AS 48 LEIS DO PODER - Robert Greene - LEI 22

Day 1,765, 13:13 Published in Portugal Spain by Helida fragoso

"TRANSFORME A FRAQUEZA EM PODER

Se você é o mais fraco, não lute só por uma questão de honra, é preferivel a rendição. Com a rendição obtém tempo para a recuperação. Tempo para atormentar e irritar o seu conquistador, tempo para esperar que este perca o seu poder. não lhe dê a satisfação de o derrotar, antecipe-se e renda-se. Ao oferecer a outra face, provoca raiva e desequilibrio no adversário.Faça da rendição um instrumento de poder.

Se voce é a parte mais fraca, não lucrará nada ao envolver-se numa disputa inútil. ninguém aparece para ajudar os fracos- tal só traz prejuízo.
Os Fracos estão sozinhos e quando atacados devem-se entregar
Fraqueza não é pecado, e pode até tornar-se uma força se aprender a jogar correctamente.

A rendição disfarça um grande poder.ao despertar a complacência do inimigo, tem tempo para se recuperar, tempo para minar o terreno, tempo para se vingar.Não sacrifique este tempo em troca do mérito de participar numa batalha da qual não sairá vencedor.

O que nos causa problemas na esfera do poder é quase sempre a nossa própria reacção, exagerada, aos movimentos dos nossos inimigos e rivais. Esse exagero cria dificuldades que podem ser evitadas se fôssemos mais sensatos. tem tambem o efeito de richochete interminável, pois o inimigo vai reagir com o mesmo exagero.

Quem tenta exibir a sua autoridade, ilude-se facilmente com a tática da rendição. Ao mostrar-se submisso, os outros sentem-se importantes ,contentes,porque estão a ser respeitado, tornam-se alvos mais fáceis para um contra-ataque.

Esta é a essência da tática da rendição, no íntimo , permance firme, mas por fora, inclina-se. Sem mais motivos para se zangar , os seus adversários ficam confusos.É improvável que reajam com mais violência. Em vez disso ,tem tempo e espaço parar armar um contra movimento para derrubar o adversário. No confronto entre o inteligente e o bruto agressivo, a táctica da rendição é a melhor arma.

Mas é preciso ter auto-controlo: pois quem se rende de facto perde a liberdade e pode ser esmagado pela humilhação

Deve somente parecer que se rende, como o animal que se finge de morto para salvar a pele.

Próvérbio etiope

Quando o grande senhor passa, o camponês sábio inclina-se profundamente e peida em silêncio




imagem
um carvalho que resiste á ventania perde os seus galhos um a um e ,sem mais nada para protegê-lo, o tronco acaba por partir-se. Por sua vez o carvalho que se curva, vive mais, o seu tronco engrossa, as suas raízes ficam mais profundas e tenazes."