[MdC] Análise das Eleições para PP

Day 3,135, 18:30 Published in Brazil Brazil by Ministerio das Comunicacoes

Caso você encontre dificuldades para ver as imagens nesse ou em qualquer outro artigo, tente colocar o código https:// no início da barra de endereços do seu navegador.

eBrasil, 20 de Junho de 2016, dia 3135 do Novo Mundo

Saudações caros eBrasileiros,

No último dia 15, tivemos eleições para Presidente de Partido (PP) e hoje, o Ministério das Comunicações vem informar à população os resultados, bem como fazer uma análise dos dados gerados pela eleição. Neste artigo comparamos os resultados aferidos entre os partidos que compõem o TOP5 nacional em número de filiados. Desejamos a todos uma ótima leitura.



RESULTADOS OFICIAIS DAS ELEIÇÕES

ARENA



PANELA



NERD



MPB



FENIX



ANÁLISES ELEITORAIS
Visão Geral

Os Partidos que compõem o TOP 5 possuíam, na época da eleição, exatos 643 membros, sendo que destes, apenas 221 votaram. Abaixo vemos o gráfico comparativo dos números de membros, dos votos válidos e das abstenções das últimas duas eleições:



Ao analisarmos os números, podemos perceber que o número de membros caiu em relação ao mês anterior. Em contrapartida, o número de votos contabilizados se manteve estável, o que, consequentemente, diminuiu o número de abstenções. Abaixo, temos um gráfico ilustrando as porcentagens de votos contados e abstenções nas duas últimas eleições:


Participação por Partido

ARENA

Durante as eleições, o ARENA contava com 332 membros no total. Destes, 108, ou cerca de 32,53% do partido, votaram. Como podemos ver no gráfico a seguir, o partido obteve um aumento no número tanto de membros como de votantes, se comparado ao mês passado:



Abaixo podemos observar a evolução do ARENA quanto ao número de membros total e ativos, em porcentagem:


PANELA

O PANELA possuía 105 membros no momento da eleição. Destes, 38 votaram, o que equivale a 36,19% do total. No gráfico abaixo, podemos ver que houve uma grande queda no número de membros, mas um aumento nos ativos:



O gráfico a seguir nos mostra a evolução do partido em relação ao número de membros totais e ativos:


NERD

O partido NERD possuía, durante as eleições, 85 membros no total, sendo que 34 votaram, o que representa 40% do total. O gráfico a seguir nos mostra que houve uma queda no número de membros, mas o número de votantes aumentou, mesmo que pouco em ambos os casos:



Abaixo podemos ver a variação de membros totais e ativos do partido:


MPB

Durante as eleições, o MPB tinha 59 membros, sendo que 23 participaram das votações, ou 38,98% do total. Ao analisarmos o gráfico abaixo, percebemos que o partido sofreu uma queda tanto no número de membros quanto no de votos:



O gráfico a seguir nos mostra a variação de membros e votos do MPB no decorrer de um mês:


FENIX

O partido FENIX possuía 56 membros durante a eleição. Destes, um total de 18 participaram com votos, o que equivale a 32,14% do total de membros. Como podemos ver no gráfico, houve quedas no número de membros e de votos ao compararmos com o mês passado:



Abaixo podemos observar a variação de membros e votos do partido em relação a maio:



COMPARATIVO DE PARTICIPAÇÃO

Ao analisarmos o percentual participativo de cada partido, podemos ver que a sigla com menor participação no mês foi o FENIX, com 32,14% dos membros votando; enquanto o maior índice fica com o partido NERD, com 40%. Ao mesmo tempo, podemos ver que o partido com maior aumento na participação foi o PANELA, enquanto o que teve a maior queda foi o FENIX, que passou de primeiro para último lugar:


COMPARATIVO DE MEMBROS

No gráfico abaixo, percebemos que o ARENA foi o único partido com saldo positivo de membros num período de um mês. Já a sigla que mais perdeu membros foi o PANELA:


PARTICIPAÇÃO TOTAL

A seguir, o gráfico mostra com detalhes a participação de cada partido nas eleições:


CONCLUSÃO

Depois de analisados os dados, podemos concluir que a crise de inatividade ainda persiste no eBrasil. Nenhum dos partidos no TOP5 conseguiu atingir a marca de 50% de atividade, e o único partido a ter um crescimento de membros foi o ARENA, com pouco mais de 5%. O PANELA foi a sigla mais afetada nesse mês, com uma queda de 30% no número de membros, e com menos de 20 pontos percentuais contribuídos na participação geral. Mesmo assim, o marasmo é visível em todos os cinco partidos.



Não se esqueça de participar dos programas do Ministério das Comunicações: o Censo Demográfico e o Prêmio Jornalista de Ouro!