Papinho Político | #1- A capacidade de ir além das amarras ideológicas

Day 4,268, 07:52 Published in Brazil Brazil by PLINIOSALGADO


Direita, esquerda, liberal, conservador, nacionalista, comunista, socialista, social-democrata. Você provavelmente já escutou pelo menos uma dessas palavras, todas elas revelam posições no espectro político e/ou ideologias políticas.

No cenário político atual, tanto a nível nacional quanto a nível global as tensões entre os diversos grupos têm se acentuado a níveis alarmantes e cenas de agressão física tornaram-se mais frequentes no ambiente político. Diante desses problemas, os diversos estudiosos de política mundo afora buscam respostas para tal movimento, um dos diagnósticos mais divulgados é o que aponta para um fenômeno chamado "polarização" como a raiz disso tudo.


Primeiro é necessário deixar claro que as críticas a polarização não são contra a existência de lados opostos, muito pelo contrário, a oposição de ideias é benéfica para o jogo político, o problema é quando os lados assumem suas formas mais extremas de tal modo que ameaçam a própria democracia. A direita e a esquerda a cada dia vem se mostrando mais irracionais, radicais e dogmáticas, e buscar uma posição no extremo de cada um desses polos parece ser o único caminho possível, aqueles que se "arriscam" tomando posições mais ao centro são tachados de "isentões". Mas e aí? Ser de centro é não ter posição?

É importante esclarecer que "isentão" é aquele que não possui posição, e ser de centro, tanto na centro-direita quanto na centro-esquerda, não significa isso, significa ter uma posição que vai além das amarras ideológicas, que se desprende do do dogmatismo, se abre para ouvir o outro lado e se orienta baseado em evidências, balanceando aspectos opostos para poder chegar em uma conclusão moderada, viável e realmente benéfica, respeitando a convivência democrática e as liberdades fundamentais, é um exercício bastante atípico no nosso cenário e deveras arriscado para falar a verdade, diversos são os exemplos de pessoas que se opuseram a ambos os lados e foram linchados por aquilo que aparenta ser a opinião pública, mas apesar de tudo isso certamente é o caminho mais lúcido e preciso.

Não tenha medo de represálias, não vista a camisa de um time, esteja atento e observe bem as coisas, respeite o outro e viva longe de qualquer amarra ideológica que estrague as relações entre as pessoas.



Gostou? Então patrocina porque ganhar 1300 mangos(menos impostos) é bom mas pode ser melhor,Vote e divulgue para mais pessoas verem.

Dessa vez não tem K-POP.

Alguma dica ou conselho? Entre em contato

Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.


"A tolerância é a melhor das religiões."- Victor Hugo

A.J.A pelo equilíbrio