Renovar a D1 é urgente
John Bokinski
Este é um artigo curto.
No último artigo que escrevi mencionei 2 coisas positivas que as acções dos espanhois iriam provocar: união e crescimento populacional.
A união foi quase automática, apesar de existir desacordo entre alguns grupos, esse desacordo era essencialmente no que respeita a ideias sobre Espanha, do que questões pessoais. Por isso, estando em guerra com Espanha todos remam na mesma direcção.
A questão populacional dá mais trabalho, exige que efectivamente se procure novos jogadores e os receba, os treine e os motive a ficarem no jogo. À cerca de um ano atrás, uma guerra quase sem esperança contra Espanha, permitiu-nos crescer bastante a nossa população activa. Desta vez ainda não conseguimos isso, vejo entre 15-20 jogadores a entrarem por dia e isso é insignificante.
Penso que parte do problema é que o governo está demasiado focalizado na guerra e delegou nos jogadores o esforço de recrutamento, com base em alguns incentivos. Penso que todos já concluímos que incentivos para haver recrutamento não funciona. Ou se cria uma equipe centralizada para tratar do assunto ou um mega spammer, mas o incentivo para recrutar que o jogo dá já é mais do que suficiente, não é com incentivos adicionais que se consegue grandes recrutamentos.
A análise abaixo refere-se à comparação entre os dias 2064 e 2194 (cerca de 4 meses) do numero de jogadores portugueses no top3000 de cada divisão.
D1
2064 - 159
2194 - 112
D2
2064 - 89
2194 - 106
D3
2064 - 40
2194 - 68
D4
2064 - 23
2194 - 23
Já sei que vai haver gente a comentar que existem muitos D4 que não são considerados cidadãos portugueses no e-gov e que a nossa D4 não é assim tão fraca. Infelizmente apesar de terem alguma razão, o panorama não muda muda muito. A D4 tem crescido, mas infelizmente para entrar no seu Top3000 é bastante dificil.
A análise simples, é que os aumentos populacionais do último ano têm reforçado bastante a nossa D2 (que vence Espanha com regularidade) e mesmo a nossa D3 (que no passado era a divisão mais fraca que tinhamos e hoje apesar de continuarmos com poucos jogadores, pelo menos somos capazes de vencer algumas batalhas). Tudo isto é bastante positivo, mas estamos a deixar a nossa D1 cair porque não a renovamos. À poucos meses atrás a nossa D1 ganhava à espanhola de forma sistemática, agora tem sido difícil de manter esse domínio.
Urge haver organização no recrutamento.
Comments
mais um grande artigo para o top!
v
Segundo a tua análise, as D1 já se fazem sentir nas D3.
Por certo esses 68 irão entrar 50 na D4.
Sempre defendi que uma d1 de ouro hoje é uma d4 de ouro daqui a 1 ano ou 2.
Só a longo prazo podemos mudar a nossa situação.
Temos de pensar a pelo menos 1 ano.
Alvaro nao é bem assim quanto à d1 e d4
uma boa d1 vai ser tambem uma boa d2 e d3 mas nunca uma d4 porque qualquer cidadao que entre no jogo 2 ou 3 anos depois de existir um d4 vou dizer, 20k de força, os 2 a treinar com os campos full, quando esse d1 tiver 20k de força o d4 vai ter 40k é obvio!
qualquer novato é anacronico! apenas vai reforçar o dano dos pontos perdidos na d4... sim porque matematicamente a nossa d4 está perdida! ou usamos muitas barras, ou os espanhois começam a morrer, ou outros d4 juntam-se a nós! é a unica soluçao.
a nossa esperança está no reforço de novatos treinados que dao 6 pontos na d1,2,3.
pode ser que os admins se lembrem de criar mais divisoes
Nuno, as d1 d2 e a própria d3 apenas servem para fazer D4.
Um país com pouca d4 é um país condenado à derrota.
Repara que a D4 é o máximo que se pode pedir a um jogador. Um país com uma d4 grande é um país que retém os jogadores.
@nuno258: D5!!! Está na hora!!!
Ou então divisões por força e não por exp, fazia mais sentido...
Eu não acho que isto se resolve com criar divisões.
Daqui a nada vamos na Q10, peço desculpa D10.
V.
É necessário haver planeamento para um babyboom, o mais depressa possível.
Falaram em Babyboom?
http://www.erepublik.com/en/article/-helder-medeiros-ideias-para-o-babyboom-2201449/1/20
http://www.erepublik.com/en/article/-helder-medeiros-artigo-revista-bit-2054205/1/20
http://www.erepublik.com/es/article/-helder-medeiros-baby-boom-o-exemplo-que-vem-da-polonia-2178687/1/20
a mesma cantiga outra vez, Hélder? vou ter de chamar o heilel para fazer umas avés..
Como agora temos 2,378 Portugueses ativos podemos fazer um Portugal 4000 em vez do Portugal 5000.
O que achas?
tem dó pá!
Pronto fazemos o Portugal 5000 mas aviso já que temos de TODOS ajudar!
[removed]
So não cumpriste isso quando foste presidente do teu programa...
Quando fui CP fiz exatamente o que estava no meu programa
Votado. É deveras importante isto. Temos que ter um babyboom em breve.
Votado
apesar de não ser dos melhores a conseguir trazer ppl para o jogo, concordo plenamente que é essencial conseguir-se recrutar gente nova, para dar animo e esperança ao País. 😉))
Concordo com a parte de o Governo estar mais focalizado na guerra, mas também não sei até que ponto deveria ou poderia se envolver, pois se por um lado poderia ser um incentivo, que como bem dizes não é o que faz com que se recrute mais, por outro, tem depois a questão de dizerem que o Governo não tem de fazer isso, chamando como acções populistas e de angariação de votos.
Eu nessa matéria, a não ser em situações pontuais, em que assistimos a demagogia politica (felizmente é passado), não tenho grande critica ou elogio, pois penso que o Governo se envolver ou não nisso, pouco significado tem, pois ou se consegue realmente um bom grupo de gente que saiba as fórmulas e os métodos certos para se spammar e em que locais, ou não é com incentivos que lá vamos, é a minha opinião. 😉)
Quanto à guerra em si, sem dúvida nenhuma que estou 100% de acordo contigo, apregoe-se, peça-se, implore-se, faça-se o que se fizer, não à nada que consiga unir tanto e tão bem o País e a População, que uma guerra (injusta por sinal), em que todos remamos para o mesmo lado (salvo raras excepções) e tentamos atingir os mesmos objectivos, sem olhar a MU's, politiquices, cores, credos, ... , o que seja, conseguindo assim a tão aclamada UNIÃO (valha-nos isso, e que se mantenha senão para sempre, pelo menos por muito tempo). o/
Artigo pequeno em comparação com anteriores, mas muito conciso e objectivo. - Gostei. 😉))
Hail PT o/
A minha preferência pelo governo para liderar este processo deve-se ao facto de normalmente congregar elementos de várias forças políticas e várias MU's o que asseguraria uma recepção equilibrada dos novatos. Penso que o baby boom mais elevado dos ultimos tempos foi provocado pelo Falconet que utilizou meios tipo spam, mas o esforço dele foi depois complementado por várias organizações que receberam os novatos e conseguiram que uma percentagem razoavel se torna-se em jogadores activos.
Lutar contra Espanha é o mote, mas quando o novato chega temos de lhe explicar que tem de ficar forte antes de lutar. Isso provoca sempre alguma desmotivação.
John, eu nisso estou 100% de acordo contigo, a nível de o Estado arranjar formas de apoiar os novatos e os encaminhar para as diferentes MU's ou programas de acompanhamento existentes, é uma mais valia para que não fiquem ao abandono, e não se percam do que a uma boa evolução diz respeito.
Quando mencionei a parte do estado se envolver, referenciando até, que salvo algumas excepções do passado, não via grande incómodo nisso, estava a querer dizer, na parte de spammar ou dar incentivos a que se arranjasse novos jogadores, pois isso de pouco ou nada acaba por alterar, talvez um ou outro possa ir por aí, mas penso que a maioria pouco ou nada liga a isso, continuando a trazer sempre que pode novos jogadores, tenha ou não incentivos estatais.
Apenas referenciei isso, mais devido a vozes criticas que depois se levantam, quando o estado entra nesse tipo de questões, acusando-os muitas vezes de acções populistas e de angariação de votos, amigos, o que se lhe quiser chamar, mas em bom rigor, e desde que feito com seriedade, nada tenho a apontar a isso, e se o Estado tiver condições para apoiar/incentivar a esse tipo de recrutamento, não vejo que traga nenhum mal ao "Mundo", neste caso ao País, apenas complementa quiçá, a que os números sejam mais volumosos, e se assim for, e o Estado tiver meios que consiga suportar esses incentivos, ou qualquer outra ajuda, bola pa frente. 😉))
Este tema pode não ser visto por muita gente como algo gritante para o presente, mas tens toda a razão em insistir nele, pois o País tem que ter uma visão de médio longo prazo, e perceber que se nada for feito neste sentido, Portugal pode cair no mesmo limbo que tivemos à um ano atrás mais ou menos, não conseguindo ter números que sustentem as Div's baixas, de modo a garantir vitórias como as que temos assistido.
Assunto sempre actual que merece discussão e reflexão, assim que possível. 😉))
John, o babyboom do Falconet foi de facto estonteante. Ele utilizou métodos de spam um pouco dúbios, e que nem toda a gente consegue usar, no entanto foi um babyboom a uma escala massiva e que ajudou bastante no nosso crescimento. Foi esse mesmo babyboom que criou a "geração LUP", como assim gosto de lhe chamar, mas não nos podemos esquecer do esforço que ocorreu em simultâneo de equipas como o ErepNoobs para instruir e reter os novatos. Dito isto, também sou da opinião que o Governo deve incentivar o babyboom, mas na parte destas equipas de receção e não no recrutamento propriamente dito. Esse esforço deve partir de todos nós.
Manel, os resultados quando pões a responsabilidade em todos nós, estão à vista... 10 jogadores novos por dia, quando no passado conseguias 80-90 mesmo muito depois do BB Falconet. A retenção dos 80-90 diários era baixa mas como será quando tens 10.
Muitos vezes se fala num baby-boom, e depois o conceito fica a marinar.
Com as novas mudanças, esta é uma excelente altura.
Só não sei, se o gov a ter responsabilidade nisto. Criar uma comissão de novos jogadores é uma hipotese, algo independente dos govs.
Procuro evitar a palavra baby-boom porque acho que o processo é contínuo e não em apenas 2 ou 3 dias. Qualquer comissão desse tipo teria de incluir elementos muito activos, se os encontrarem fora do governo, por mim perfeito.
Acho que passa um pouco por aí. Com a mudança de govs há projectos que se perdem.
As ideias estão aqui... só resta planear e começar.
Votadex, um baby-bom é necessariamente muito mais que uma equipa MDS, todos os jogadores activos que querem contribuir por ePortugal melhor tem colaborar nesta tarefa complicado, é preciso criar uma "onda" cativar a malta para remar toda para o mesmo lado, isso tem que vir de cima (Governo e Congresso).
Só de fazer post nos Fóruns para visitados portugueses ganhei 2 medalhas de construtor da sociedade e muito gold, acreditem vale o esforço ao mesmo tempo estamos a ajudar ePortugal!
Considero esta a prioridade máxima para os próximos governos.
Com uma guerra constante, será inevitável a rápida passagem de divisões de muitos D1/2.
Urge renovar a D1, não só pela perda de dominio, mas também para continuarmos a manter a D2 em bom nível a longo prazo, até porque os espanhóis têm tido bons números de entradas o que a longo prazo se traduzirá numa maior desvantagem nossa.
Portanto já estamos a ficar para trás a cada dia que passa.
É óbvio que o jogo continua a ser pouco atrativo, mas temos de tentar chegar a quem ainda nunca o tenha jogado...
é facil, façam como no passado, peçam aos fortes da d4 para deixarem a conta e reeniciarem na d1.
Sem novos jogadores estamos a ficar para trás e a perder tudo o que de bom foi conseguido.
Para fazer um babyboom (ou seja lá o que for) há muitas hipóteses.
Eu neste momento estou inclinado para pôr os maiores sites/blogs nacionais a publicitar o eRep. Há muitos que o fariam em troco de €€.
Simplesmente os jogadores goldbuyers em vez de comprarem directamente ao jogo, dariam esses €€ para o site e seriam recompensados pelo gold dos seus referrals (claro que há sempre a hipótese de receber mais ou menos)
Isto já foi tentado com sucesso no Brasil no passado (e também sem sucesso).
Se mais alguém acreditar neste método e estiver disposto a investir uns €€ devia ser algo a tentar em ePT
Já se tentou, creio que pelo CaioMario e deu uma polémica desgraçada (como habitualmente) e nada se acabou por fazer...
Não tem porque dar polémica, só participa quem quer...
votado, uma boa reflexão como é habitual. Temos de por o Ronaldo a publicar no FB dele o link do erepublik.
Faço parte da DV2 e os que comigo entraram e ganhavam com facilidade à uns meses atrás a DIV1 hoje derrotamos qualquer um na DIV2, mas a DIV3 e principalmente a DIV4 não existem em termos corporativos, só pensam em medalhinhas lucros e em regalias pessoais. daqui a um ano ou dois talvez tenhamos uma forte DIV3 e DIV4...até lá sonhem com uma nação forte!!!
Alex recuperar a D2 e mesmo a D3 são tarefas muito mais simples do que a D4. Com disciplina na forma como lutas, tu num par de meses consegues recriar uma D1 forte. Uma D2 leva provavelmente 6m a 1 ano. Pelo menos foi isso que nos levou a tornar uma D2 mediocre numa D2 competitiva com a maior parte das melhores D2 do jogo.
O problema é que para a D2 se manter competitiva, especialmente num cenário de guerra contínua com Espanha, tem de haver renovação, ou os actuais D2 fortes passam a D3 (onde serão jogadores medianos) e não temos D1 fortes a substituí-los na D2.
O problema da D4 é muito complexo, o principal problema da D4 não é o comportamento dos seus jogadores, é teres poucos. Se vires os numeros acima notas que na D1 e na D2 tens cerca de 110 jogadores no top3000 mundial, ou seja +-3.5%. Na D4 não é assim tens apenas 23 jogadores, ou seja menos de 1%. A Espanha tem 120, cerca de 5x os nossos D4. Também tem muito mais D3, e o esforço dos nossos D3 nos últimos dias foi brutal.
Um D4 entre o 2000 e o 3000 treina 85-90 de força por dia. Agora com as promoções treina perto dos 93-94. Ou seja, os piores treinam 4-5 força abaixo do máximo. Para um novo jogador entrar no top3000 D4 é quase impossível, porque a desvantagem a recuperar é demasiado grande mesmo que treine todos os dias ao máximo.
Mas na D4, o numero de jogadores activos é muito importante porque todos eles dão bastante dano. Enquanto que na D1 a diferença entre os mais fortes e os mais fracos pode ser de 20x, na D4 o dano dos mais fortes contra a média, provavelmente será de 2x ou 2.5x (só considerando força, esqueçam o tanking). Nesse aspecto Portugal tem progredido, passou de cerca de 180 D4 activos para 220. Mas a Espanha passou de 900 para 1050 (fruto dos BB que fez à cerca de 18 meses quando estava wipada pelo Brasil/USA). Por isso a diferença mantêm-se, só com esforço continuo é que recuperas.
alex pedal só falo pela D3 que é onde estou agora e o que dizes é pura mentira e demagogia... o pessoal aqui n luta pelas medalhinhas como falas.. aliás a divisão que estive que vi passar-se mais isso foi na D2 onde se dava dano já desnecessário para obter medalhas. na d3é raro haver desperdicio de dano
concordo, nao vi em altura alguma disporta-se medalhas na d3, plo contrario, uma seria atitude de k o k valia apena era a vitoria e todos nos focamos nisso.
Isto é uma não discussão, se incentivos não funcionam e o que é preciso é que cada um de nós faça algo, de pouco serve apelares a que façam algo, se calhar devias antes ser tu a mudança que queres ver nos outros. Ou seja, começa tu por fazer o que pedes dos outros que façam, e usa isso como exemplo.
Atirar responsabilidades para os outros é muito fácil, mas nada te impede de as assumires, daí que artigos deste género não fazem muito sentido, faria mais sentido ser antes um artigo onde anunciasses o que tens feito e o que vais fazer e como nos podemos organizar para fazer mais.
http://www.erepublik.com/en/article/-2273580/1/20
Esse é um bom exemplo.
Votado!!
Caríssimos, e porque não acabarmos de vez com 1001 MU's como temos agora, algumas "em pé" apenas com 4 ou 5 membros (ou menos..) e ficarmos com 4? Uma para cada divisão, assim quem entra sabe para onde deve ir e quem comanda sabe o que tem "na mão". Claro que em termos de lutas interiores a MU da div 4 ganharia, mas.. quem se importa com isso? Há vária personagens da vida activa do nosso ePortugal com capacidade de liderança, mas uma liderança a sério e deixava-se as divisões apenas para os campos políticos porque aí sim, a união NUNCA será atingida, entre noobs e clones, ideias de esquerda e de direita, passando pelos manetas e pernetas, casmurros e os anarquistas, cada um tem a sua pancada, mas em guerra seríamos MUITO MELHORES e MUITO MAIS COORDENADOS!
Ideia absurda. Existem para isso os Regimentos, as MU's deviam era organizar-se internamente e separar as divisões em diferentes regimentos. Sei que algumas MU's em PT já utilizam essa prática, mas se todas "aderissem" poderia haver um maior controlo na canalização do dano, seja através dos meios já utilizados, seja através das DO's ou das CO's.
votado o governo deviam mandar os novatos a escolher mal entrem no jogo as mus que apostem na formação e que ensinam e preocupam-se a ensinar os novos jogadores.
Não se entende o porque de haver jogadores com meia dúzia de dias e já com experiencia a 23 ou 24 e outros na 2 divisão, resumindo esta 1 cagada.
A entrada de novos jogadores e a consequente renovação da D1, sempre foi 1 objectivo estratégico quase sempre descurado por quase todos os governos. Mas a tarefa n acaba c/ 1 babyboom: é necessário estruturas de acolhimento, orientação e motivação p/ fidelizar aqueles q se iniciam no jogo. É necessária toda 1 cultura de verdadeira e desintessada eamizade, q n temos. E aqui, qto a mim, aqueles q usam os novatos p/ a prossecução de objectivos políticos, têm 1 boa dose de culpa.
No início deste ano, o jogador FalconetPT ( http://www.erepublik.com/en/citizen/profile/6767185 ) protagonizou o maior babyboom de q há memória (a minha) em ePt, fruto dos seus scripts em FPascal. Já n me recordo bem, mas penso q chegámos em pouco tempo aos 5000 activos. Hoje qtos somos?
Votado
vou-te refrescar a memoria http://www.erepublik.com/pt/citizen/profile/6301244 não sei se a jogador no emundo com mais loool
Babyboom? muitos teriam de abdicar do preservativo e o abono de família é uma esmola para um pobre!
Não posso estar mais de acordo. Urge renovar a D1
Babyboom? simples, publicitar nas redes sociais forte e feio... no Facebook então seria mel... foi assim que vim cá parar
Eu fiz isto no verão: http://www.erepublik.com/pt/article/2306600/1/20
E vou tentar algo parecido agora.
Coloco-o como exemplo porque às vezes há maneiras de conseguir novos jogadores diferentes às do clássico spam (que funciona, é claro, mas muitos não temos a paciência necessária).
Procurando públicos-alvo aos que não tenhamos chegado, contactando com jornalistas, bloggers temáticos cujos leitores possam ser potenciais jogadores, webs de jogos... Com um bocado de imaginação pode-se conseguir trazer gente para aqui.
Chateia-me fazer-lhe o trabalho de publicidade a uma empresa, mas a fim de contas é o futuro do ePortugal.