[MdC] Censo Demográfico - Resultados

Day 3,151, 19:46 Published in Brazil Brazil by Ministerio das Comunicacoes

eBrasil, 06 de Julho de 2016, dia 3151 do Novo Mundo

Saudações caros eBrasileiros,

Hoje, o Ministério das Comunicações traz a todos vocês o resultado do "Censo Demográfico" que foi realizado durante todo o período do mandato. Desejamos a todos uma ótima leitura.




Visão Geral
De todos os que participaram, a maioria era do ARENA e NERD, seguidos pelo FÊNIX.
Observando o gráfico podemos concluir que, dos que responderam o censo, a maioria é jogador antigo, mas também temos bastante novatos, considerando os novatos como jogadores que entraram a partir de 2015.
A maior parte dos jogadores tem entre 20 e 25 anos, sendo seguidos por jogadores com mais de 30 anos e pela faixa etária de 15 a 20 anos.


Análise Específica
Analisando a idade versus o ano de ingresso, percebe-se que os mais novos entraram no jogo recentemente. Isso pode explicar a falta de dinamismo no jogo: talvez os mais novos não tenham pego a dinâmica do jogo ainda.
Cruzando os dados entre idade e partido, percebe-se que o NERD e o FÊNIX contam com pessoas mais jovens, o que pode explicar o destaque que estes partidos vêm tendo recentemente, principalmente o NERD. Já o ARENA, que é um partido mais tradicional, tem gente mais velha compondo seu quadro de integrantes, no entanto, também é possível notar que existem pessoas jovens, o que mostra que o recrutamento maciço que o partido faz, também surte efeito.
Transpondo os dados entre partido e ano de ingresso, corrobora o que foi dito no parágrafo anterior: o recrutamento feito pelo ARENA continua sendo um bom método para reter jogadores no jogo.
Para finalizar, entrelaçando os três itens: partido, idade e ano de ingresso, pode-se perceber que os jogadores que compõe o eBrasil formam um grupo bem hegemônico e essa pluralidade colabora com a democracia do país.


Perguntas Abertas

Ainda na pesquisa, foram feitas três perguntas abertas, cujo os resultados foram diversos, mas os mais significativos serão explanados agora.


Pergunta 1: O que esperava do jogo quando entrou?
A maioria respondeu que não esperava muita coisa, além de se divertir. Em segundo lugar colocaram que esperavam uma simulação da vida política, econômica e militar.

Pergunta 2: O que sente falta no jogo agora?
Esmagadoramente foi falado sobre a falta de animação e atividade da comunidade. Outra opção muito citada foi sobre o módulo econômico, que não favorece os novatos.

Pergunta 3: Alguma sugestão de como melhorar?
Infelizmente o que prevaleceu foi um desânimo geral: a maioria disse que apenas a administração do jogo pode melhorar. Outros sugeriram um baby boom e uma outra opção bastante comentada foi para diminuir a rivalidade política pelo bem geral do país.


Conclusão

O desânimo é geral, mas isso não é novidade. No entanto, pode-se notar que ainda existe uma luz no fim do túnel.
Depois dessa análise ficou claro que o jogo é cíclico. Não é o primeiro período ruim do eBrasil, e provavelmente não será o último. Mas para sairmos dessa crise é necessária uma união da comunidade.
Que sejamos maiores do que a rivalidade entre os partidos e consigamos fazer novas amizades. O que conserva a galera no jogo são os amigos que são feitos aqui, então que sejamos mais empáticos com o próximo para caminharmos novamente em direção ao topo.