMundo, e temos que valorizar isso. Hoje o eBrasil é muito mais do que já foi. Temos que pensar no futuro e de como organizar as estruturas racionais para enfrentarmos os tempos difíceis e consequentemente aproveitarmos a paz em temoos de calmaria.

Estamos em uma nova aventura, em um novo começo e um novo nascimento. E vamos sempre continuar levando em consideração os nossos interesses e usarmos da nossa influencia para criarmos a nossa rede de poder.
Em tempos de uma diplomacia bagunçada, iremos surgir como lideres.



Leeooam.
Abraços

"O poder é violento quando é fraco." Jaime Balmes