[MdE] Encerrando o mandato (Maio-Junho)

Day 1,292, 09:05 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Educacao



Boa tarde!

Chegamos ao fim, hoje, da gestão Jazar. Amanhã, dia 5 de junho, ocorrerão novas eleições presidenciais, e uma nova equipe irá assumir o Ministério. É o meu último dia aqui, e gostaria de desejar toda a boa sorte do mundo aos meus sucessores 🙂

Se por um lado pequei na inovação, ao republicar muitos tutoriais (alguns um pouco desatualizados, falha a minha), consegui cumprir a meta pré-estabelecida de publicar um artigo a cada 2~3 dias. Após um atraso nos primeiros dias, foram publicados 9 tutoriais.

Para finalizar a gestão, gostaria de publicar um tutorial sobre o módulo político que fiz a um bom tempo atrás.



Congresso

As eleições para o Congresso acontecem todos os meses, no dia 25. O eBrasil é um grande país, mas na prática, ele tem poucas regiões (9), e tradicionalmente não sofremos ameaças de TO. Países como os Estados Unidos, que possuem mais de 50 regiões, passam por um verdadeiro sufoco nessas épocas.



O Congresso em si é um grupo de pessoas eleitas pela população, que se tornam os responsáveis pela manutenção da política econômica (o Ministro da Fazenda traça as diretrizes, e cabe ao Congresso colocá-las em prática ou não) do País, regulando os impostos, o citizen fee, o salário mínimo, etc.

Os congressistas são quem aprovam ou recusam as propostas de MPP (Mutual Protection Pact), propostas pelos Presidentes de cada País. Além disso, os congressistas podem aprovar ou rejeitar os pedidos de cidadanias (existe uma comissão no congresso que cuida especificamente disso).



Presidência

O Presidente do eBrasil, ou simplesmente CP, é eleito em todo o dia 5 de cada mês. O Presidente pode participar das discussões junto com os congressistas, e tem o poder de fazer propostas especiais, como as de MPP. O Presidente é o responsável pela interação com os demais países do mundo, iniciando guerras, propondo alianças e atacando regiões.



O Presidente geralmente possui uma equipe de Ministros experientes e confiáveis, que o auxiliam nas decisões que devem ser tomadas diariamente. Mas, por mais que os Ministros deem conselhos e orientações, quem tem a palavra final é o Presidente.



Leis

As leis podem ser propostas pelos congressistas e pelo Presidente, e são submetidas a votação no Congresso.

Cada congressista tem o direito de fazer 2 propostas por mandato. São elas:

Citizen Fee

O citizen fee é a quantidade de dinheiro que cada novo cidadão brasileiro recebe, ao "nascer" no jogo.

Doação (Donate)

Os congressistas podem doar gold ou moedas para organizações (ORGs). A grande maioria das doações são para o Controle Nacional, que distribui o dinheiro entre as estatais, exército, etc.

Impeachment

Os congressistas tem o direito de remover o Presidente do seu cargo quando a proposta é majoritariamente a favor (+66% dos congressistas devem votar "sim"). Quando um Presidente sofre impeachment, quem assume é o segundo colocado nas eleições. A proposta de Impeachment só pode ser feita a cada 7 dias.

Impressão de Moeda (Issue Money)

A impressão é feita essencialmente para trocar golds por BRL, injetando esse dinheiro no País.

Impostos (Tax Adjustments)

O Congresso tem o poder de modificar as taxas do País, como o imposto de importação, o VAT (VAT = IVA = imposto sobre o valor agregado), etc. Cabe aos congressistas aprovar ou rejeitar essas propostas.

Salário Mínimo (Minimum Wage)

Cabe ao Congresso estabelecer o salário mínimo do País.

As propostas especiais que apenas o Presidente do País pode fazer são:

Construções

O Presidente de um país pode propor a instalação de um hospital ou de um sistema de defesa em uma determinada região sob seu controle (não precisa ser uma região original do país). O Governo Brasileiro providencia suas próprias construções privadas, através de empresas estatais.

Relações Internacionais

O Presidente pode propor uma aliança com outro país (MPP), pode declarar uma guerra, pode declarar outro país como Inimigo Natural (abrindo uma guerra automaticamente e de graça), pode propor a paz (necessária para encerrar uma guerra) e pode propor embargos comerciais (impede a importação de produtos para cá/de lá).

Mensagem dos Cidadãos Novos

Os jogadores novos recebem uma mensagem logo que se registram no eRepublik. O Presidente pode escrever sua própria mensagem, dando as boas vindas e fornecendo algumas orientações gerais.



Cidadania

Ter a cidadania de algum país permite que você entre em um partido, concorra ao Congresso/Presidência do Partido/Presidência do País e vote nas eleições. Você começa com a cidadania no país em que você iniciou o jogo, mas pode requisitar a cidadania de outro país, bastando se mover para uma região do país desejado.



Cada país tem uma política de distribuição de cidadania diferente. Alguns países aceitam qualquer pedido, outros aceitam alguns pedidos e tem países que não aceitam nenhum. Aqui no Brasil nós somos moderados, e temos uma comissão no Congresso que cuida especificamente disso, analisando cada pedido e decidindo se ele deve ou não ser aprovado.



PTO's e ATO's

PTO significa Political Takeover, golpe político/de Estado, e geralmente são tramados por grupos independentes. Um PTO visa dominar um país através das eleições, manipulando as votações, e não através da força (guerra).

Um PTO geralmente começa devagar, com 1 ou 2 golpistas se infiltrando no Congresso do país alvo. Quando eles conseguem se eleger, esses congressistas garantem a cidadania local para seus companheiros e, eventualmente, eles podem tomar o Congresso nativo, derrubando o Presidente e elegendo o seu próprio (supondo que um deles tenha concorrido à Presidência e terminado em segundo ou terceiro lugar).



Quando um desses estrangeiros assume o poder, ele tem várias maneiras de arruinar o país, seja iniciando guerras caras, recusando a se propor novos MPP's ou destruindo a economia, fazendo propostas malucas e roubando o Tesouro do país mediante doações para suas próprias contas.

Esse processo pode ocorrer rapidamente, caso um determinado grupo vá para um país que tenha sido "apagado" do mapa (dominado completamente por outro país), pois aí os pedidos de cidadania são aceitos automaticamente (é a popular zona de citizen free).

Já o ATO, por sua vez, é o completo oposto do PTO. Trata-se de Anti-Takeover, uma medida para evitar o PTO em algum país. Geralmente os pequenos países sofrem com isso, e formam-se pequenos grupos de ATO, composto por estrangeiros e nativos, para evitar isso.

Um movimento ATO pode ter 3 objetivos: manter os inimigos longe do gabinete presidencial, mandar blockers nas eleições ao congresso e manter os mal-intencionados longe dos partidos top-5, que são os que podem lançar candidatos ao Congresso e à Presidência.



O ATO no Congresso se dá através do uso de blockers, que são pessoas que se candidatam em determinadas regiões para evitar que estrangeiros (ou as vezes até um nativo!) mal intencionados consigam se infiltrar no Congresso. Quando uma região está cheia de pessoas se candidatando, cabe aos Presidentes de Partido determinar quem deve concorrer e quem deve ser barrado (aí o Presidente de Partido escolhe os candidatos sérios e os blockers, barrando os estrangeiros). Quando há poucas candidaturas, não há a opção de barrar alguém, por isso os blockers são muito importantes.

O ATO em um partido top 5 é bem mais simples. Consiste em trocar de partido temporariamente, indo votar no candidato oficial, e depois voltando ao partido original. Geralmente temos 2 ou 3 candidatos concorrendo a presidência de um partido, e quando um não-oficial está ganhando, os membros dos partidos cuja eleição do candidato oficial já está assegurada vão ajudar, trocando de partido para votar e depois voltando.



Participe do Fórum do eBrasil. Seções de ajuda, discussões generalizadas, debates entre congressistas, tudo acontece aqui. Cadastre-se agora!

Entre no Exército. Comidas grátis, tickets, armas e amigos em troca de prestar um serviço leal e relevante para a Pátria. Tem coisa melhor do que isso?

Entre no canal #EBR no Rizon. É o canal aonde os brasileiros se reúnem para falar sobre o jogo, sobre a vida, e para dar umas boas risadas. Participe já!

Conheça a eRepublik Wiki. Nela há artigos sobre o passado (e o presente) do eRepublik! Um tutorial de como usar a Wiki pode ser encontrado aqui.

Participe do BrNuke, projeto que fornece armas e comidas aos novatos para eles lutarem.

Caso sua saúde (wellness) esteja baixa demais, entre em contato com a Assistência Social e peça comida.

Assine o jornal do Ministério da Defesa para estar sempre a par das ordens sobre onde lutar.

Participe das aulas que o Ministério da Educação oferece.

Dúvidas? Faça as perguntas no #MdE!



Jazar
Presidente do Brasil

Hopez0r
Vice-presidente do Brasil

Emerson Nunes & Ryan Cullen
Ministros Integrados da Educação e Comunicação