[nH] [pt-BR] Eleições eBrasileiras: O então, o agora (parte 2)

Day 2,191, 14:24 Published in Chile Brazil by nW0lf


Eleições eBrasileiras: O então, o agora (Parte 2)

“But collective thinking is usually short-lived. We're fickle, stupid beings with poor memories and a great gift for self-destruction.” - Suzanne Collins (1962 - )
"Mas o pensamento coletivo geralmente dura pouco. Nós somos seres instáveis e estúpidos com uma memória pobre e um grande dom para a auto-destruição.”

“Democracy is a device that ensures we shall be governed no better than we deserve.” - George Bernard Shaw (1856 - 1950)
"A democracia é um artifício que garante que seremos governados nada melhor do que merecemos."

Leitura Recomendada:
[nH][pt-BR] Eleições eBrasileiras: O então, o agora (Parte 1)



Hola eChile! Este es un artículo sobre las elecciones de eBrasil en el pasado y en la actualidad, por lo que no habrá ninguna traducción. ¡Gracias!



Na primeira parte deste artigo, foi exposto o histórico de votos em eleições presidenciais brasileiras.

Entretanto um bom governo não se faz somente com um grande número de votos: Como as eleições no eRepublik permitem candidatos múltiplos e não possuem segundo turno, os votos podem ficar diluídos; entretanto uma coisa é clara: Se o candidato ganhador recebeu X% dos votos, uma boa parcela da população (100% - 😵 não queria que ele ganhasse mas não conseguiu decidir qual dos outros candidatos era melhor.

Por exemplo: O candidato Plato ganhou as eleições com 40% dos votos. Isso significa que 60% da população votante não se sente representada pelo presidente Plato, mas não conseguiu se unir para eleger a candidata Lana (35% dos votos) ou a candidata Galinha Sem Cabeça (25% dos votos).

Na vida real, esse problema é resolvido através da realização do Segundo Turno das Eleições. Infelizmente, no eRepublik, só nos resta reclamar com Dio…


Alguns conceitos:

Maioria Simples, Maioria Relativa ou Superioridade

Termos utilizados erroneamente, no Brasil, para expressar o conceito matemático de pluralidade: significam o maior número, o subconjunto com o maior número de partes, ou ainda a superioridade numérica.

Note-se a possível confusão ao utilizar esse termo, pois em matemática a maior parte não necessariamente é uma maioria.

Na eleição-exemplo acima, o candidato Plato teria vencido com a superioridade numérica dos votos.


Maioria Absoluta

Termo utilizado, no Brasil, para expressar o conceito matemática de maioria: mais que a metade, o número subsequente à metade, ou ainda um subconjunto de um grupo cujo número é superior à metade do grupo inteiro. Nas eleições, tem como base de cálculo o número de votos realizados.

Em uma eleição-exemplo, o candidato que conseguir 50,01% dos votos ou mais terá vencido com maioria absoluta.

Maioria Qualificada

Termo utilizado no Direito brasileiro para expressar uma situação onde o total de votos em uma opção é maior que a metade do total de votos possível. Diferentemente da maioria absoluta, que usa como base o número de votos realizados, a maioria qualificada tem como base de cálculo o número de votos possíveis.

Em uma eleição-exemplo em um país com 1000 habitantes, a maioria qualificada seria de 501 votos - não importando o número de votos efetivamente realizados.




Representatividade

Mas o que isso significa?

Bem, um governo ideal representará os interesses de todos os cidadãos do país. Como isso não é possível…

- Um governo eleito com maioria qualificada é mais representativo que…
- Um governo eleito com maioria absoluta, que é mais representativo que…
- Um governo eleito com maioria relativa.

Como é muito difícil um governo ser eleito com maioria qualificada, temos também as eleições do Congresso através do sistema proporcional por lista fechada.



Em breve, na Parte 3: Quais governos do eBrasil foram realmente representativos?