EA #5 Mercado Interno, Retorno sobre investimento e Gold

Day 1,747, 21:47 Published in Brazil USA by Geirskogul


Mais uma semana se passou,
o bot dormiu
e o módulo econômico, se podia ficar pior,
conseguiu.




Dados Utilizados

Os dados refletem o cenário das últimas horas antes da publicação do artigo e desconsidera flutuações ao longo do dia que não devem alterar significantemente a análise realizada. A variação na coluna à esquerda é referente ao último artigo (7 dias atrás) publicado.



* Índices de Food, Food Raw, Weapon, Weapon Raw são baseados numa média dos menores preços ofertados no mercado. Índice de Salários é baseado numa média dos maiores preço ofertados no mercado.



Salários

O nível de salário sofreu um ligeiro aumento de 9%, beirando os 90BRL, não é possível identificar a real causa, já que a oferta de trabalho continua aumentando, o babyboom ainda tá lançando 250 pessoas no mercado de trabalho, o que deveria pressionar o nível de salário para baixo. Mas as empresas não parecem ter reduzido o seu pessoal, e estão aumentando a produção mesmo com perspectivas baixas de lucro.

Weapon

Nesta semana, tudo caiu. Alguns itens acima de 52% novamente. Q6 e Q5 parecem se sustentar em patamares mais elevados e provavelmente sofrerão quedas durante a próxima semana, se assim o bot desejar.


Nenhum (0) funcionário é quando apenas o manager trabalha, ou seja, não há salário.

Como podemos ver as únicas empresas de weapon que se mantem são as Q6 e Q7, a queda nos preços das Q6 foram superiores à variação das Q7 e, portanto, as Q7 passaram a ser mais lucrativas nesta semana, se invertendo ao cenário das últimas análises.

Necessário notar que da empresa Q1 até a Q5, não há retorno! Isso mesmo, se tem PREJUÍZO ao produzir, seja como manager ou com funcionários; seja com insumo próprio ou com insumos do mercado (ler último artigo publicado).

Food

As substanciais quedas nos preços de food nesta semana destruíram os lucros das empresas, mas ainda assim, devido ao baixo patamar dos preços dos insumos ainda é lucrativo se produzir como manager em todas as empresas.


Nenhum (0) funcionário é quando apenas o manager trabalha, ou seja, não há salário.

As empresas Q6 e Q7 estão com os menores lucros registrados até hoje, mas ainda possuem um retorno com funcionários, o mesmo não é possível dizer para nenhuma outra Food Factory.



Retorno sobre o Investimento, na sigla em inglês (ROI), é um índice que pode servir de instrumento para verificar em quanto tempo se terá pago todo o capital investido e começará a ter lucros sobre o investimento realizado.

Vou considerar o retorno do investimento sobre a promoção de 44% de desconto e a dissolução da empresa como parte integrante do lucro, ou seja, só necessitaria recuperar a diferença da dissolução menos o investimento realizado. Começando com os mercados de matéria prima, que não possuem desconto de 44%:


O custo foi transformado em gold pela cotação disponibilizada no ínicio do artigo

No cenário atual é possível verificar nas empresas de Weapon Raw que numa média de 53 dias se obtém lucro nas empresas mais baixas de produção, Saltpeter salta para 60 dias. Já as empresas que necessitam de investimento de gold, Aluminium em 66 dias e Rubber em 115 dias, detalhe que Rubber é a única produtora de Raw que suporta trabalhadores dado os custos de mercado e, assim, recuperaria o lucro em 103 dias.

Na Food Raw, a recuperação já fica mais distante, acima de 9 meses para se ter retorno nas de produtividade mais baixa e chegando a 577 dias no Hunting Lodge.

Agora as fábricas:



Como é possível visualizar, nenhuma empresa de Weapon Q1 até Q5 tem perspectivas de recuperar o investimento realizado. Já qualquer outra empresa, trabalhando como manager, se tem perspectivas acima de 6 meses e chegando a quase 20 meses para começar a obter lucro sobre o investimento (considerando a dissolução da empresa). Contratando funcionários as únicas que tem perspectiva de retorno são as empresas Q6 e Q7.

Exemplificando, se você investir numa Weapon Q7 (com promoção), contratando todos os funcionários e insumos, produzindo a todo vapor todos os dias. Tudo mais constante, em 73 dias, você recuperará a DIFERENÇA (693,2-615 = 78,2 gold)! Isso não significa que você já recuperou todo o investimento, mas se você dissolver a empresa APÓS o 73º dia, já foi possível obter um lucro (mínimo possível) para cobrir o investimento.



Gold

Como prometido segue a análise gráfica:



Os dados são coletados diariamente às 20:00 do Horário do eRepublik (00:00 na maior parte do Brasil) e representam uma média das primeiras ofertas de Gold no mercado monetário.

Como é possível verificar o Gold conseguiu se manter num patamar entre 800 e 900 com as promoções no inicio da semana, mas não durou muito tempo e já foi para o patamar de 600:1 a 700:1. O efeito das promoções foram mínimos, talvez a promoção de upgrade de empresas não tenha sido aproveitada exatamente pela falta de previsibilidade sobre os preços no futuro.

É quase dar um tiro no pé reduzir os preços do bot e lançar uma promoção de upgrade. Se pelo menos tivessem mantido os preços ou os elevado, poderia ter incentivado mais as pessoas à investirem (comprando Gold via dinheiro RL) e o gold teria subido além dos 1000:1.

A única coisa que pode afetar o gold positivamente é uma promoção que ninguém irá recusar, por exemplo, Training Q4, o que é improvável que farão, afinal, se conseguirá 5 gold em menos de 4 dias com um Training Q4 e seria cada vez mais autossustentável, ou seja, menos euros na conta do Plato.



Para finalizar, uma sugestão de publicações sobre a Economia Internacional.

O primeiro é o do maior jornalista do eRepublik, mesmo com poucos artigos nos últimos meses, faz sempre uma boa discussão sobre o cenário econômico mundial, dSoKre: http://tinyurl.com/yka4oej

O segundo é de um jornalista americano, já com algum tempo de discussões, o principal foco dele é o 1600 Index, um índice que dá nome às publicações e é baseado numa relação do poder de compra no dia 1600 nos eUS e os dias atuais. Publica, geralmente, um artigo por semana e mesmo sendo no mercado americano faz sempre ótimos artigos: http://tinyurl.com/bs4m3bq



Agradeço todo mundo que acompanha, vota, lê, comenta. Cheguei a 100 subscribers nas últimas edições e é um marco importante.

Até a semana que vem, com as mesmas análises de sempre e muito mais!

Anderson Pimentel, Editor do Economics Analysis