Especulações sobre o fim do Mercado Monetário

Day 1,569, 05:23 Published in Brazil Cuba by Greywacke


Estou entre impressionado e preocupado pela falta de reações dos especialistas às mudanças no mercado monetário, e às consequências destas na economia como um todo.

A verdade é que o mercado monetário simplesmente ACABOU. A “especulação” (sem conotação negativa para o termo) das diferenças na cotação do ouro entre os diferentes países, a exploração das variações da pelas mentes dedicadas e competentes para gerar ganhos, e, como imagino ser, o grande incentivo dos bancos de investimento, simplesmente não existe mais.

Li alguns artigos sobre o assunto publicados em outros países, mas dada a dificuldade da precisão na tradução desses idiomas e minha natural ignorância na área, não me permito fazer muitas previsões seguras sobre o desdobramento. Mesmo assim lanço algumas informações que chegaram até mim.


Agora “temos uma única moeda com ‘mil nomes’”, usada para a negociação com o gold. Com a fixação das taxas, acabou qualquer oportunidade de exploração de nichos de mercado produzidos pelas variações locais do cambio.

O resultado imediato é a explosão de ofertas de gold, que ficou ainda mais escasso. Com a unificação do mercado ao nível mundial, o número de ofertas explodiu, levando à desvalorização geral das moedas. Ou seja, ficou mais caro atualizar as empresas e os campos de treinamento.


Não faço ideia do volume de ganhos que se tinha com a exploração das diferenças de mercado entre os países, mas, se os administradores acharam necessário intervir nisso, é porque era uma fonte significativa de ganho.

A natureza das mudanças no jogo tem sempre uma direção muito clara: Aumentar a necessidade de compra de Gold com dinheiro Real.

As primeiras reações parecem indicar que eles já tiveram sucesso, valorizando ainda mais o gold (e aumentando o abismo no desempenho entre aqueles que o compram e os que não o compram).

Aguardo (e imagino que a nação como um todo) a manifestação dos especialistas e dos responsáveis pelos bancos de investimento.