QUEM MANDA NO MEU JOGO SOU EU?

Day 3,369, 04:17 Published in Brazil Brazil by 1.x.x.x.x.x


QUEM MANDA NO SEU JOGO É VOCÊ?

O historiador israelense Yuval Noah Harari afirma que "toda cooperação humana em grande escala se baseia em mitos partilhados que só existem na imaginação coletiva das pessoas" (Sapiens - uma breve história da humanidade).

Na visão dele, isto se aplica a uma empresa, uma cidade, um estado, um país. Certamente se aplica ao eBrasil e ao eRepublik.

Nós nos juntamos no eRepublik porque deixamos nossa imaginação voar solta e achar que podemos nos divertir, fingindo que participamos de um mundo, e acreditando nas fingidas regras que esse mundo estabeleceu.

Nos vivemos e lutamos no eBrasil porque acreditamos na crença compartilhada que como brasileiros na vida real nos daríamos melhor vivendo no eBrasil e convivendo com os ebrasileiros.

Mas os mitos só duram enquanto durar a fé que compartilhamos nele.

E a fé no mito do eBrasil está chegando ao fim, ao menos para muitos.



Todos devem estar acompanhando a discussão sobre a forma correta de lidar com as coisas da comunidade do eBrasil.

Dio Vigon e Darth Claudio já tentaram nos convencer da razão de cada um deles.




O DIA DA INFÂMIA e Quem prejudica o eBrasil? são dois artigos que todos deveriam ler com isenção de espírito para, de forma isenta, tirar as próprias conclusões.

Se tiver tempo, pode ver também o artigo As verdades sobre o golpe

Depois do que ocorreu após o resultado das eleições, eu já tirei as minhas conclusões e sei quem de fato prejudica o eBrasil.



Em um jogo de comunidade, não há outra forma "pacífica" de jogar que não seja o consenso. E o consenso se consegue pela via da "democracia" in game.

Mas tem outros jeitos. Você pode impor a sua vontade, se você tiver votos ou força suficiente.

Mas isto só dá certo se os vencidos continuarem acreditando nos "mitos".

Certa vez alguns jogadores ebrasileiros ficaram tão, mas tão descontentes com os rumos democráticos da política externa do eBrasil que passaram a desacreditar no mito do "patriotismo".

Como acreditavam mais no mito da "Trolls" que do eBrasil, saíram do país e criaram a LIBER8, cujo objetivo era destruir a eArgentina (então aliado) e consequentemente ferrar a política externa do eBrasil.

Qual a razão disso? BIG GIL e muitos outros jogadores - eu inclusive - sentiam que o Governo não escutava a vontade dos jogadores e tocava a gente a jogar o jogo deles... Qualquer semelhança com o que ocorre agora é mera coincidência.

Resultado disso? Divisão entre os ebrasileiros, muita gente boa parando de jogar, e um ano com o país apagado.



Quem manda no meu jogo sou eu.

Quem manda no seu jogo é você!

Quem manda no eBrasil deveria ser os eBrasileiros.

O eBrasil só existe porque todos acreditam no mito do eBrasil e na crença compartilhada da diversão em roleplay.

Se você não respeita a vontade da maioria, não há nada que me empurre a compartilhar suas crenças.

Não precisa de muito para destruir um epaís, basta não compartilhar os mitos coletivos, como prova a ehistória.

Ou em outras palavras, pois já foi dito que quem manda no jogo são os warlords, basta que uns 30 descontentes comecem a pegar BH contra nosso maior aliado.