Mercado Monetário: como funciona?

Day 403, 04:59 Published in Portugal Portugal by Arbus

Sobre a economia muito há por dizer, parece-me que muita genta transporta conceitos da vida real para o jogo e isso não faz sentido, aqui as regras são diferentes. Neste artigo falo sobre o mercado monetário, sem dar qualquer opinião pessoal e apenas explico como funciona. O objectivo, é ajudar a não cometer erros e dessa forma tornar o mercado mais eficiente.

A primeira coisa a saber acerca do mercado monetário, é que existem dois mercados para cada moeda. Comprar gold e vender pte, é diferente de comprar pte e vender gold. Há pessoas interessadas em vender gold e outras em comprar, mas em vez de o fazerem no mesmo sítio cada um tem a sua banca. Há os vendedores de gold e os vendedores de pte.

É por isso que falei em "dois" mercados, mas na verdade é como se fossem duas bancas, numa trocam-se maçãs por laranjas e noutra laranjas por maçãs. Supostamente, se as bancas estão uma ao lado da outra, a proporção/razão pela qual se trocam maçãs por laranjas devia ser igual. Se o vendedor de laranjas pede 2 maçãs, o vendedor de maçãs devia pedir meia laranja. Vamos ver que no mercado monetário isso nem sempre acontece.

Banca "GOLD por PTE" (vendem gold, compram pte)

Este é o mercado que aparece por defeito, quando se clica em "monetary market". Aqui as ofertas andam à volta dos 500 pte por gold. Significa que, quem vende gold neste mercado, consegue comprar pte por 0.002 gold. A conta é simples, 1/500. Vamos agora olhar para a banca do lado.

Banca "PTE por GOLD" (vendem pte, compram gold)

Para ver este mercado basta clicar no quadradinho "buy" e escolher a bandeira portuguesa. Aqui as ofertas andam à volta dos 0.003 gold por pte. Não bate certo, no outro mercado era possível comprar pte por 0.002 gold, mas aqui o pte está mais caro e ninguém desce o preço. Fazendo a mesma conta de há pouco, 1/0.003 é igual a 333.(3) pte. Ora no outro mercado por 1 gold compravam-se 500 pte.

Porque é que isto acontece? Porque há quem não faça as contas e quem as faz aproveita-se disso.
É obvio, que é vantajoso vender pte na banca "pte por gold" e depois ir comprar pte na banca do lado. Exemplo:

Na banca "pte por gold" faço post new offer: 1000 pte à razão de 0.003 gold.
Alguém distraído, ou com muita pressa, compra-me os 1000 pte e eu recebo 3 gold.
Vou à banca "gold por pte" e faço post new offer: 3 gold à razão de 500 pte.
Alguém distraído, ou com muita pressa, compra-me os 3 gold e eu recebo 1500 pte.
Repetir...

Por esta razão, existem muitas ofertas de pte a 0.003 gold, porque nem toda a gente vê que pode comprar pte por 0.002 ao lado. Com uma simples conta é possível saber em que mercado o pte ou o gold estão mais baratos e não ser enganado. Quando se tem muita urgência, não há nada a fazer, mas também é inteligente ter sempre alguma reserva.


Uma última palavra acerca das taxas de câmbio. Normalmente, bastaria olhar para uma banca para ficar a conhecer a taxa de câmbio, deveria ser igual nos dois lados. Como isso não acontece, a taxa de câmbio a considerar deverá ser aquela onde o mercado está mais activo: a banca "gold por pte". É sempre a banca gold por qualquer coisa que está mais activa, porque é sempre mais flexível. Neste caso, a melhor oferta de "gold por pte" é de 501 pte por gold, logo a taxa de câmbio está nos 0.001996, bem longe dos 0.003 que poderíamos pensar e o que já significa ser lucrativo baixar as ofertas de pte para os 0.002 gold (desde que a tendência se mantenha claro, ainda ontem se trocava 1 gold abaixo dos 500 pte). Se ficaram mais confusos, ignorem este parágrafo.


É normal o mercado monetário ser confuso, tentei explicar o melhor possível, mas é difícil. Se da próxima vez que forem trocar pte ou gold, pensarem duas vezes se estão a fazer bem, já me sinto realizado 🙂 Como não sou nenhum guru é possível estar errado, mas qualquer dúvida ou comentário é só mandar pm 😉