[MoFA] Dia Internacional da Língua Materna

Day 4,110, 14:32 Published in Portugal Spain by Ministerio dos Negocios Estran


Caros portugueses e caras portuguesas,

O governo português decidiu associar-se a uma iniciativa que tem como objetivo celebrar o "Dia Internacional da Língua Materna", que tem lugar no dia 21 de fevereiro.

O desafio foi fazer um artigo em que contamos a história da origem da nossa conversa.

Espero que todos e todas gostem.



A língua portuguesa, tem origem na evolução do latim vulgar trazido pelos romanos no século III A.C e de influências de alguns idiomas com menor expressão como é o caso do céltico. A partir do século XI, quando os cristãos finalizam a conquista cristã da Península Ibérica, o galego-português passou a ser falado e escrito na Lusitânia, sendo que surgiram também alguns dialetos por influência da mistura do árabe com o latim neste território.

O galego-português, que surge do latim vulgar, era uma língua que era utilizada em toda a faixa ocidental da peninsular (correspondendo aos atuais territórios da Galiza e de Portugal) e que se diferenciou de todas as outras línguas românicas da Península Ibérica. Em 1290, o rei D. Dinis (o grande impulsionador daquilo que é hoje a Universidade de Coimbra), decreta o galego-português como língua oficial do Reino.



E aproveito para deixar um poema dessa época:

“Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo?
Ai Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs conmigo?
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado?
Ai Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss'amigo
e eu bem vos digo que é san'e vivo.
Ai Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss'amado
e eu bem vos digo que é viv'e sano.
Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é san'e vivo
e será vosco ant'o prazo saído.
Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é viv'e sano
e será vosc[o] ant'o prazo passado.
Ai Deus, e u é?”



Em meados do século XIV, no período do renascimento, houve um salto para o português moderno, sendo que a normatização da língua portuguesa, começa em 1536 com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira e João Barros. Desta forma, começaram a existir diferenças entre o galego e o português.

A consolidação de autonomia política, seguida dos descobrimentos que criaram o Império Português, fez com que a Língua Portuguesa se consagrasse como a língua oficial de Portugal e do império. Enquanto que o galego ficou limitado a uma língua secundária, que ainda é falada na Galiza.

Sem dúvida alguma que os descobrimentos portugueses, ampliaram os domínios de Portugal e levaram a Língua Portuguesa aos quatro cantos do mundo, fazendo que atualmente seja a 4.ª língua europeia mais falada no mundo.



Um abraço,

O MoFA: Johannes Valkkynen
O vMoFA: Hendiondu