[MoE - Granikus II - Art 10] MoE Entrevista #6 - Pisco Soares

Day 3,047, 19:15 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT

 Saudações, ePortugal!

 Hoje estamos a publicar a sexta entrevista da nossa série. Desta vez, novamente entrevistamos um jogador experiente e activo principalmente no módulo militar, o jogador Pisco Soares!



 Agora, sem mais delongas, vamos para a entrevista!







MoE: Primeiro, fale um pouco sobre ti: como começaste a jogar erepublik?

Pisco Soares: O começo... foi numa tarde de inverno com o vento a uivar e a chuva a bater na vidraça...

 Não, não faço ideia.

 Sei que comecei a jogar na v.1 nos tempos idos de 2007/8, mas desisti e já não me lembro do nick e nem do mail que usei. Depois, 4 anos volvido, farto de ver um comentário nas notícias no Jornal de Notícias decidi experimentar. Era o dia 3 de Abril de 2012. E desde esse dia, acho que ainda não passou um dia que não tenha feito login nem que seja para trabalhar.


MoE: Tiveste alguma dificuldade no início? De que tipo?

Pisco Soares: No início, penso ter tido as dificuldades que todos têm quando começam e que não fazem parte de um grupo de colegas que já jogue eRepublik. De que tipo... perceber o que fazer primeiro... o que comprar... como e onde lutar...

 Mas lá me safei, tive também a sorte de quando estava a pensar, mais uma vez desistir, ter começado a conversar com o Zepiro, que já deixou o jogo. Com ele saí dos SPA e entrei nos TIF. E, nos TIF, a minha eVida mudou completamente. Não que estivesse mal nos SPA, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.


MoE: Conte-nos um pouco das suas experiências no jogo. Quais foram as suas maiores conquistas? Alguma situação engraçada ou notável de alguma forma?

Pisco Soares: Experiências no jogo...

 3 módulos de jogo:

  - Político - nunca me atraiu. Fui deputado uma vez e chegou-me. Não se faz nada senão discutir o sexo dos anjos e comparar pilinhas... Não me lembro de, nesse tempo, ter visto uma mulher no congresso. A comparação teria sido muito mais interessante.

  - Económico - O gold que tive, foi aplicado nos campos de treino e em barras de energia. Enquanto não tive que ter empresas, para suportar/apoiar a distribuição das MUs onde me encontrava, nunca liguei a esse módulo. Agora vou estando atendo às flutuações de preços no nos mercados... e pouco mais.

  - Militar - o módulo por excelência deste jogo. Sempre lutei o que tinha e o que não tinha. Habituei-me a olhar para o dano que os grandes tanques davam e pensava que nunca lá chegaria. Em verdade, já ultrapassei esse dano só que os grandes tanques continuam a dar muito mais dano do que eu.

 Como podem deduzir as situações engraçadas, para mim, foram sempre ao nível das MUs... nos TIF... um "puto" da D2 chegar a capitão dos TIF (e na altura era por eleições) e posteriormente chegar a Comandante dos TIF. Posso dizer que para mim fazer parte de uma MU é fazer parte da sua organização, da sua gestão. Por isso, quando vim para os MEK, não sabia quando, mas sabia que teria que chegar ao grupo de comando. E cá estou, comandante dos MEK à mais de 1 ano... Dá trabalho mas é reconfortante.

 O episódio mais engraçado, se bem que eu não ache piada nenhuma, foi ter iniciado um golpe de estado com os MEK em Portugal sem sequer ter dado conta que o tinha feito. O mais interessante foi que durante as 2 horas de tomada de decisão das restantes MUs, ter recebido inúmeras PMs a perguntar-me se o golpe era a sério... quando eu dizia que não, muitos foram os que me disseram - é pena... Portugal estava mesmo a precisar de uma ditadura. Os mesmos que depois quando surgiu uma ditadura a sério, enchiam a boca a defender a Democracia... Típico!!!!


MoE: Quais as partes do jogo que consideras as mais interessantes?

Pisco Soares: As partes que considero mais interessantes. Sem dúvida nenhuma a parte social!

 Este jogo se não fosse pela parte social - que na sua maior parte tem que ser feita fora do jogo, seja no irc, no skype, no whatsapp - já tinha morrido.

 Eu ainda não deixei o jogo devido às relações sociais que tento implementar nos MEK. Uma pessoa passado pouco tempo sente falta de conversar com os seus colegas.


MoE: Alguma dica ou mensagem encorajadora para os novatos?

Pisco Soares: Novatos, não emprenhem pelos ouvidos! Todos sabemos que haverá sempre jogadores que se julgam os donos da razão. E outros que por serem mais antigos julgam que têm mais direito a... tudo!

 Se o novato se deixar embrenhar nesta rede mafiosa facilmente desiste. Tentem sempre tentar perceber os dois lados da barricada. E, acima de tudo, pensem pela vosa cabeça! Se um caramelo como eu chegou a comandante da melhor MU de sempre, os TIF e depois da mais forte e mais unida MU do mundo e quiçá de Portugal, os MEK, tudo é possível!


MoE: Alguma mensagem final para os leitores?

Pisco Soares: Não se esqueçam de que isto é um jogo! Aproveitem para entrar em contacto com jogadores de outras partes do mundo. Não tragam os problemas da vida real para este jogo. Neste jogo, podemos ser aliados do Irão e inimigos dos USA. Isto não é a vida real! Aproveitem o jogo pelo jogo!


 Nós esperamos que tenham gostado da entrevista. E, como sempre, fazemos aqui o convite: se alguém quiser ser o próximo entrevistado, sinta-se convidado 😃
 Até a próxima!

Entrevistas publicadas anteriormente:
  1) IDEIAS
  1.1) IDEIAS (em inglês)
  2) Marx.Descartes
  3) teXou
  4) Passos Coelho
  5) Bitorino



 Cumprimentos,
 Equipa do Ministério da Educação de ePortugal

Pony do Inferno - Ministro da Educação
Hediondu - Secretário de Estado
ren79 - Secretário de Estado
Alvaro Cunhal - Secretário de Estado