Denúncia e impeachment por atividade suspeita

Day 4,851, 05:07 Published in Brazil Lithuania by alemhrb

em eBrasil. 02 de Março de 2021.
4,851 no Novo Mundo




Foi rejeitado o pedido de deposição do presidente canadense. O congresso impediu que Thedillpickl fosse removido após investigações apontarem suspeitas de atividade ilícita por parte do mandatário. O presidente nega envolvimento.

O processo foi iniciado pelo congressista Kippers, por volta de 12h40 da última segunda-feira (01). Para que ocorresse a retirada, seria necessário, ao menos, 66% dos votos favoráveis ao pedido. A rejeição foi confirmada após a participação de 32 parlamentares, sendo 65,6% deles favoráveis ao procedimento de impeachment, enquanto outros 11 (34,4% ) votaram pelo arquivamento. A abstenção atingiu 20%.

A CNN conversou com *fontes que afirmaram terem encontrado indícios de envolvimento do presidente em possíveis desvios de fundos da tesouraria do país. Ainda de acordo com a fonte, as investigações estão em andamento para o levantamento de informações complementares. A reportagem não teve acesso às provas.

Para o presidente, é uma situação clara de isenção de culpa. "Ficará claro que não tenho nenhuma reclamação. É tolice considerar qualquer má intenção de minha parte. Devemos procurar problemas em outro lugar.". Afirma também que não está sozinho e que detém, junto a outros oficiais e conselheiros, fundos do governo do Canadá. Em tom irônico, concluiu: "Todo mundo sabe como isso funciona (emoji)".

Há mais de 4 anos que o país não emitia uma tentativa contra qualquer presidente em exercício. Em 18 de maio de 2017, às 02h46, o congressista Toreben deu início ao pedido que seria rejeitado por 17 votos favoráveis contra 14. Na ocasião, a proposta também foi negada ao não atingir, aproximadamente, mais de três quintos dos votos.

*A CNN garante o sigilo da fonte e não mencionará, nessa e em outras reportagens, a sua identidade.

Jornalista alemhrb


A CNN quer saber sua opinião! Vote, deixe seu comentário! Participe!
Viu algum erro? Nos informe!




POLÍTICA: Atividade dos ministérios em xeque.

ELEIÇÃO: O contraponto de queda do PIB e crescimento do MPB.

GERAL: Ministro cai em contradição e uso de dados sobre inflação era constante nos últimos três governos.

GERAL: Partidos refletem mudanças no cenário político.