Guia Compreensivo do Módulo Jornalístico

Day 3,593, 16:27 Published in Brazil Norway by Ashavard







Caros leitores, este artigo inclui-se num projeto coletivo de atualização e reorganização da biblioteca do Governo Brasileiro. Os textos originais (bem como sua autoria) que servem de base a este artigo pode ser encontrado aqui e aqui.

O módulo jornalístico é uma das áreas interativas disponíveis ao jogador, consistindo na publicação e divulgação de textos de opinião, entrevistas, eventos etc. Em artigo anterior, tratamos de instruções para que a escrita dos autores de jornais torne-se mais rica e organizada. Neste artigo enfocaremos não no conteúdo dos textos produzidos, mas sim nas diversas funcionalidades de um jornal. Portanto, é indispensável que o leitor que esteja interessado no módulo jornalístico consulte não apenas este manual, mas também as Instruções aos Escritos, pois ter conhecimento de como funciona um jornal possui pouco proveito se não acompanhado de boa técnica de escrita e boa organização de matérias e do pensamento.

Ao acessar sua página inicial, o jogador verá, ao centro, um quadro com notícias do ePaís. São os cinco artigos de maior repercussão no momento, o que é calculado pelo número de votos, comentários e horas de lançamento da publicação. O próprio posicionamento central do quadro de artigos demonstra a importância que o módulo jornalístico tem na dinâmica de uma eNação.



Para redigir e publicar um artigo é necessário ter um jornal. Mas criar um jornal não é gratuito: custa 2 (duas) unidades de gold e requer que o jogador tenha, ao menos, nível de experiência 9 (nove). Por isso, é preciso, primeiramente, questionar se seus planos de fundação de um jornal valem a pena:

1) Tenho conhecimentos que precisam ser compartilhados e ainda não o foram?

2) Possuo uma opinião e uma escrita únicas acerca dos acontecimentos do jogo?

3) O que desejo escrever guarda relação direta com a realidade do eRepublik?

4) Utilizarei o jornal com razoável freqüência e comprometimento?



Se a maioria das respostas for positiva, é um claro indicativo de que é recomendável que crie um jornal. Observe-se que as perguntas destacadas possuem apenas uma natureza de aconselhamento, não contendo caráter de observância obrigatória.

No final, cabe a cada jogador decidir-se pelo ingresso no módulo jornalístico, tendo ciência das prováveis conseqüências sociais, políticas e econômicas de sua participação. Apesar disso, observe sempre as regras informadas pelo eRepublik para não se sujeitar a eventuais penalidades por seu descumprimento.

As vantagens de possuir um jornal consistem na maior interação com os demais jogadores; estabelecer uma fonte de renda alternativa através dos patrocínios ao artigo, como será visto em detalhe mais adianta; projeção de uma identidade e voz própria no jogo; possibilidade de alcançar, a um só tempo, uma grande esfera de interlocução. O sucesso no módulo jornalístico também poderá resultar na premiação da medalha Media Mogul (acompanhada de cinco unidades de gold), se o jornal lograr recolher mil assinaturas.

Por fim, ainda que haja certa dificuldade em atingir muitos votos, comentários, patrocínios e assinaturas, é fundamental que o autor não desanime! Os artigos de um jornal não apenas se direcionam a um público externo, mas também servem de registro da própria trajetória, do corpo de idéias e da personalidade de quem escreve.

Se, após toda essa ponderação, o jogador decidiu-se por fundar um jornal, deve observar o seguinte procedimento:

Na página inicial de sua conta, clique em comunidade > meu jornal. Ao percorrer esses passos, você será direcionado a uma página para o preenchimento de informações sobre seu jornal: título, descrição e imagem. Os dois últimos elementos são opcionais. O processo de criação do jornal culmina com o desconto de duas unidades de gold e com o estabelecimento do jornal no país da cidadania do autor, onde a publicação de artigos será gratuita. Para publicar em qualquer outro país, deverá haver o pagamento de duas unidades de gold para cada texto. Ressalte-se que, apesar de o jornal ter sido fundado em uma determinada eNação, ele será transferido para o país da nova cidadania adquirida pelo jornalista, onde poderá ter suas edições publicadas sem custo, cessando, todavia, a gratuidade do país anterior.

O segundo passo consiste na escrita do primeiro artigo e as funcionalidades da redação e edição de texto, como será possível aprender com o auxílio da imagem abaixo:

A seta em preto aponta para os principais comandos de edição, os quais são indicados para formatar o artigo ao gosto do jornalista. Agrupamos esses mecanismos em cinco grupos para tornar a explicação mais didática.

No primeiro grupo, marcado pelo retângulo de cor violeta, temos, respectivamente, as funções de negrito, itálico e sublinhar. Para aplicá-las, é preciso SELECIONAR a parte do texto desejada e clicar no respectivo botão.

O segundo grupo, formado pelo retângulo azul, compreende as funções de inserir imagens e links, nessa ordem. Em ambos os casos, o redator deve clicar no espaço do texto onde deseja inserir a imagem/link e clicar no comando desejado, de forma que uma caixa será aberta na parte superior de seu navegado. Nessa caixa deverá ser colado o endereço URL da imagem ou do link, o qual, após enviado, será transportado ao local do texto escolhido. Além disso, sempre que submetemos um link, é possível exibi-lo com texto em vez de seu URL, conforme ensina a imagem abaixo.



A parte em destaque refere-se ao texto que será exibido em lugar do URL. Por meio dessa mesma técnica é possibilitada a criação de imagens que redirecionam a links, desde que, ao inserir o link e surgir a opção "Your text to link here...", o jogador clique, sem retirar a seleção de texto daquela opção, no comando de inserir imagens e submeter o segundo URL. Veja o exemplo prático:

O comando em azul significa um endereço (música) do YouTube, enquanto que o comando em verde significa o endereço de uma imagem dentro do espaço destinado a "Your text to link here..." mencionado no parágrafo anterior. No caso, o que será exibido não será o link, mas sim a imagem, a qual, uma vez clicada, redirecionará o leitor à música.

O terceiro grupo, destacado no retângulo de cor verde, apresenta as funções de tracejar (sobrepor um risco a uma ou mais palavras, conforme a extensão do texto selecionado); inserir linha (que corta parte do artigo na horizontal, de ponta a ponta); e inserir e-mails.

O quarto grupo, de retângulo vermelho, corresponde às ferramentas de inserir vídeos do YouTube e demais vídeos (desde que feito o upload). Diferencia-se da opção "inserir link" por exibir a própria tela de reprodução do vídeo dentro do corpo do texto.

Por último, o quinto grupo, em retângulo laranja, oferece a opção de "limpeza" e de visualização prévia do artigo. Isto é, a limpeza trata-se, simplesmente, da remoção de qualquer formatação adicionada ao texto, em todo ou em partes. Não se destina a apagar palavras. Para utilizá-lo é necessário SELECIONAR a parte desejada e pressionar o botão. Já a visualização prévia do artigo abre uma nova janela, acima do quadro de digitação do artigo, a exibir como o texto será visualizado após publicado, sendo uma ferramenta estratégica para verificar se o planejamento do texto segue conforme o estabelecido pelo autor.

Até então, vimos as funcionalidades disponíveis pela tábua de edição de artigos do eRepublik. Contudo, há outras opções para formatação do texto que não estão disponíveis automaticamente como aqueles que acabamos de examinar. Isso significa dizer que, se o jornalista pretende utilizá-los, terá de digitá-los um por um. Em virtude disso, disponibilizamos a seguinte tabela completa (incluindo comandos já vistos e comandos não presentes na tábua de edição) com os códigos a serem digitados:




Tendo sido escrito e editado, chegamos ao último passo: a publicação. Deve-se selecionar a categoria pertinente ao tema tratado e o país onde será realizada a publicação, com a observação de que apenas o país-sede do jornal permite publicações gratuitas. Todos os demais exigem o pagamento de duas unidades de gold por texto.



Uma vez publicado, o artigo passa a ser disponível a terceiros e será gerado o link relativo à divulgação. Para otimizar a abrangência de visualizações, sugerimos que, tão logo seja publicado o texto, o próprio autor deixe o primeiro comentário e voto, de forma que a matéria subirá imediatamente às colocações do Top 5 exibidas na página inicial de todo cidadão do respectivo ePaís, como mostrado em imagem no começo deste guia. Assim, o texto ficará aberto a votos, comentários, assinaturas e patrocínios (100, 50 ou 5 CC por patrocinador, os quais têm seus nomes registrados no canto inferior do artigo publicado). Ademais, o texto poderá ser excluído e editado dentro do prazo de 30 dias. Após isso, tais opções são irrealizáveis o texto permanecerá indeterminadamente salvo no perfil de seu autor da exata maneira como se encontrava até o trigésimo dia após sua publicação.

Observação: os artigos podem ser editados no site eRepublik Deutschland, clicando aqui.










Atenciosamente aos caríssimos leitores,

Ereschkigal.