[nH] eRepublik e a necessidade de transparência

Day 1,851, 18:12 Published in Brazil Brazil by nW0lf



eRepublik e a necessidade de transparência

"A lack of transparency results in distrust and a deep sense of insecurity." - Dalai Lama
"A falta de transparência resulta em desconfiança e uma profunda sensação de insegurança."

“Truth never damages a cause that is just.” - Mahatma Gandhi
"A verdade nunca prejudica uma causa que é justa."





Não é novidade, para os ativos do eBR, que a falta de transparência nas decisões dos últimos meses - feitas pelo governo e congresso democraticamente eleitos - causou certo mal-estar na comunidade eBrasileira. Tão importante quanto decidir, em um cargo público, é mostrar aos seus eleitores o que motivou certa decisão; sob o risco de se iniciar uma guerra civíl.

Mas não somente o Presidente e seus acessores devem manter a todos informados sobre os rumos da política nacional: qualquer um em posição de liderança, seja presidente de partido, seja comandante de MU, deve explicações aos seus liderados. Afinal, a liderança não é direito adquirido mas sim responsabilidade atribuída.

Mas se o próprio eRepublik falha ao fornecer ferramentas, qual é a alternativa?





As MPChats

Ah, as tão utilizadas mpchats... a ferramenta dos preguiçosos.

Sim, é a ferramenta mais prática para se discutir no eRepublik: Você entra no jogo e lá está seu alerta, lembrando-o que há algo para ler e responder. Justamente pela praticidade, são escolhidas por boa parte da ePopulação.

Mas toda essa praticidade vem com um custo alto: As mpchats são uma ferramenta extremamente fechada. Há um limite de 30 membros em cada, não há como se manter um registro histórico, não há moderação, e quando os integrantes gostam de bater papo... com 200 mensagens, seu browser terá trabalho para exibir todo o conteúdo sem travar.





Os Artigos

Outra ferramenta do jogo, são ótimas para divulgação de comunicados: Aparecem na página inicial (se você comprar votos), podem ser assinados, comentados...

Mas já viu alguma discussão séria em um artigo? Não é possível moderar. Não é possível responder diretamente. Não é possível ser notificado de respostas. Não é possível nem escrever mais de 500 caracteres sem ser brutalmente interrompido!

Contra também há o fato de, após sair do TOP5, um artigo ser quase impossível de achar.





O Fórum Oficial

Muito já foi falado sobre o eRepublik Brasil: é dominado pelo ODIN! É da panela! Há espionagem dos administradores nas áreas dos outros partidos!

Sim, o fórum apresenta uma certa barreira de entrada para um jogador novato opinar: O processo de cadastro tem seus problemas e a UI não é a das mais amigáveis para os não acostumados com o vBulletin. Entretanto, foi aceito pela maior parte dos jogadores como local oficial das discussões, pela grande variedade de opções e controle disponíveis: Quer saber o que o congresso faz? Está lá. Quer saber o que os anciões do eRepublik acham? Também está lá. Na maior parte, não é necessário nem cadastro para ler: só informações 'sigilosas' se encontram nas áreas fechadas.

E, convenhamos: Se você não quer perder tempo nem a fazer o cadastro, vai querer que os outros jogadores percam tempo ouvindo sua opinião? Ou, no caso de realmente haver espionagem - que, pessoalmente, acho pouco provável - seu partido realmente discute coisas tão importantes assim? Tem certeza que foi algum adm que viu, e não um membro seu que vazou pra quem não devia?





Os fóruns independentes

Como em toda população, obviamente, não há unanimidade sobre qual é o melhor espaço para discussão. Assim surgem os fóruns adicionais de milícias, de partidos...

Para tais jogadores, essa pode ser a melhor opção: Assim detém controle total do ambiente em que se encontram e fazem suas próprias regras. Porém tais fóruns adicionais não conseguem um número de jogadores tão expressivo, apresentam ainda outra barreira de entrada para jogadores novatos, e fica a impressão de que não há vontade de interagir com o grupo que já se encontra no fórum oficial.





O Facebook

Sucessor (no Brasil) do zumbi orkut, o Facebook é quase unanimidade. Entretanto, os que não possuem conta o fazem por um motivo extremamente válido: privacidade. Uma vez com seu nome no site, você (e seus hábitos) é rastreado através da internet sem nem perceber. Já notou como os anúncios são tão bem direcionados ao seu perfil? Pois é...

Também por privacidade, é difícil ligar seu nome real (e o de seus contatos, suas fotos, suas preferências) à um jogo online onde seu pseudônimo pode ser quem (ou o quê) quiser.

Ainda não conta com boas ferramentas de moderação, que permitam uma discussão não-caótica em aberto.





O IRC

Amado por uns, odiado por outros, dito ultrapassado... a verdade é que o protocolo (já com 19 anos, acredita?!) continua firme e forte. Apesar da altíssima complexidade e curva de aprendizado, continua com milhares de usuários: tanto no seu programa mais conhecido, o mIRC, quanto em scripts de acesso diversos. É possível acessar pelo computador, pelo celular, daqui a pouco até pela geladeira...

É verdade que os termos utilizados são muitos e a interface não é enfeitada. É verdade que um novato se perde sem ajuda. Entretanto, justamente por possuir tantas ferramentas, é a opção escolhida por praticamente todo o eMundo para comunicação: não utilizar o IRC é jogar eRepublik pela metade.





O Windows Live Messenger

E você achava o IRC ultrapassado?! Sabia que o Windows Live Messenger (no Brasil, vulgo MSN Messenger) será aposentado no início de 2013?





O Skype

Sucessor espiritual do WLM após a compra pela Microsoft, o Skype é utilizado como ferramenta em muitos jogos. A habilidade de possuir um chat com grupos que mantém o histórico, mesmo com os integrantes offline, é realmente prática.

Entretanto, possui diversas desvantagens: Não é possível manter duas contas online ao mesmo tempo, sendo necessário utilizar sua conta pessoal e perder sua privacidade. É necessário um programa (consideravelmente pesado) aberto no seu computador - sem essa de acessar pelo celular e 3G, ainda mais com as operadoras de telefonia brasileiras. E não possui o esquema do IRC de 'salas': É necessário sair correndo atrás de 'moderadores' para conseguir participar das conversas, mesmo as públicas.





E você, quais ferramentas prefere? Quais são utilizadas por seus amigos, por seu partido, por sua unidade militar?