[Mafalda #15] Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?

Day 776, 10:37 Published in Brazil Brazil by Dennys Asimov
http://somokon.com/erep/hitcounter.png">


EDITORIAL
Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?

Adaptado da Internet.

Em uma comemoração entre amigos no Rio de Janeiro, em maio de 2004, pediram ao jornalista norte-americano Larry Rohter, correspondente do The New York Times no Brasil, que cantasse. Ele se levantou e cantou Apesar de Você, célebre canção de protesto disfarçado contra a ditadura militar. "-Como vai proibir quando o galo insistir em cantar?", entoou um dos versos da canção.

A letra voltava-se exatamente contra o governo Lula, que tentou expulsá-lo do país. O motivo dessa tentativa de intimidação – talvez o episódio mais vergonhoso das complicadas relações da administração petista com a imprensa livre – chega a ser trivial: uma reportagem sobre o notório gosto de Lula pelas bebidas alcoólicas.

O relato de Rohter só criou tanta celeuma porque saiu no Times, um dos mais respeitados jornais norte-americanos. Junte-se a isso o pensamento provinciano brasileiro de que, se "deu no New York Times", pouca coisa não é! E o governo armou um circo inversamente proporcional ao assunto.

O caso se passa na vida real, mas poderia ter sido no eRepublik. Ao publicar matéria sobre o funcionamento de organizações milicianas que praticam recrutamento aberto com Low Wage (baixos salários) em terras brasileiras, muitos perderam a oportunidade de acrescentar ao debate. O que se viu foi uma reação desmedida e uma baita publicidade gratuita. Assunto garantido para uma virada de ano-novo às moscas!



POLÍTICA
O que acontece no eBrasil


A política eNacional vai mais um passo além. Após o lançamento do sítio na web do Partido Militar é a vez do Partido Igualdade e Liberdade fazer a sua estréia em outros mares. Desenvolvido por Dennys Asimov e Acsara m (Todos PIL), do Departamento de Comunicação do partido, o sítio, ainda em sua versão beta, conta com diversas ferramentas e será um excelente adendo à boa organização do partido.

Mesmo estando entre os cinco maiores partidos brasileiros e concorrendo nas eleições ao Congresso com uma dezena de membros, o PM teve uma participação apática no pleito do dia 25 de dezembro. Ao contrário das últimas edições, o partido não emplacou um único congressista sequer. Muitas são as teorias levantadas pela direção partidária, mas a baixa atividade e a falta de organização estão entre os principais motivos.

O ePCB está em processo de votação e provável aprovação de seu novo Estatuto. O seu periódico, Folhetim ePCB já está na 8a edição e o fórum é bem ativo. Segundo krisnatagoras (ePC😎 o partido deve apoiar Martel (USB-U😎 no pleito presidencial, uma vez que tem Mahdi Cleitus (US😎 como vice na chapa pela presidência e eles não têm candidatura própria. Mahdi é o nome mais simpático ao partido de esquerda.



INTERNACIONAL
O eMundo em movimento


O réveillon foi quente este ano na Europa. A Espanha aproveitou as festas de fim de ano e se esbaldou com champagne francês, em plena Champs-Élysées. A Sérvia segue Ásia adentro, manejando territórios turcos e sem tomar conhecimento dos adversários. Em pouco tempo estará batendo às portas dos templos indianos. Enquanto isso a Polônia vai devorando o território alemão e dando alegria aos seus babyboomers.



ECONOMIA
O bolso do cidadão


Após o Congresso realizar um verdadeiro parto na gestão Nov/dez para aprovar o aumento dos impostos de renda para todas as áreas da economia, chegou a vez do debate sobre o aumento do imposto de valor agregado dos produtos, o VAT. Este imposto afeta diretamente o empresariado brasileiro pois incide sobre o preço final ao consumidor, tornando o produto mais caro. O tema está quente e já rende boas discussões no fórum, iniciadas pelo congressista Big Gil (PND).

Após ser citada como uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, a Cyrella Realty, da holding Anglo Irish Bank foi praticamente obrigada a fechar suas portas! O Presidente da compania, Sr. Ryan afirmou que “a introdução do novo módulo de treinamento praticamente tirou do mercado todo o gold excedente” e, por tabela, prejudicou o comércio de bens não-primários.



VARIEDADE
Acontecimentos & Sociedade


A excelente reportagem na última edição do ano, Os Super Jogadores e as Organizações Privadas, fez com que o periódico batesse o seu recorde histórico de votos e comentários. A matéria foi alvo de protestos e até ameaçada de report por pessoas e organizações citadas. O Editorial Especial de final de ano no estilo reportagem investigativa foi muitíssimo bem avaliado, arrancando, entretanto, protestos (também) dos mais afeitos ao formato regular do jornal, que deve prevalecer. ;-P

Apesar de já estar disponível no fórum, o projeto de catalogar o histórico do acervo da mídia nacional ainda não decolou. O jornalista pode acessar Sala de Imprensa / Jornais no fórum e listar todas as edições de seu periódico já publicadas, com os respectivos links. É uma excelente oportunidade de acompanhar “no calor das emoções” todos os acontecimentos da história nacional.



TWITTER
O eRepublik na web


eSpartans: The War of Raw Materials - Ο Πόλεμος των Πρώτων Υλών http://bit.ly/8IDoIx
eSpartans: Newspaper | GEO RESOURCE NEWS http://bit.ly/6XEN1P
lordlebu: The Defeat that Turned the War http://bit.ly/5dSBEM
justinhalsall: Dish for PM! Manifesto Part 1 - Domestic and Economic http://bit.ly/8EnBhr
Shimiaiii: Hey admins, please repair employees productivity chart http://bit.ly/5LyT09
carpanese: No Guia do PC: eRepublik – jogo de estratégia online http://bit.ly/4JctpJ (eu escrevi, cof, cof)


MAFALDA



Mafalda é, sem dúvida, a menina argentina mais conhecida do mundo. Foi criada pelo cartunista Quino para uma campanha publicitária em 1963. Foi publicada ininterruptamente durante 9 anos (1964-1973), traduzida ao redor do planeta, virou até embaixadora da UNICEF. As críticas presentes nas tiras de Quino permanecem atuais e o jeito Mafalda de ser, questionador e humorado, herdado por continuas gerações.

---

Dennys Asimov (PIL)
Editor-Chefe do “A Mafalda”
Co-Diretor de Comunicação do PIL
Ex-Congressista


Prestigie nosso trabalho, votando e assinando o jornal.

.