Entrevista com o Thiago Flores Sum.

Day 2,595, 08:28 Published in Brazil Brazil by bruno shak

Hoje o Thiago Flores Sum esta de frente com o Bruno Shak.







1-Pra começar quais cargos você ja teve aqui no eRepublik?

Quando iniciei no eRepublik, o módulo do jogo era completamente diferente, difícil até de explicar. Porém, era um jogo onde os novatos recebiam muita ajuda, fiz parte do Ministério de Ajuda ao Novato, que depois virou o Ministério da Assistência Social. Fui ajudante durante vários meses, depois, comecei a construir meu império com algumas empresas, o que me gerava um bom retorno, fui membro da FANU, que era um grupo de amigos que ajudavam os novatos com doação de comida, pois naquela época, nem comida eles tinham. Eram outros tempos, tempos realmente difíceis.

Aos poucos fui adentrando na vida política, participando de partidos como USB, UB, URB, ANP, PM e MPB. Com cada partido interagi com pessoas diferentes, filosofias diferentes, e minha maior crítica é a falta de um dogma nos partidos políticos.

Já fui Congressista, mas isso foi fácil, difícil mesmo foi ser Presidente desta Nação. Dormir algo em torno de 4 horas por dia, passar no mínimo 18 horas por dia conectado ao jogo e ao IRC, foi uma tarefa difícil.

Já fui Assistente do MF umas 3x e duas vezes MF.

Sempre fui um amante do setor financeiro, vivenciei o surgimento do BBI e sua transformação em BBBI, foi então, que em um mercado aquecido, surgiu do meu amigo Nukon a ideia abrirmos um Banco, e foi então que surgiu o eBank, eu era na época assistente do MF no papel, mas acabei tendo que assumir todas responsabilidades do MF pois o Ministro estava completamente ausente.

Sem dúvida o eBank é minha criança na qual encho os olhos de lágrimas, são mais de 3 anos de história, passando por bons e maus momentos, enfrentando uma crise do preço da raw, das dificuldades de produção, da morte de gestores, são diversos eventos que nos fizeram agir com destreza e maturidade, usando este simulador de uma forma a exemplificar situações.

2-A quanto tempo você joga eRepublik?Porque começou a jogar?

Iniciei o jogo em Janeiro de 2009, mas como todo bom novato, quis seguir o caminha mais fácil, joguei uns 6 meses com multies e fui banido, rs rs rs.

Retornei ao jogo somente em maio de 2010, dessa vez mais amadurecido, e cá estou até hoje.

O jogo me prendeu pelo seu simulador econômico, sempre obtive o sonho de ser um magnata. Hoje, tenho meu império, mas não me sinto rico, pois mesmo com tudo que construí, é muito difícil obter ganhos exorbitantes. Muito trabalho e pouco retorno, assim é o mercado hoje.

Só estou jogando ainda por conta do eBank, é a única coisa que me prende aqui.

3-Defina você em uma palavra?

Excêntrico.

4-De sua opinião em relação aos principais partidos do eBrasil?

1º Arena, um partido oportunista, aproveita para crescer a partir de ataques ofensivos com a intenção de desmoralizar outros partidos. Não considero o partido mais ético do país. Não tem uma boa base fundamentada, não diz qual a linha de pensamento do partido, é apenas um ponto de encontro.

2º Fênix, um partido pequeno, com pouca expressão dentro do país, mas muito coerente e incisivo. Tem pessoas com opiniões fortes, o que pode ser tanto um ponto positivo quanto pode ser um ponto fraco.

3º MPB, um partido com muitos grandes nomes, pessoas que aqui dentro são muito respeitadas, mas não participam ativamente do módulo político, preferem o silêncio a entrar em uma discussão. É o principal ponto fraco do partido.

4º PM, é um bom partido, bem organizado, porém, são passiveis demais. Seria necessário cair um meteoro na Terra para vermos o partido se mexer para fazer alguma coisa. Falta atividade, e as vezes mais participação, principalmente externa.

5º NERDs, o partido de menor expressão do país, mas tem bons nomes que conseguem a partir de poucos alavancar um excelente trabalho. Precisam melhorar um pouco a forma de dar mais espaço aos novatos, e prepara-los para serem o futuro. É um partido que tende a crescer bastante pela sua proposta de trabalho.

5-Se não existisse o seu partido ,para qual outro partido você iria?E porque?

Atualmente estou sem partido, não iria para nenhum do top 5.
O motivo, simples, falta um dogma para todos os partidos do top 5! Não me enquadro em nenhum, pois em nenhum haverá um consenso. Acho primordial a transparência, principalmente quando trabalhamos com recursos de outras pessoas, infelizmente, vejo que a maior parte dos partidos não enxerga esta mesma necessidade.
Na verdade, percebi em meu último mandato de Congressista, que 90% dos nossos Congressistas estão jogando um joguinho, e não construindo uma sociedade virtual. Não me enquadro mais nos novos padrões, onde cobram que o Exército Brasileiro tenha que ter a mesma organização que na vida real, pois não é um jogo, e sim uma realidade virtual, mas vejo as mesmas pessoas pregando no Congresso que criar Leis é "burocratizar" o jogo, que devemos entender que isso é um jogo.
Tenho um sério problema para aceitar mentiras e hipocrisia. Mas maior parte do nosso Congresso vive dentro estas duas coisas que não suporto.

6-O que você acha de que cada vez menos pessoas estão votando?

Não são menos pessoas votando, são menos eBrasileiros vivos. Acredito que o jogo está chato, desestimulante, ninguém mais quer jogar. A culpa não é do governo, mas sim do Plato que estragou tudo que existia de bom neste jogo.

7-Qual foi principal motivo da sua saída do congresso?
Como eu já disse, no Congresso, uma das coisas que mais ouvia era: "Não vamos burocratizar, isso é um jogo".
Então me questiono, qual a função do Congresso? Se não discutir e criar Leis?
Durante meu mandato, criei 3 projetos de Leis.
Iniciando pelo Projeto de Defesa Nacional:
http://www.erepublikbr.com/showthread.php/19052-DEBATE-Projeto-de-Defesa-Nacional
Seguido pela Lei do Decoro Parlamentar:
http://www.erepublikbr.com/showthread.php/19132-Debate-Lei-do-Decoro-Parlamentar
Fechando com a Lei da Transparência:
http://www.erepublikbr.com/showthread.php/19137-DEBATE-Lei-da-Transparência

A gota d'água foi o Presidente Lutherking, querendo dar pitaco sobre uma Lei que trata especificamente de como deve proceder o Executivo. Posso afirmar que 99% dos Congressistas não fazem fiscalização das contas do Governo, e os poucos que fazem, encontram dificuldades, pois muitas vezes a prestação de contas é postada somente nos momentos finais do mandato, o que transforma em impossível uma fiscalização das contas e um impeachment caso algo esteja errado. Este projeto prevê isso, dá prazos para que seja feita a prestação de contas, e o atual Presidente diz que não podemos estipular prazos, outros Congressistas, que foram lá colocados para cobrar o governo, dizem que "isso é um jogo, não devemos cobrar tantas responsabilidades", mas estranho, são os primeiros a criticar depois que alguém rouba recursos do governo.

Outro tópico importante da Lei, é que todos com acesso ao Controle Nacional deveriam ser citados no tópico de auditória, trazendo transparência e deixando a população ciente de quem movimenta as contas. Isso parece ter ofendido muito o atual Presidente, que foi totalmente contra este projeto de Transparência do governo. Parece que ele defende uma ditadura, onde a prestação de contas deva ser opcional e não obrigatório. Infelizmente, temos muitas amebas dentro do Congresso Nacional. Por não compactuar com esta linha de pensamento que deixei o Congresso.

8-O que você acha do atual governo? Qual seus acertos? Quais seus erros?

O atual governo fez o feijão com arroz. Prometeu muito, cumpriu pouco até o momento. Continuamos com 40% de bônus, e não com o prometido 60%.

Acertos, somente atividade, foram bem ativos durante o mês.
Erros, posso citar alguns, minhas maiores criticas são a postura de arrogância do atual Presidente LutherPeople (de rei não tem nada) e ao Mr. Indigo, também por sua postura de arrogância. Acredito que ambos foram um problema sério que dificultou o trabalho do congresso no último mês.

9-O que achas dos ministérios? Qual e o que ta mais ativo? Qual ta menos ativo?

O mais ativo considero o de relações exteriores, seguido pelo MF.
O MdE e o MD me parece terem sido os menos ativos durante o mês.

10 - Qual modo você mais prioriza no eRepublik, Modo militar/ Politico/ econômico/ Jornalístico? Por que?

Meu maior objetivo é o módulo econômico, depois o político e o militar, o jornalístico fica em segundo plano sempre, o que é uma pena, pois é a partir dele que muitos novatos se apaixonam pelo jogo.

11-De uma dica aos iniciante?

Amigos, este jogo é mais que um jogo, é uma segunda vida, é uma oportunidade de se testar, descobrir conhecimentos e limites. Aproveitem, descubram-se, mas com cuidado e cautela.
Aproveitem principalmente o módulo social, conversar, fazer amigos, encontrar pessoas de diversos locais do país e do mundo. Isso aqui é um escola, escola de convívio com pessoas diferentes, pensamentos diferentes.

Aqui o limite é até onde você pode sonhar, só depende de você, ser Congressista, ser Presidente, fundar um Partido... Tudo está as suas mãos, basta querer e correr atrás para fazer acontecer.

Boa sorte a todos,
Thiago Flores Sum
Um passo a frente. Retroceder jamais.