[nH] Análise das Eleições eBrasileiras

Day 2,014, 13:19 Published in Chile Brazil by nW0lf


Análise das Eleições eBrasileiras

"The consequence of not belonging to any party is that I will bother everyone." - Provável autoria de Lord Byron
"A conseqüência de não pertencer a nenhum partido será a de que os incomodarei a todos."

“La politique est une question d'équilibre entre les gens qui veulent entrer et ceux qui ne veulent pas quitter.” - Provável autoria de Jacques-Bénigne Bossuet
"A política é uma questão de equilíbrio entre os que desejam entrar e os que não desejam sair."

Leitura recomendada:
[nH] eBR: A situação dos partidos no dia 2012
[TGJ] Eleições para o congresso



Esse artigo é uma extenção do anterior, onde foram analisados os partidos do eBR e suas capacidades de voto para as eleições do congresso.

Para fins do artigo, é considerado que cada partidário votará somente no seu partido ou não votará. Pequenas variações podem ocorrer devido ao voto de não partidários.

Vale mencionar que não foi encontrada anormalidade no número de ativos diários dos partidos, sugerindo assim que as eleições foram realizadas de forma limpa e sem "fakes" partidários.

A situação do eBrasil



De todos os jogadores vivos no eBR, somente cerca de 42% estiveram ativos no dia das eleições. Algumas considerações:
- Somente ~1/3 dos jogadores eBrasileiros vivos possuem representação partidária. Entretanto, esse número sobe para ~71% dos jogadores eBrasileiros ativos no dia das eleições.
- Somente ~2/3 dos jogadores eBrasileiros ativos votaram. Isso pode indicar grande desinteresse no cenário político eBrasileiro atual, ou grande descontentamento com os partidos.
- Dos jogadores ativos, somente ~61% lutaram ao menos uma vez no dia de ontem. Isso indica um grande potencial de dano desperdiçado, sustentando as críticas de "farmville" sobre o país.



Resultado dos Partidos

No gráfico abaixo:
- Partidários: Número oficial de partidários no fechamento do dia 2013;
- Previsão: Conforme artigo anterior, previsão de votos com base no número de jogadores ativos por 5 ou mais dias durante a última semana;
- Partidários Ativos: Número de jogadores do partido que realizaram alguma atividade no dia 2013 (ao menos +1XP);
- Adultos Ativos: Número de jogadores do partido que realizaram alguma atividade no dia 2013 (ao menos +1XP) e são considerados "Jogadores Adultos", podendo assim votar nas eleições. Jogadores que criaram sua conta no dia da eleição não são considerados por limitações da fonte de dados;
- Votos Efetuados: Número de votos oficiais às 23h59' eR do dia 2013;
- Votos Reais: Número de votos oficial após verificação pelo Plato.



Partido Militar (+Orb +PD😎

Com ~58% dos membros ativos, mostrou um bom aproveitamento dos votos: quase 98% dos partidários ativos.

Odin (+PS +UNL)

Com ~48% dos membros ativos, mostrou baixíssimo aproveitamento dos votos: menos de 80% dos partidários votaram. A ajuda de vários jogadores no ATO norte-americano pode explicar uma votação menor, assim como a coligação recente com o PS e UNL - até então partidos declaradamente "inimigos" - que pode não ter resultado em um bom aproveitamento dos votos desses partidos.

É interessante também o número de "Young Citizens" nos partidos que, apesar de ativos, não puderam votar.

Sparta (+Persona)

Com ~51% dos membros ativos, foi o partido com o maior número de votos cancelados pelo Plato na verificação (~3.5😵. Aproveitamento de ~87% dos votos disponíveis.

É interessante a alta no número de jogadores ativos no dia da eleição, sendo o partido onde a previsão de ativos possuiu o maior erro.

Thunder

Com o maior porcentual de atividade, ~70% dos jogadores, o Thunder conseguiu angariar votos externos tendo 226 votos válidos com apenas 215 jogadores adultos ativos no dia.

Arena

Sendo o partido com o menor porcentual de ativos, apenas ~38% dos partidários foram ativos no dia da eleição. Os ~82% de aproveitamento dos votos pode indicar, também, descontentamento com os rumos atuais do partido.



Cadeiras no Congresso


O baixo número de votos no ODIN possibilitou uma cadeira extra no Congresso Nacional para os partidos Sparta e Thunder, com base na previsão.

Entramos assim no 5° mês seguido onde o grupo denominado "frigideira" possui maioria no Congresso, possuíndo muitas das vezes também a Presidência do eBrasil. Entretanto, ainda vemos muitas vezes críticas à "panela" (vulgo oposição), sendo a estratégia governamental a de desacreditar qualquer crítica - por mais válida que seja - ao invés de trabalhar para a correção dos erros.

E qual sua opinião? A "frigideira" se acomodou, sabendo que possui maioria e qualquer retaliação - por mais absurdo que seja o erro - é improvável? Os partidos de oposição precisam se reinventar para voltar ao poder? Já está na hora de nova troca de grupo no controle do eBR?